Tuberculose – Sintomas e causa

Hoje vou falar sobre tuberculose, o que é,como se contrai, transmite e o tratamento. Se quiser conhecer minha história de convivência com o vírus da tuberculose e de como eu me livrei dele, leia aqui.

Mas o que é a tuberculose??

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Causas

A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Transmissão da tuberculose

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

Sintomas de Tuberculose

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:

  • tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformandose, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue
  • cansaço excessivo
  • febre baixa geralmente à tarde
  • sudorese noturna
  • falta de apetite
  • palidez
  • emagrecimento acentuado
  • rouquidão
  • fraqueza
  • prostração.

Os casos graves de tuberculose apresentam:

  • dificuldade na respiração
  • eliminação de grande quantidade de sangue
  • colapso do pulmão
  • acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Tratamento de Tuberculose

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Prevenção

Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção da tuberculose inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Links Úteis

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

11 Comentários em “Tuberculose – Sintomas e causa

    bruno ( 14/04/2016 - 9:36 AM )

    descobrir ser soropositivo em fevereiro de 2016 estou arrasado, com medo de morrer e de sofrer em hospitais ,medo de ser internado o resultado do meu exame deu 395 e 936 e do meu companheiro 290 e 600 ,ainda nao fomos ao medico estou com muito medo nao sei mais o que fazer da vida

      Viver com HIV ( 14/04/2016 - 1:36 PM )

      Olá Bruno!!

      Fica calmo, tu não vai morrer por causa do HIV, teu CD4 e carga ainda estão bons, do teu companheiro também, com o tratamento vai ficar ainda melhor, vcs já procuraram um médico??

      Um abraço

      Robson silva ( 14/04/2016 - 7:14 PM )

      Ola bruno .. É bem compreensível sua reação.. Todos passam por isso ate q entenda realmente a situação que se encontra …. Sou soro positivo desde o fim de 2013 e te confesso que nunca fiquei internado em um hospital por causa do problema .. Logico q assim que descobri o problema tive que viver na minha realidade e aceitar o fato , mas o pior já passou que seria descobrir se soro positivo… Agora se vc vai ou não ir pra hospital depende do seu estilo de vida daqui pra frente corra atrás do medicamento o quanto antes e comece a usa .. Lógico que vai ter alguns efeitos colaterais que vai ser diferente do seu namorado e que foi diferente dos meus mas tome … Qualquer coisa o blog é mega explicativo e tem uma parte que aborda isso se eu não me engano … E eu não sei se serve de consolo mas é bem mais fácil vc morer com uma bala perdida ou atropelado do que morrer com a doença em si logístico que se tomar os medicamentos certo… E o lado bom é que vc tem seu namorado onde pode se apoiar e vice-versa eu nao tive isso …

        Viver com HIV ( 14/04/2016 - 7:19 PM )

        Muito obrigado Robso,

        Bruno, o Robson explicou muito bem, e é exatamente assim que funciona. Qualquer coisa conte com a gente aqui do blog.

        Um abraço

      sandra ( 14/04/2016 - 9:36 PM )

      Boa noite!
      Prolongar atendimento,não é viável,qto mais cedo iniciar tratamento,melhor é…N tenha medo,vc receberá orientaçoes,acolhimento médico,psicologico,livrará desse medo…N tem que ter medo,terá que aderir ao tratamento,que não é dificil..Dificil ficará se n procurar atendimento médico…o objetivo da medicaçã (TARV),é diminiuir forças em seu organismo,e aumentar o seu CD4,isso contribui positivamente para o seu quadro,não é um bicho de sete cabeças,e seu status sorológico,não é um atestado de óbito,não espere ficar sintomático para procurar ajuda médica..vc poderá viver bem e levar uma vida com qualidade mesmo sendo portador.A restriçao é o uso de condons,para sempre,para se proteger de outros virus e não transmitir para outros…N precisa de ter medo…Vc é mais forte do que o virus,não deixe que o virus domine a sua vontade de viver…vale apena,acredite!

    Edinho ( 16/11/2015 - 11:53 AM )

    Parabéns pelo sitem, é muito bom e cheio de informações detalhadas que ajudam a conformar a dor de descobrir a soropositividade. Eu descobri na ultima terça feira (10/11/15) e ainda estou aguardando a consulta aqui em BH. Infelizmente tem muita gente doente por aqui e está dificil conseguir uma consulta!
    A respeito da pergunta do amigo Robson, eu também sonhava em tentar vida no exterior. Gostaria de saber se existe essa possibilidade, se não vale a pena e etc… Pode me ajudar também?

    Obrigado!

      vivercomHIV ( 17/11/2015 - 12:36 PM )

      Olá Edinho,

      Obrigado pelas palavras! Te enviei um e-mail para conversarmos melhor sobre a sua viagem ok?

      Abração

    Weverton Santos ( 24/07/2015 - 10:26 PM )

    Parabéns pelo site !
    Super legal e de fácil entendimento para o público.

      viver com HIV ( 24/07/2015 - 10:39 PM )

      Muito obrigado Weverton!

      Fico muito feliz que você gostou!! Sinta -se à vontade para fazer sugestões ou críticas, Elas om certeza serão muito bem vindas!!

    Robson silva figueiredo ( 26/06/2015 - 3:22 AM )

    Ola eu descobri q sou soro positivo no final de 2013 mas descobri logo que contrai pq no começo do mesmo ano tinha feito o teste e deu negativo comecei o tratamento ano passado e nao tenho nenhum efeito colateral tirando a tontura passageira so fico preocupado quando diz respeito ao meu sonho de tentar minha vida lá fora em outro país vc sabe de algo a respeito disso como que ficaria ?? Ficaria muito grato com sua resposta passei a madrugada lendo o site e ja sou fã do mesmo e vc 😃😃

      viver com HIV ( 26/06/2015 - 3:39 AM )

      Olá Robson!

      Fico muito feliz que tenha gostado do blog, espero que ele esteja te ajudando de alguma forma. Quanto à tua pergunta de morar fora, tomei a liberdade de lhe enviar um e-mail. Espero que não se importe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *