Medicamento 3 em 1

Hoje vou falar de um assunto muito comentado e que muitos me perguntam. O famigerado medicamento 3 em 1.

Como funciona?

O medicamento 3 em 1 são os comprimidos tenofovir (300 mg), lamivudina (300 mg) e efavirenz (600 mg) combinados em uma única dose. Atualmente, esses medicamentos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos, separadamente, pelos pacientes portadores de HIV e AIDS.

Vantagens:

O principal ganho com o novo medicamento antirretroviral está na redução do número de pacientes que deixam de dar continuidade ao tratamento. Isso porque a disponibilidade das três composições em um único comprimido facilita a ingestão, permitindo boa adesão ao tratamento e durabilidade do esquema terapêutico.

Pontos Importantes:

  • Não existe nada cientificamente comprovado, são apenas relatos de usuários do medicamento 3 em 1, de que os efeitos colaterais são significativamente menores ou quase nulos. Mas volto a dizer, não há nada cientificamente comprovado a respeito disso, são apenas relatos de pessoas que me relataram que os efeitos colaterais foram menores ou praticamente nulos.
  • Só o seu médico, baseado em vários fatores, pode fazer a troca de medicamento, portanto, converse com ele sobre essa possibilidade.
  • O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos.

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

337 Comentários em “Medicamento 3 em 1

    Jota ( 10/10/2017 - 10:52 AM )

    Estou comando 3×1 a quase 3 anos e nada de indetectar, minhas ultimas CV deram 127, 65 43, 89 e agora 408, alguem passa pelo mesmo problema? Estou com medo de ssa falha/resistencia e de adoecer, ficando desesperado ja…

    ROBERTO BOSS ( 16/06/2017 - 4:47 PM )

    Oi Jeff queria escrever pra vc meu depoimento. Caso vc queira publicar pra ajudar outras pessoas se possível. Como faço?

      Jeff ( 16/06/2017 - 6:37 PM )

      Oi querido!

      Basta enviar o teu depoimento para depoimentos@vivercomhiv.com.br vai ser um prazer publicar o teu depoimento no blog! Além de um presente para os leitores!

      Um abraço

      Junior ( 07/07/2017 - 10:39 AM )

      vc fez o q Diego? pois estou na mesma situação 🙁

    Diego ( 16/06/2017 - 3:25 PM )

    Me ajudem, tomo 3×1,meu remédio acabou e só vou conseguir segunda feira o que fazer nessas condições?

    Alex ( 15/06/2017 - 9:44 PM )

    Galera estou indo pra Espanha em agosto, gostaria de saber se posso levar meu remedio dentro da mala, é necessário receita ou consigo passar sem, quais informaçoes>>…

      Fernando ( 28/06/2017 - 7:04 PM )

      Olá Alex, em 2014 eu fui pra França e levei uma receita de meu médico mais o frasco original. Foi recomendação dele. Não tive nenhum problema, nem questionamentos. Abraços.

    Henrique ( 12/06/2017 - 5:31 PM )

    Descobri que sou portador a 3 semanas, e de lá
    Pra cá venho oscilando bastante meu psicológico! Decidi não compartilhar com niguem, acho que seria um choque grande! Me sinto sozinho e fraco, estou esperando pra quarta feira voltar ao meu médico!

      Jeff ( 14/06/2017 - 2:10 PM )

      Oi Henrique,

      Desculpa responder só agora, mas estava fora e não tinha muito acesso ao PC. Lamento pela sua triste descoberta, mas olha, ter HIV é ruim sim, por toda aquela carga emocional e estigma envolvido, mas definitivamente não significa o fim de nada! Com o tempo tu vai ver que é possível ter uma vida longa, saudável e feliz! Até esse dia chegar, procure não deixar que tua vida e teus pensamentos girem em torno do HIV. E não se sinta sozinho a família aqui do blog é muito legal! E conte comigo para te ajudar a passar por essa fase turbulenta! E como foi no médico? Tu disse que era quarta né?

      Um abraço

    JANAI FERREIRA ( 27/01/2017 - 8:13 AM )

    Bom dia!

    Antes de começar a tomar o 3 em 1 eu já era idetectavel. Eu deveria ter começado a tomar assim mesmo? não poderia ter aguardado mais tempo?

    A Tonteira a noite me mata e desmaio na cama. Quando acordo já estou quase perfeito pra ir trabalhar, mas confesso que tem dia ( um vez por semana ) que não consigo tomar, é como se eu ficasse sobrecarregado de remédio e precisasse de uma folga.

    Gauchinha ( 25/01/2017 - 9:32 AM )

    Bom dia, estou há 3 meses tomando o 3 em 1. Sintomas de tontura passaram rápido, em 2 semanas ja tinha me adaptado. Porém os sonhos continuam todos os dias. E o que mais me preocupa é diarréia todas as manhãs. Já falei com meu médico, e ele disse que não é reação desse remédio, mas todos os dias de manhã tenho diarréia com muita água amarela…deve ser eliminação do remédio…vou na semana que vem fazer novos exames e ir na consulta. Minha carga viral já está indetectável há dois anos, desde q comecei com os remédios. Vida normal. Mas me empolguei com o remédio só uma vez ao dia…será normal essa diarréia?

      Viver com HIV ( 26/01/2017 - 3:13 AM )

      Olá Gauchinha,

      Eu tive diarreia por 2 meses até passar, e era sim efeito do remédio.

      Um abraço

        Miguel ( 10/02/2017 - 6:43 PM )

        Também tenho um pouco de diarreia todas as manhãs. Não é muito. Mas sinto que meu intestino está solto. Será que isso vai durar por muito tempo?

    Kauan ( 23/01/2017 - 2:15 AM )

    Também tenho a dúvida do Eduardo. Alguém aqui já viajou com medicamento para o exterior que possa dizer como foi o procedimento. Levou receita ou não na língua do País. Colocou em outra embalagem ou deixou na original? Em algum momento teve que tirar da bagagem de mão e deixar a mostra? Se poder relatar tudo agradeço desde já.

    Augusto ( 22/01/2017 - 9:26 PM )

    Boa noite à todos. Tenho 22 anos, sou recém-formado em Odontologia e no início de dezembro realizei um teste rápido para HIV e deu reagente. Quando fui realizar o teste não tinha suspeita alguma que pudesse dar +, pois minha última relação sexual foi em setembro e com uma pessoa que não estava infectada pelo vírus, pelo menos assim mostrava seus exames recentes, enfim.. A questão é que fiquei muito surpreso com o resultado, de maneira alguma esperava isso, e só fiz o teste rápido porque estava com diarréia crônica, mas que pelo resultado dos exames de fezes, estava com uma infecção intestinal que aparentemente não tinha nada a ver com o HIV. Na hora é sempre muito difícil explicar para você mesmo como isso aconteceu, o porquê e quando mas o fato é que eu estava com a doença. Levei umas 2 semanas para digerir essa informação e iniciar meu tratamento. Estou há 1 semana tomando o 3 em 1 e confesso que tive pouquíssimos efeitos colaterais. Somente no primeiro dia senti tonturas, calor e alucinações mas nada que não se possa superar com uma mente equilibrada e aquietada. O HIV tem me ensinado muita coisa a respeito da vida e aproveitar cada momento. Não me vitimizo e embora seja recente a descoberta/tratamento não sofro em nada pela minha condição. Inclusive estou prestes a colar o grau e focado em passar em um concurso público, minha vida não mudou em nada e tudo vai continuar fluindo como deve ser. Agradeço a Deus por ser brasileiro e por viver em um país onde as diferenças dentro do Sistema público de saúde são respeitadas e um tratamento como este é oferecido gratuitamente. Se você está lendo este comentário e preocupado se tem ou não HIV, se deve ou não iniciar seu tratamento, pare um minuto, respire e confie que tudo é como deve ser, mesmo que não queira, aceita o que lhe é oferecido e deixa que as coisas vão se encaixando. Para tudo tem um jeito, menos para a morte!
    Um grande abraço a todos os POSITHIVOS desse país e que cada um de nós possamos ser pessoas melhores devido à consciência desperta que essa doença provoca em nós.

      junior ( 04/02/2017 - 1:28 PM )

      Também penso como você, Augusto. Faz uns 4 meses que estou tomando o 3×1. Estou tentando levar uma vida normal. Confesso que, as vezes, não é fácil. Mas a vida segue e quero viver, como nunca. Agora, vejo a vida, o mundo e as pessoas de outra forma. Grande abraço e vamos continuar lutando!

      Miguel ( 10/02/2017 - 6:45 PM )

      Parabéns pelo seu depoimento. Ele me representa e até me emocionei com suas palavras. Estamos juntos nessa! Um forte abraço.

    CACA ( 21/01/2017 - 4:30 AM )

    Estou no quarto dia do 3×1, estou começando a sentir uma ardência em um ponto das costas que está cada vez mais aumentando. As tonturas e enjoos vêm aproximadamente duas horas após a ingestão do medicamento. Minha dificuldade é apenas minha escala de horário variável, as vezes trabalho a noite as vezes de dia as vezes a tarde… espero que esses efeitos passem logo não quero transparecer nada aqui. :/
    OBS.: Obrigado pelo blog!! Uma luz para muitos que como eu estão perdidos na luta….

    Eduardo ( 19/01/2017 - 3:48 AM )

    Viagens ao exterior com USA, preciso levar receita e manter o medicamento no frasco original? Alguém saberia me dizer como é o procedimento?

      CACA ( 22/01/2017 - 10:58 AM )

      Também tenho essa curiosidade.

      Gauchinha ( 25/01/2017 - 9:27 AM )

      Eduardo quando fui ao EUA levei receita e deixei remedio na embalagem original. No aeroporto só me perguntaram se eu estava levando remedios e disse que sim, nem pediram para olhar a receita. E levei quantidade para o periodo, dai na volta já não tinha mais muito, sú uma ou duas unidades, daí eles não controlam.

    Henry ( 14/01/2017 - 1:00 AM )

    Conheci o blog hoje e estou adorando. Em breve vou contar um pouco da minha história.
    Sou + tem 6 anos e faço uso dos medicamentos há 5. Ontem na minha consulta, minha médica pediu meus exames para ver se tudo continua bem e fazer a troca para o 3 em 1. Estou super ansioso por ser mais prático. Já faço uso do Biovir + Efavirenz separados e nunca tive uma reação. Espero que na troca permaneça assim. Torçam por mim.

      Viver com HIV ( 14/01/2017 - 2:30 AM )

      Olá Henry!

      Seja muito bem vindo ao blog! Vamos ficar torcendo sim! 🙂

      Um abraço

    Luan ( 09/01/2017 - 11:25 PM )

    Boa noite!..
    após tomar o 3 em 1 estou tento alergia pelo corpo isso é normal?
    percebi que pode ser um dos efeitos colaterais do medicamento.
    sempre tomo esse horário as 23:00h posso tomar em seguida um anti-alérgico?
    será que não vai interferi na eficacia do 3 em 1?
    e o desenvolvedor desse Espaço está de parabéns, um lugar onde podemos trocar informações sem constrangimentos
    gostei muito desse Blog, Obrigado.

      Miguel ( 10/01/2017 - 10:59 PM )

      Luan, estou com um problema igual. Não sei se você leu minhas postagens acima. Tive alergia ao 3 em 1, fui ao infectologista e ao dermatologista também; tô tomando anti-alergico a 8 dias e já estou bem melhor. Não podemos parar com nossa medicação! Logo mais, tudo voltará ao normal. Um abraço.

        Luan ( 10/01/2017 - 11:41 PM )

        Agradeço pela sua Resposta ao meu comentário.
        sem duvidas é mto Útil ter alguém para falar sobre esse assunto.
        não sei se alguém chegou a passar por isso, mais de uns tempos para cá
        venho tendo furúnculos, não sei mais o que faço.

          Miguel ( 12/01/2017 - 10:40 PM )

          Luan, você está sendo acompanhado pelo infectologista? O que ele disse a respeito dos furúnculos? Você está tomando remédio pra isso?

            Luan ( 14/01/2017 - 10:55 PM )

            ele receitou anti-biótico.
            ja está amenizando.

    Miguel ( 04/01/2017 - 10:33 PM )

    Olá! Estou tomando o 3 em 1 a 10 dias antes de dormir e eu não estava sentindo nada. Mas desde ontem à noite meu corpo está com uma alergia muito forte em todo meu corpo, menos no rosto, cheio de manchas vermelhas e coçando muito. Isso é normal? Fui ao infectologista hoje e ele nao suspendeu a medicação. Passou alguns exames de sangue e dois remédios antialérgicos. Estou muito preocupado. Não tô conseguindo dormir porque coça demais. 🙁 vou insistir na medicação por orientação do médico. Mas queria que essa alergia passasse logo!

      Viver com HIV ( 07/01/2017 - 11:56 AM )

      Oi Miguel,

      Essas manchas e coceiras, aparecem em algumas pessoas por conta da medicação, mas elas não duram para sempre, é importante que você não interrompa a mesma. Aguenta firme que elas passam.

      Um abraço

        Miguel ( 07/01/2017 - 2:34 PM )

        Estou aguentando firme e confesso que já começou a melhorar. Hoje faz 4 dias que elas apareceram. Tô tomando os remédios anti-alérgicos. Se Deus quiser vai sumir logo! Esse site tem me ajudado muito e nem tenho palavras pra expressar o quanto. Não é fácil enfrentar essa luta mas me sinto encorajado toda vez que venho aqui e vejo alguns depoimentos.

          Viver com HIV ( 07/01/2017 - 8:09 PM )

          Olá Miguel!

          Fico muito feliz que tu está começando a melhorar, cada dia vai ser menos pior, até o ponto de tu não sentir mais nada ao tomar o remédio. Que bom que o blog está te ajudando de alguma forma, isso me deixa feliz, pois foi exatamente essa a minha intenção ao criá-lo, ajudar!

          Um abraço

            Miguel ( 08/01/2017 - 2:30 PM )

            Olá! Eu que agradeço de todo coração por você ter tido essa brilhante ideia de criar o blog e ser tão atencioso com todos nós. Descobri minha condição a menos de um mês e ainda estou em fase de adaptação. Graças a Deus meu médico é muito bom e tem dado muita assistência. Só queria mesmo saber quantos dias em média eu ainda vou ficar com essa alergia chata; apesar de estar melhorando consideravelmente, ainda coça e incomoda um pouco. Alguém já passou por coisa parecida? Quem puder me responder, ficarei muito grato. Abraços e que Deus abençoe a todos nós!

    Douglas Alex ( 03/01/2017 - 12:08 AM )

    Muito obrigado por me informar!

    Luiz ( 28/12/2016 - 3:49 AM )

    Sobre a armazenagem do 3 em 1 : Moro no Rio de Janeiro e acaba de começar o verão, na embalagem do medicamento consta que deve ser armazenado entre 15 °e 30° . Por aqui, nessa época as temperaturas superam os 30° com facilidade.
    Devo temer pela integridade do meu medicamento?
    Devo armazená-lo no refrigerador?

    Não encontrei recomendações específicas na bula a este respeito.

      Viver com HIV ( 28/12/2016 - 3:55 AM )

      Oi Luiz,

      Acho válida a tua preocupação e eu também tinha essa dúvida, pois aqui em Porto Alegre, também faz muito mais do que 30 graus as vezes. Porém conversando com um infectologista amigo meu, ele me disse por mais calor que faça, se eles ficam armazenados em um lugar que não bate sol direto não há muito problema. Guardo os meus num armário do meu quarto, e o quarto fica muito quente as vezes, mas nunca tive problemas.

      Um abraço

    Douglas Alex ( 20/12/2016 - 3:20 PM )

    Olá,boa tarde!Sou portador do vírus HIV e faço tratamento desde o início de 2012 com Efavirenz e o Biovir. A minha questão é a seguinte, meus cabelos começaram a cair muito, desde 2013,e permanecem caindo até hoje. Já conversei com dois médicos sobre o assunto e eles me falaram que o fato não tem nenhuma relação com a medicação que eu tomo.
    Fui encaminhado para um médico dermatologista, que me passou um tratamento (muito caro por sinal), fiz o tratamento durante cinco meses e nada adiantou. Depois disso comecei a pesquisar sobre os efeitos colaterais da medicação que eu faço, e descobri que tem relação SIM com a minha queda de cabelo. E agora gente, o que eu faço? Se alguém puder me ajudar com alguma informação,eu serei muito grato.

      Viver com HIV ( 27/12/2016 - 3:48 AM )

      Oi Douglas,

      Tu deve conversar com o teu infectologista, para ver com ele a possibilidade da troca do teu medicamento, mas sempre converse com o seu médico ok??

      Um abraço

      Viver com HIV ( 04/01/2017 - 7:58 AM )

      Olá Douglas,

      Você deve conversar com o seu infectologista e mostrar esse artigo que você leu para ele. Para que ele decida, juntamente com você, o futuro do seu tratamento. O importante é que você não pare com a medicação por conta própria.

      um abraço

    Samuel ( 18/12/2016 - 5:42 PM )

    Boa tarde, minha medica me passou a receita para a retirada de medicamentos. Ela receitou remédio para dois meses (2 frascos). Gostaria de saber se quando eu for retirar o medicamento 3 em 1, ja irei retirar os dois frascos com 30 comprimidos, ou somente um frasco e continuarei com a receita para depois voltar la e retirar mais um frasco.

    DIOGO ( 09/12/2016 - 3:16 PM )

    Boa tarde pessoal.
    Descobri que sou soropositivo em 13 de outubro desse ano. Iniciei o meu tratamento com o 3 em 1, e gostaria de saber quem pode me ajudar em algumas dúvidas e preocupações que estou tendo:
    1°: Sou casado, tive a última relação sexual (sem camisinha) com minha esposa, próximo do final do mês de setembro. Assim que eu tive o meu diagnóstico, ela fez um primeiro exame, do dia 13 de outubro mesmo, onde deu negativo. Depois disso, ela fez um novo exame dia 15 de novembro, permaneceu negativo. Sei que há uma janela para que o vírus possa aparecer, mas peegunto: a probabilidade de ela estar contaminada é menor, tendo em vista que tivemos pouca relação sem camisinha antes desse período, ou são as mesmas dentro do prazo de 90 e 180 dias?
    2°: iniciei o tratamento dia 08 de novembro, sendo que ainda tenho pesadelos em algumas noites, mal estar, tontura e diarréia. No início oa sintomas eram mais constantes, agora tem dias que não sinto nada. Porém, há dias que me sinto muito mal ainda, com os sintomas bem aflorados. Isso é normal após os 30 primeiros dias do tratamento?
    3°: Após eu ter o diagnóstico, tendo em vista que foi um choque muito grande, perdi uns 4 a 5kg em questão de 4 ou 5 dias. Depois estabilizou um pouco essa queda, ainda continuo perdendo peso, isso é normal?
    Agradeço se o responsável pelo blog puder me enviar um e-mail para me ajudar nessaa dúvidas.
    Sem contar que as bate uma depressão profunda…
    Obrigado pela atenção.

      DIOGO ( 09/12/2016 - 3:19 PM )

      Ah…esqueci de comentar. Minha médica me receitou os remédios e pediu para eu retornar com novos exames após uns 3 meses apenas. Achei estranho ter de ficar tanto tempo sem retorno com ela, para um acompanhamento. O que me dizem?

      john ( 09/12/2016 - 5:22 PM )

      boa tarde amigo ,pois bem vamos la tirar algumas duvidas suas, sobre o fato de vc ser casado e melhor sua esposa fazer mais dois exames a frente para ver se esta tudo bem com ela,sobre o medicamento que vc usa e normal no inicio dar algumas reaçoes ate porque o remedio ele faz uma varredura total no seu organimso ate se estabilizar e vc nao sentir mais nada ,tom muita agua , sempre e bom usar mdicamento anoite antes de dormir ,lembrando que vc nao coma nada ,digo se alimente bem e apos 2 horas vc use o medicamanto a frente , efeitos por vc emagrecer e natural depois volta normal se exercite ,se alimente bem , tome muita agua ,e claro cuide do seu psicologico que e excencial sempre,sobre os examens que sua medica lhe pediu e normal demorar um pouco para vc retornar ate porque o uso do medicamento e feito novos exames para ver se estao dando resultado e de 3 meses a frente a frente, sempre tome seu medicamento e siga sua caminhada claro com cuidados sempre e qualquer duvida esclareça com seu medico.lembrando que os efeitos sao iniciais depois vc nada sentira apenas tome certinho seu medicamento abraços amigo.

        DIOGO ( 10/12/2016 - 8:41 AM )

        Obrigado john.
        Minha esposa vai fazer mais exames sim, mas será que por ter dado negativo, a probabilidade de ela estar contaminada é menor, ou não interfere o tempo?

          john ( 10/12/2016 - 4:04 PM )

          boa tarde . e que assim faça mais exames ,como foi recente faça ao menos mais dois , lembre se cuidem os exames sao feitos apos 3 meses de exposiçao ,raras pessoas terem o virus a anos nao se manifestarem no organismo .sorte em sua caminhada amigo

    André ( 07/12/2016 - 5:30 PM )

    Oi John, vc demonstra em seus comentários, ter um certo conhecimento ou experiencia sobre o assunto, comecei a tomar o medicamento a dois dias, após ter passado pela infectologista e realizados exames, descobri que sou positivo a dois meses, ao realizar um teste rápido no posto de saúde eu achava que no inicio do tratamento, se fazia exames com menor intervalo de tempo, pra ver se a medicação esta surtindo efeito, porem minha próxima consulta com a infectologista (SUS) e exames, foram marcados pra maio do ano que vem, minha duvida é se realizo uma consulta particular com a infecto, e exames de medição da carga viral e cd4, daqui um ou dois meses pra ver como meu organismo está reagindo a medicação.

      john ( 08/12/2016 - 7:56 AM )

      bom dia andre , vc e quem sabe ,ate porque o sus faz ootimos exames tambem , eles pedem esse espçao de tempo e que para o medicamento faz resultados bem em seu organismo , talvez vc esteja nervoso em querem saber os resultados dos exames mas e assim mesmo sao espaços de tempo para que o medicamento faça resultados em seu organismo , claro que neste meio tempo vc ter algum sintoma diferente em seu corpo , vc procure seu medico tire suas duvidas ,este exaems e para saber seu monitoramento ,mas uma dica nao deixe de tomar seu medicmaneto ,tenha diciplina com vc viva sua vida normalmente apenas agora vc tme sua saude para cuidar ,e claro faça exercicios para fortalecer sua imunidade e lembre isso em vc e 1%em sua vida os outrs 99%e vc que tem que manter equilibrado mentalmente e lembre tambem cada casa e unico nao compare seu tratamento com da outra pessoa,cada um de nos tem seu modo de resultados bacanas nos exames ok? sorte em sua caminhada e a vida esta ae para ser vivida mas sempre aos cuidados tanto para vc e seu parceiro sempre.

    Nina ( 02/12/2016 - 6:13 PM )

    Eu estou tomando a dois dias. O primeiro eu nem consegui levantar da cama e hoje é fiquei muito tonta e procurei a minha médica .eu estava tomando de manhã e ela mudou pra noite

      john ( 02/12/2016 - 7:37 PM )

      ola nina boa tarde , e bom vc tomar sempre a noite , eu sempre tomo meia noite e me deito, mas faça sua alimentaço ate 2horas antes para que vc nao tenha nauseas , e normal efeito apos alguns dias vc ira voltar normalmente, tome muita agua , se alimente bem e pratique exercicios , vc vai ficar bem apos algusn dias apenas , o medciamento acostumar no organismo, apos algusn dias vc ainda sentir isso fale com seu medico.no meu caso foi apenas 1 semana e depois nao sinto mais nada .sorte e sucesso na sua caminhada

        Diego ( 06/12/2016 - 9:47 PM )

        Pessoal, boa noite! Descobri a algumas semanas que estou infectado com o vírus, fui ao infectologista e ela me passou alguns exames, estou aguardando ficarem prontos para tomar as devidas providências, porém não sinto absolutamente nada! Descobri pois em uma bateria de exames ao investigar uma febre e anemia meu companheiro descobriu que tem!

        A minha preocupação é com ele, ele tem uma febre que vem e vai umas duas vezes por dia. Fez um monte de exames e nada de descobrir, o hematologista dele disse que pode ser infecção do próprio vírus! Isto procede?

        Ele começou com o bactrim e a febre cedeu por dois dias, aí aumentou a dose, a febre cedeu por 4 dias. Início junto o tratamento com 3×1 e os efeitos colaterais são mto fortes, ele sente mto vomito, não está conseguindo comer pois nada fica no estômago e um enjoo terrível. Sem contar a dor no estômago terrível..

        Estou com mto medo, será que isso é só efeito colateral? Será q isso vai passar?

        As vezes me sinto mto impotente e ao mesmo tempo desesperado de saber que isso tudo pode acontecer comigo.

        Me ajudem!!!!

          Cesar ( 07/12/2016 - 12:53 AM )

          Sim faz parte do efeito mais tenha fé vai passar já estou eu e meu parceiro fazendo este tratamento tem um mês e tbm tivemos efeitos colaterais como tontura,muito sono depois insônia mais não para o tratamento nunca os efeitos duraram uma semana . Tenha fé. Grande abraço para vcs.

          john ( 07/12/2016 - 8:39 AM )

          bom dia diego , pois bem se vc foi ao medico e deu psitivo eo medico mandou fazer varios exames para ver como vc esta ,para lhe dar o medicamento certo para o virus ,i no caso dele te que ver se ele ja esta usando o medicamento ou ainda esta sendo examinado,os efeitos do emdicamento muitas vezes e poucos dias da a reaçoes no organismo e apos passa e apnas eo efeito do medicamento gerando no seu sangue , apos isso estabeliza,fique tranquilo use o medicamento certo na hora certa tome muita agua e se aimente bem , muitos mdicos dizem usar o medicamento a noite ante de dormir . pergunte tudo ao seu medico sempre.

            Diego ( 07/12/2016 - 11:29 PM )

            Boa noite, peguei o resultado dos meus exames hoje, meu cd4 ta 371 e minha cv 126.817. Confesso que fiquei assustado, pois imaginei serem melhores o resultado já que eu nao sinto nada. Na semana que vem vou ao médico e ver quando começo o tratamento. To morrendo de medo dos efeitos colaterais do remédio. Muito obrigado John e Cesar por me responderem, me senti menos preocupado ao saber que sao efeitos colaterais. Meu companheiro ja parou de vomitar e sente menos dor no estomago. Graças a Deus. Tomara que esta fase passe e ficamos bem pras festividades de final de ano. Afinal de contas, merecemos festejar!!

    Matheus Felipe ( 27/11/2016 - 2:01 PM )

    Boa a trade a todos, primeiramente gostaria de parabenizar o blog e a todos que aqui comentam suas experiencias, pois me ajudaram muito.

    Gente gostaria de saber se vocês podem me ajudar a tentar chegar a conclusão de como me infectei. Sempre fiz o teste de hiv com frequência(mesmo não sendo adepto a sexo sem camisinha), um mês e pouco antes de ser diagnosticado com hiv eu realizei um teste de hiv e o mesmo deu negativo(tava tudo tranquilo).

    Vou começar os fatos:

    No dia 31 de maio apos beber mto, tive relação sexual desprotegida com um conhecido, fui ativo e passivo, rolou sexo oral em ambos e houve ejaculação interna em ambos. Esse conhecido leva uma vida sem controle faz sexo com mtas pessoas e mtas sem preservativo (fui burro em não usar o preservativo mas bêbado nem lembrei). Apos o sexo cada um pro seu canto e não tocamos mais no assunto.

    No dia 09 de junho cortei a perna um corte de uns 3cm de tamanho e uma abertura não mto grande, e no dia 12 de junho transei com um outro conhecido, fui somente ativo, rolou sexo oral em ambos, mas em determinado momento ele ejaculou em minha perna que tava machucada, acredito mto que pegou no machucado ate porque logo em seguida tomamos banho e terminou de escorrer o esperma no machucado. Esse conhecido não sei mto da vida sexual dele. O machucado tava com “casquinha” mas era recente. Apos isso não me relacionei com mais ninguém.

    No dia 18 de junho comecei a sentir febre e todos os sintomas de uma gripe, passou e talz. Depois emagreci uns quilos, os gânglios aumentaram e não desconfiei que era o hiv. Como eu estava meio de consciência pesada pelo sexo sem preservativo do dia 31/05 e fui fazer o teste no dia 01/08 e deu Positivo. Mas não sei de qual dos dois posso ter contraído o hiv.

    Os sintomas apareceram 18 dias apos o primeiro caso e 06 dias apos o segundo. Gostaria de ter uma certeza maior para poder conversar com um deles e falar, pois talvez quem tenha me transmitido não saiba que tenha o hiv também.

    ps: ja estou me tratando com 3 em 1, o importante e viver. A cura funcional esta mais próxima do que nunca!

      john ( 27/11/2016 - 7:25 PM )

      ola matheus tudo bem . vamos la entao com suas duvidas , vc poderia ja estar com virus e nao ter tido sintomas algum antes deles ,pode acontecer isso tambem , o fato que vc comentou muitos iria negar ue tem hiv , ate por defesa de si proprio dizer que nao tem , ficaria pouco estranho vc comentar com eles ,ate porque rara excessao alguem aceitar o caso .resumindo ,continue com sua vida e se cuidando daqui para frente , use sempre no horario certo e cuide sua saude .e viva a sua vida sempre de bom animo .

        Matheus Felipe ( 29/11/2016 - 12:06 AM )

        Obrigado por responder John, vc tem razão. Não vai fazer diferença agora eu conversar com algum deles, tenho e que seguir em frente e cuidar de mim para que eu jamais contamine alguém. Aceitei tranquilamente a condição de ter contraído o HIV, mas não quero essa condição pra ninguém. Mas sei que peguei de um deles, pois antes de me relacionar com eles eu tinha feito o exame Elisa 4ª geração, ele pega uma janela imunológica bem ampla, não tinha como eu ter o vírus antes de relacionar com eles. Mas enfim isso não vai mudar meu diagnostico.

        Hoje estou feliz, vivendo normal e tomando meu 3 em 1. Hoje faz 12 dias que comecei a tomar, senti tontura nos 3 primeiros dias pela manha e agora não sinto mais, espero e tenho fé que vai ser um dia melhor que o outro agora. Daqui uns dias tenho nova consulta com a infecto da rede publica, que esta me atendendo super bem, ate fiquei espantado pela qualidade do serviço nessa área. Ela deve solicitar exames pra saber como ta o tratamento e me passar a receita para retirar mais medicamentos agora para os próximos 3 meses, como ela mesma disse.

        Estou pegando meus medicamentos numa UDM de uma cidade vizinha a minha para que menos pessoas da minha cidade saiba, ate porque aqui onde entregam os remédios eu conheço de vista algumas pessoas. Ai vale a pena eu viajar uns km pra pegar em outro lugar e ter mais sigilo quanto a isso.

        Fico feliz de que exista sites como este que ajudam as pessoas que descobrem ser soropositivas, e espero que este fique sempre assim, atualizado e de autoajuda. hehe

          john ( 29/11/2016 - 7:13 AM )

          bom dia amigo , .a dica mais simples tome sempre muita agua , e faça exercicios para fortalecer sua imunidade sempre .e tome seu medicamento sempre na hora certa .e claro estejas sempre com a mente ocupada com pensamentos positivos com sua vida .grande abraço a vc,e nao deixe suas duvidas ao perguntar ao seu medico , pergunte tudo

          André ( 07/12/2016 - 4:28 PM )

          Eu comecei a tomar o medicamento a dois dias, e assim como vc optei em retirar o remédio na cidade vizinha, no mesmo local que a infectologista atende.

      Raquel ( 08/12/2016 - 6:20 PM )

      Saber a forma que vc pegou o hiv nao fara diferença no tratamento.Eu tb nunca fui promiscua,e descobri o resultado num exame de rotina(ia fazer uma cirurgia,que tive que adiar).Mas os sintomas demoram muito tempo para aparecer,não é assim em tão pouco tempo não.No meu caso,eu creio que já estou infectada há uns 8 anos pelo menos,me trato ha 5 meses,e nunca tive sintoma algum.Mas troquei de médico recentemente,pois o meu médico era horrível,me sentia apena um numero,ele era bem pouco humano,fora que eu tinha a nitida impressão que ele estava me assediando.Eu acho que ninguém gosta de ter que tomar remédios,mas no momento é a unica opção que temos.Siga o tratamento,e tenha uma vida saudavel,pratique esportes,nao use drogas recreativas,que provavelmente vc terá uma vida”quase normal”.

    Hiroki ( 22/11/2016 - 12:34 PM )

    Fui diagnosticado em inicio de novembro iniciei o tratamento com Tenofovir Disoproxil Fumarato, iniciei dia 11/11 senti no primeiro dia muitas tonturas, parecia que eu estava bêbado e drogado, sonhei que estava num ringue de luta e apanhava por vários rounds. O Dia seguinte muitas tonturas fortes, ânsia de vomito antes do almoço após ficava tudo ok. Os outros dias muitas tonturas ainda e alguns dias intercalados de ânsia de vômitos, mal estar, diarreia etc. Hoje dia 22/11 ainda sinto tonturas fortes, sinto a língua um pouco dura, pressão arterial controlada, mas com apetite um pouco melhor. Ate quando vou sentir esses sintomas? Ainda não fiz exame de carga viral já iniciei o tratamento logo após o diagnostico.

      john ( 22/11/2016 - 6:48 PM )

      ola amigo tudo bem isso ate certo ponto e normal ,depois passa os efeitos,seu exame como foi poucos dias que vc esta usando os medicamentos so daqui 3 meses aproximadamente , caso vc sinta estes efeitos ate inicio do mes dezembro ainda comunique seu medico ,sobre isso.ox exames nao sao feitos ainda ,so daqui agusn meses a frente para ver se esta fazendo efeito no seu organismo.tome muita agua ao dia
      se alimente bem , e tome seu remedio sempre no mesmo horario, ,,sorte a vc amigo , e lembre sua saude e vc que vai cuida smepre o medicmento apenas 50% o outros 50% e vc que tens que se cuidar e diciplinar

        Paulo Roberto ( 25/11/2016 - 1:37 AM )

        Mesmo caso do Hiroki, fui diagnosticado,recentemente, iniciei o tratamento dia 13/11, nos primeiros dias o unico efeito colateral que tinha aparecido foi dos sonhos vividos, mas depois de 9 dias de tratamento começou a aparecer aquelas manchas vermelhas pelo meu corpo (peito,costas,braços e pescoço), mas como a minha a minha proxima consulta com meu medico so sera em março, resolvi procurar um demartoligista e expliquei toda a situaçao pra ele e acabou falando que esse efeito colateral e normal, mas que essas manchas vermelhas demoram entre 7a 10 dias pra sumir do corpo, alguem aqui que ja teve esse efeito colateral sabe me dizer mais ou moenos com quanto tempo essa manchas sumiram do seu corpo??? Observaçao a demartologista passou dois antialergicos o PREDNISONA e o LORATADINA….

    Itallo ( 09/11/2016 - 12:11 AM )

    Boa noite,
    Ontem cheguei em casa muito cansado, acabei dormindo e esqueci de tomar o remédio, meu telefone despertou, porém eu acabei não escutando, acordei hoje de manhã e tomei, mas como não quero mudar o horário do remédio, acabei tomando ele no horário normal de novo. Será que fiz errado?
    Obs: está foi a únicas vez que isso aconteceu, eu nunca me descuido com o horário, estou me sentindo muito mal por ter esquecido 🙁

      Viver com HIV ( 09/11/2016 - 9:13 AM )

      Olá Itallo,

      Você agiu correto, falhar um dia do medicamento, (desde que não se torne um hábito constante), não há problemas.

      Um abraço

        itallo ( 09/11/2016 - 9:17 AM )

        Nossa muito obrigado, já estava desesperado, e só irei ter consulta agr em dezembro. Fiquei mais aliviado agora, muito obrigado mesmo 🙂

      john ( 09/11/2016 - 11:30 AM )

      se foi a unica vez nao tem problema algum ,pode tomar novamente em seu horario normal como vc toma

    Leo ( 05/11/2016 - 11:26 AM )

    Gente comecei meu tratamento dia 3 de novembro, confesso que o medo era maior, devido os efeitos colaterais.
    Deu 22 hrs e tomei o tão esperado 3 em 1, confesso que a primeira noite foi terrível, as 2:00 da madrugada comecei a ficar zonzo as mãos ficaram geladas, rapidamente esquentavam, meu coração acelerou, e eu comecei a delirar, parecia q eu tava drogado, foi entao que resolvi me acalmar e tentar dormir. Tive uns sonhos bizarros, acabei adormecendo e ao amanhecer veio uma leve tontura que durou ate a hora do almoço, tomei café e almocei bem, logo depois disso ficou tudo normal, ontem tomei o segundo e foi bem tranquilo, tudo so aconteceu no primeiro dia. Espero logo bons resultados pra poder compartilhar com vcs aqui, quando comecei os exames e tudo, os tratamentos tb tive muita força lendo os depoimentos de todos, entao quem tem medo, tome isso logo e vá viver, a vida é linda!!!!

    Agora mudando de assunto queria fazer uma pergunta: Queria saber se no inicio da medicação alguém fez treino na academia, pq malho tem 5 anos, e queria saber se sentiram alguma coisa.

      Junior ( 05/11/2016 - 4:51 PM )

      Meu caríssimo Leo. Faz 1 mês que iniciei com o 3 em 1. Na primeira noite fiquei assim, também. Durante a semana fiquei um pouco com mal estar, mas superei. Vai dar tudo certo, ou melhor, com o medicamento, já deu. Também malho há um tempo, já estava bacana e tal, mas com toda a descoberta e início de tratamento parei o treino de musculação. Mas voltei devagar e aos poucos vou caminhando…
      A vida é bela e vale a pena viver e lutar!!!
      Fica bem, Leo e grande abraço.

      junio ( 05/11/2016 - 7:08 PM )

      Leo comecei A TOMAR O MEU 3 EM 1 NO MESMO DIA QUE VC ALIAS A MESMA HORA TBM TIVE OS MESMO EFEITOS COLATERAIS SO QUE NO SEGUNDO DIA AINDA ESTA COMPLICADO PRINCIPALMENTE OS SONHOS E PARECE QUE VC ESTA DROGADO MAIS ESTOU FIRME. E LENDO OS DEPOIMENTOS AGORA VOU FICAR MAIS AINDA.

      john ( 06/11/2016 - 9:32 AM )

      bom dia amigo no meu caso foi tranquilo claro que ficava meus zonzo no inicio mas depois voltou normal apenas inicio do medicamento.

        Junio César ( 08/11/2016 - 12:29 AM )

        Estou no meu 4 dia de tratamento agora o efeitos já diminuíram bastante graças a Deus.

          john ( 08/11/2016 - 9:46 PM )

          boa noite amigo isso e normal muitos efeitos no inico depois passa, tome muita agua e se alimente bem

    Yuri ( 28/10/2016 - 10:55 AM )

    Pessoal sou do RJ, comecei o tratamento com 3×1 a 4 dias, tenho alguns efeitos colaterais, mas o q eu to mais precisando msm é de indicação para infectologista… não conheço nenhum médico ou médica boa para que possa me consultar… iniciei o tratamento com a médica do SUS e ela é péssima. Quem puder posta aqui uma indicação de infecto bom pfvr. Obrigado amigos

    [ Seu comentário foi editado por violar as políticas de privacidade e funcionamento do blog, para saber mais leia em: http://vivercomhiv.com.br/politicas-de-privacidade-e-funcionamento-do-blog ]

    Por favor não divulgue seus dados de contato. Obrigado.

      Raquel ( 28/10/2016 - 1:52 PM )

      Conheço 2 no Rio,um atende em Copa e o outro atende no Leblon.Ambos aceitam plano de saude Amil(nao sei se aceitam outros planos).

      john ( 28/10/2016 - 8:28 PM )

      boa noite yuri tudo bem , pois bem os efeitos sao poucos dias ate acostumar no organismo os medicamentos , beba muita agua sempre ,e faça uma alimentao saudavel ,sobre o fato que vc comentou ctente ver em hospitais se tem infectologista ,so obs: oque seria pessimo seu medico so para entender melhor seu caso?abraços

    Junior ( 23/10/2016 - 12:45 PM )

    Muito obrigado, meus queridos. Na próxima consulta perguntarei ao meu médico. Abraços.

    Junior ( 22/10/2016 - 2:04 PM )

    Estou tomando o 3 x 1, desde o início de outubro. E tenho duas preocupações:
    1-Posso ingerir bebida alcoólica?
    2- Posso tomar o estimulante de apetite “cobavital”?

      Viver com HIV ( 22/10/2016 - 8:27 PM )

      Olá Junior,

      O álcool não corta o efeito do medicamento. pode beber sim. E quanto ao estimulante de apetite, acredito que não tenha problema, mas não posso te dar certeza, sugiro que você converse com o seu infectologista quanto a isso.

      Um aabraço

      john ( 22/10/2016 - 9:35 PM )

      ola junior , vc deve perguntar ao seu medico sobre isso , cada caso e um caso , melhor conversar com ele sobre isso e ver qual maneira ideal para sua duvida

        Raquel ( 22/10/2016 - 9:59 PM )

        Alcool e esse remédio pra apetite nao interferem em nada na medicação.Eu uso um estimulante de apetite,e nao tem problema algum.Tb gosto de beber e nada,pode beber sim,óbvio que nao é pra virar um alcoolatra,mas uns drinks nao tem nada a ver,as pessoas exageram demais.Eu tb sou a rainha dos chás,bebo um monte de ervas junto com a medicação,e meu médico disse que nao é problema.Ele disse que os chás que eu tomo nao tem beneficio algum pra saude(medicos sempre dizem isso,nao ligue pra tudo que eles falam),mas que nao haveria interação negativa caso eu quisesse tomar.

    Raquel ( 16/10/2016 - 11:28 PM )

    As pessoas tendem a colocar muita expectativa nos antiretrovirais.Conheço pessoas que tem um monte de efeitos colaterais,e ainda tem a sem noção de dizer que isso é normal.Desde quando ter alergias na pele,diarréia braba e até coisas piores,é algo normal?Existem dezenas de medicamentos disponiveis,nao se contente com o que seu médico disse,ele nao é dono da verdade.Eu uso o 3 em 1,e não tive efeito colateral algum,o máximo que acontece é eu ficar sonolenta assim que tomo o remédio,mas logo em seguida passa.Apesar de que meu caso é meio estranho,e até meu médico tem estranhado.Por exemplo,minhas plaquetas que estavam em 37mil,foram pra 200 mil,com 1 mês de tratamento,o que não é algo habitual.Procure opções,sempre existem.Eu procurei um médico,até achar um do meu agrado.Lembre-se,que não é vc que deve se adaptar ao médico,o médico é que deve adaptar seu tratamento,de acordo com suas necessidades.

    Sergio ( 14/10/2016 - 12:44 AM )

    Boa noite

    Estou a 45 dias com o 3 em 1 e a alergia não passa. O Médico não quer trocar medicação devido o cd4 muito baixo achando assim o 3 em 1 mais eficaz. Mas sinceramente tá insuportável as rash caroços grandes avermelhados e coçam demais. Estou tomando loratidina mas não está resolvendo. Alguém sabe de algum outro antialérgico que possa amenizar essa situação?

      Raquel ( 14/10/2016 - 8:27 AM )

      Troque de médico.Alguns médicos tem fixação por esse 3 em 1,mas esse nao é o unico medicamento disponivel.Tomar antialérgico,nao irá resolver seu problema,apenas ira mascarar.Corte o mal pela raiz,ou seja,troque de medicamto.

        Sergio ( 14/10/2016 - 11:56 PM )

        Raquel procurei auxílio na cidade vizinha e me pediram minha pasta com todo o processo ja realizado. Quando voltei onde iniciei o tratamento e pedi minha pasta eles se negaram a entregar falando que estou em fase de aptacao. Hoje tive uma crise e Março e xinguei todos eles, que reagiram que estou apenas com o emocional abalado. Comprei outro antialergico e pediram pra esperar mais 15 dias e se pesistir retornar la novamente. O centro especializado que procurei da cidade vizinha disse que não médico sabe o que está fazendo e que é para aguardar as orientações dele. Não estou vendo uma ajuda deles em querer resolver mais problemas. Realmente está complicado. Já não sei o que fazer mais.

          john ( 15/10/2016 - 11:45 AM )

          vc deve ver na sua cidade se tem outros postos de saude ou mesmo hospital onde vc pode refazer seus teste e verem oque fazer mas vc nao deve desistir do seus medicamentos

    Erick ( 13/10/2016 - 11:56 AM )

    Boa tarde
    Eu iniciei o tratamento há uma semana com esse 3 em 1. E me deu alergia em todo o corpo. A médica falou para eu continuar com o tratamento e me passou um antialérgico. Alguém já teve essa reação? Será que para em quantos dias?

      john ( 13/10/2016 - 7:08 PM )

      ola amigo boa noite ,algumas pessoas tem reaçoes adversas ate o organismo acostumar muitas vezes pode ser ate 1 seman ou pouco mais veja como vais ser mais algumas semanas , tome muita agua diariamente se alimente bem com alimentaçao balançeado como frutas e verduras no cardapio,e viva sua vida normalmente apenas tome seu medicamento em horario certo sempre .torcemos sepre por todos , saude e sucesso em sua caminhada,nao deixe nenhuma duvida peça ao seu medico esclarecimentos

      Marcus.s ( 13/10/2016 - 7:09 PM )

      Boa noite Erick, eu tive essa reação devido ao efavirenz e realmente a primeira incitativa e entra com o anti alérgico eu tome o remédio por 10 dias elas sumiram mais depois voltou mais forte e me deu febre e sudorese entrei em contato com o medico tive que ser medicado com uma vacina anti alérgico suspender o medicamento e logo em seguida troca a medicação. hoje tomo 03 comprimidos e a alergia nunca mais voltou mais cada organismo reage de uma forma siga a prescrição de sua medica e se tiver qualquer reação converse com ela sobre a questão do componente (efavirenz) e troque a medicação.

      Luiz ( 16/10/2016 - 11:12 PM )

      Oi Erick, eu tive essa alergia no oitavo dia que tomei a medicação.. minha demorou em torno de um mês para passar, mas conversei com minha médica e ela disse para eu continuar, e eu tbm quis continuar com o 3 em 1.. estou no quinto mes tomando o 3 em 1 .. hoje a alergia foi 99 % embora.. vou fazer exames de TGP, TGO, Ureia e creatinina para ver a saude do fígado e rim.. unica coisa que tenho hoje é pele do braço bem seca e bastante sonhos.. mas da pra ficar de boa!

    Junior Santos ( 06/10/2016 - 6:55 PM )

    Boa noite.
    Iniciei com o medicamento ontem e as reações foram: pesadelos, tontura, dormência e insônia. Acordei de madrugada, já apreensivo, mas voltei a dormir no começo da manhã. De madrugada, após o susto, consultei este site, porque queria respostas sobre os possíveis efeitos colaterais. Me identifiquei com este maravilhoso site. São muitas histórias contadas aqui. De superação, medo, angústia, otimismo, esperança…Espero que as adversidades sejam passageiras e consiga vencer esse grande obstáculo.
    Hoje, durante o dia senti desconforto abdominal e sonolência, mas nada de grave.
    Li depoimento de um casal que descobriu e estão juntos, se cuidando e lutando. Me emocionei quando ele falou : “Ele iniciou o tratamento com a medicação e eu, ainda não. Enquanto ele dorme fico acordado para ver se tudo está bem.” Isso é puro amor e paixão.
    Hoje será a minha segunda noite. Estou bem, mas apreensivo e ansioso. Mas sempre agradeço à Deus porque existe o remédio e não fui condenado à morte.
    A todos os soropositivos: SOMOS BRAVOS GUERREIROS E PRECISAMOS LUTAR PELA VIDA. Por isso, não vamos suspender o medicamento. Vale a pena.
    Ainda enviarei o meu depoimento.

      john ( 06/10/2016 - 8:08 PM )

      ola junior tudo bem?pois bem as reaçoes sao apenas no inicio do tratamento isso ate o organismo acostumar com o medicamento, tome muita agua durante o dia se alimente bem ,de preferencia tome medicamento a noite ,se alimente a noite e depois fique 1 hora sem nada comer e dae sim use o medicamento,como e recente seu uso isso pode durar alguns dias as reaçoes nao se preocupe ,caso daqui alguns dias vc continuar assim va ao seu medico e relate isso.como foi a mesma coisa isso durou 1 semana depois e tranquilo nao sinto mais nada,sorte no seu tratamento e lembre sempre 1% e seu tratamento e os outros 99%e sua vida que vc deve cuidar sempre com alimentaçao e muito liquidos agua ao dia .abraços amigo

        Junior Santos ( 06/10/2016 - 10:01 PM )

        John, obrigado, de coração. Suas dicas são importantes e as seguirei. Grande abraço no coração!

    Sandra ( 30/09/2016 - 12:48 AM )

    Eu tomava o kaletra e pedi ao meu médico para mudar para o 3×1. Consegui tomar por 20 dias e não aguentei mais, os efeitos colaterais foram muito fortes, tontura, dor de cabeça, passava o dia todo chapada por causa do remédio, não conseguia lembrar das coisas, até parei de ir pra academia, que eu adorava. Sentia vontade de chorar por qualquer coisa e muita irritação. Fazem 4 dias que eu parei e voltei pro kaletra mas ainda não estou com o meu psicológico normal. Estou muito triste porque eu queria muito tomar apenas um comprimido por dia 🙁

      PEDRO ( 06/10/2016 - 11:31 PM )

      Sandra, eu estou indo para o segundo mês do 3×1. e sempre fui uma pessoa muito boa de cabeça, calmo e tive efeitos psicológicos muito fortes, como querer ficar deitado o dia todo, perseguição, falta de apetite, tambem adoro ir pra academia perdi a vontade, perguntei meu médico ele disse que é adaptação do meu corpo ao remédio. o Efavirens que geralmente causa isso.. mas 15 dias depois eu ja estava totalmente normal, inclusive o psicológico, ontem comecei a tomar um 3×1 amarelo ( antes tomava um branco) e novamente percebi os sintomas do início do tratamento retornarem, um pouco menos intenso, mas to tranquilo que sei que é questão de adaptação, eu nos dias cheguei a marcar uma consulta com psiquiatra pois achei que tava enlouqeucendo, mas como so consegui consulta 10 dias depois eu cheguei a desmarcar pois eu tinha melhorado e voltado ao meu normal, hj não to em um bom dia pois essa mudança do branco pro amarelo mesmo sendo a mesma composição, mas simplesmente por ser de laboratórios diferentes meu corpo já respondeu, mas sei que em poucos dias vou estar normal e feliz e forte pra seguir firme! Persista e pense que é tudo coisa do medicamento e que vai passar, seu corpo luta pra se adaptar a tudo! Boa sorte!

    Caio ( 27/09/2016 - 11:16 AM )

    Bom dia, algumas semanas atras deixei um comentario aqui sobre meu medo de começar a tomar o 3×1, gostei muito das respostas e com elas já me animei. Como não me sentia bem com meu antigo infectologista eu mudei de médico, adorei a nova médica que estou agora e finalmente ontem comecei a medicação.
    Dormi normalmente e agora estou no trabalho numa boa, o máximo mesmo que eu possa estar diferente é estar com a cabeça um pouco pesada, fora isso não tive tonturas fortes ou alguma outra reação. Estou muito feliz pois o meu medo era a primeira noite, sei que o corpo a partir de agora vai se adequar a medicação. Hoje meu CD4 está em 264 daqui um tempo volto aqui pra falar a evolução pra vocês e qualquer duvida eu volto aqui tbm kkkkk. Obrigado.

    Leo ( 26/09/2016 - 11:04 PM )

    Pessoal, boa noite, gostaria de deixar aqui uma dúvida minha para que alguém possa me ajudar.
    Penso que quando entramos aqui neste site, estamos despidos de qualquer preconceito e com um objetivo comum, manter a nossa saúde, e viver o melhor possível.
    Minha dúvida é a seguinte, estou usando o 3 em 1 há quase 2 meses e ainda vou fazer meu segundo teste de cd4, porém eventualmente eu gosto de usar álcool e cocaína eventualmente, seguindo a recomendação do meu médico e do pessoal da farmácia onde pego a medicação é sempre, independente do que você faça, não deixe de tomar, e assim faço, sempre tomo o comprimido dentro do horário de 22 horas e eventualmente estou usando álcool e ou coca também. minha dúvida é em relação a álcool e cocaína junto com o comprimido, se corta o efeito, diminui e os males que podem me causar, sei que usar droga não é legal e tudo mais… mas alguém tem experiencia parecida ou dúvida parecida ???

      Viver com HIV ( 26/09/2016 - 11:23 PM )

      Amigo Leo,

      Você está certo, aqui não julgamos ninguém e respeitamos as escolhas de cada um! Respondendo à tua dúvida, eu, particularmente, não uso drogas, mas posso te dizer o que sei a respeito, o que sei é que o álcool e a cocaína não cortam o efeito do medicamento. O maior problema do uso dessas substâncias, é de você ficar muito bêbado ou muito “louco” e esquecer de tomar o remédio. O que sei também, é que a única droga que não pode ser misturada com o medicamento, é o ecstasy, pois já houveram casos de óbitos de pessoas que misturaram os retrovirais e o ecstasy. Bom, isso é o que sei à respeito deste assunto, espero ter te ajudado.

      Um abraço

        Leo ( 27/09/2016 - 1:54 PM )

        Obrigado, ajudou sim !!!!

        Carlos Eduardo ( 28/09/2016 - 9:54 PM )

        Jeff,

        Pegando o gancho do assunto em relação a drogas e retrovirais. Outro dia li que o ecstasy apresentou caso de morte por pessoas que tomavam o retroviral ritonavir, este componente faz parte do medicamento 3 em 1? esta restrição do ecstasy com os retrovirais também inclui o 3 em 1? estou fazendo este tipo de pergunta porque tenho um amigo que também é positivo e vive usando ecstasy e ketamina e ja havia dito a ele que isso de certa forma me preocupava. Também ja usei ecstasy, mas desde que iniciei meu tratamento não senti mais vontade de usar esse tipo de substância, pois hoje prezo mais pela minha saúde e minha carga indetectável do que por qualquer tipo de coisa q venha a me prejudicar.

          Viver com HIV ( 28/09/2016 - 11:14 PM )

          Oi Carlos,

          É verdade sim, já houve casos de óbitos de pessoas que misturaram ecstasy e os antirretrovirais. Mas não, o ritonavir não faz parte dos 3 comprimidos no 3 em 1, que são: tenofovir (300 mg), lamivudina (300 mg) e efavirenz (600 mg). Mas diz para esse teu amigo que independente do antirretroviral que ele toma, ele não deveria misturar com esctasy.

          Um abraço

      john ( 27/09/2016 - 7:45 AM )

      bom dia leo se vc fizer esforço leo em so tomar seu medicamento ira ter mais qualidade de vida

    Dan ( 24/09/2016 - 11:11 PM )

    Boa noite. Vocês podem me ajudar? Estou tomando o 3×1 tem mais de uma semana. Eu fico com a mesma sensação que fumei 3 cigarros de maconha. Viajo total. Me pego olhando pro nada e de repente me dá vontade de rir. Agora mesmo estou escrevendo e estou achando engraçado mas não é. E estou rindo. Dai sempre que tomo o remédio eu sinto dor de barriga e tenho diarreia. Mas isso também se torna engraçado. Sendo que há horas atras eu estava chorando por causa de tudo isso. É normal? Ou será que estou ficando louco de vez? Rs (esse rs é risada de verdade)

      john ( 25/09/2016 - 8:33 AM )

      bom dia dam 1 de tudo vc deve cuidar da sua saude ,se vc se gosta deve pensar bem oque esta fazendo ,converser com seu medico sobre isso ,abraços e muita saude a voce

    JPPB ( 18/09/2016 - 6:24 PM )

    Olá pessoal, passando aqui pra dizer que hoje, após ingerir o 2º comprimido senti apenas algumas tonturas que duraram em média uns 40 minutos, mas depois fiquei normal… Já agradeci tanto a Deus por isso, vamos lá pessoal, nada de ficar retardando o tratamento, vamos que esse 3 x 1 veio pra amenizar nossos sofrimentos. Boa sorte à todos!

      Viver com HIV ( 18/09/2016 - 7:34 PM )

      Viu??

      Eu te falei que com o tempo tudo se ajeita da melhor forma! Segue com o teu tratamento direitinho e só vai te fazer bem!

      Um abraço

      john ( 18/09/2016 - 9:15 PM )

      isso ae amigo vc e um exemplo de pessoa que esta otimo

    Pedro ( 17/09/2016 - 12:33 AM )

    Boa noite! Escrevi em outro tópico mas acho que este é o tópico ideal para a minha dúvida. Eu peguei meu resultando no inicio de julho e so depois de dois meses resolvi iniciar meu tratamento, pois meu CD4 estava bem abaixo da média : 216 e CV: 60mil copias que segundo ele nao era tao alto. Porém eu uma semana antes dos exames eu fui em um festival de musica eletronica e tive um fds que acabei usando muita droga e bebida e sei que isso debilita a imunidade. Mas não sei se causa a ocilação nas células CD4. Enfim esse número tão baixo no meu CD4 me preocupou pois ele comentou que eu ja teria gasto minhas reservas. Mas sempre fui uma pessoa que nem gripe pegava e continuo assim. ele me deu a entender que meu sistema imunológico não voltaria mais a ser como antes pois já era o avanço da doença. O fato é que comecei o tratamento a uma semana 3×1 e tem sido os piores dias da minha vida! Eu estava com o meu psicológico ok, as vezes triste mas lidando bem com a situação da doença, mas assim que iniciei o tratamento tenho tido crises psicológicas que nunca imaginei sofrer na vida por ser muito tranquilo e bom de cabeça. mas Tem acabado comigo esses sintomas de pÂnico, nao consigo falar com as pessoas, olhar na cara de ninguém, fico me tremendo por dentro, sem apetite, e minha consulta é so daqui a 10 dias, parece que todo mundo está falando de mim, to com uma mania de perseguição a minha dúvida maior se isso é um efeito Químico-físico do remedio ou apenas sintomas de uma depressão profunda mesmo sei lá.. cheguei a marcar uma consulta hj com um psiquiatra pq achei que ia surtar na faculdade. Não contei nada pra ninguem e morro de medo de alguem descobrir, cada dia tem piorado, se amanhã for pior que hoje eu surto de vez.. mas agora a noite ha algumas horas vendo vários depoimentos parecidos com os meus ja to me sentindo melhor que é algo comum e quase sempre passageiro. Queria ter alguem pra conversar sobre isso, sem eu ter que ficar dando depoimentos aqui. se alguem souber de alguma forma para passar suas experiencias pra mim que iniciei o tratamento a uma semana e sou um jovem universeitario que mora sozinho e nao contei a ninguém vai me ajudar bastante. Parabeéns ao Blog!

      Dan ( 17/09/2016 - 1:25 PM )

      > As vezes também sinto falta de conversar sobre as coisas com outros pessoas e trocar mais experiencias, eu tenho apenas um amigo que estuda comigo e que acompanha minha nova vida desde que descobri e iniciei o tratamento.
      Mais com acompanhamento de uma psicóloga e com meu tratamento, eu vou caminhando a cada dia melhor e assim será com você pode ter certeza, mudanças sim são consensuais para viver bem e assim você mudar seu CD4 e Carga viral.
      Mais o primeiro passo é se tratar mesmo, tomar seus medicamentos direitinho e nos horários.
      Sobre sua vida de drogas e bebidas é somente você que irá administrar o que será bom para você. (Não posso dizer sobre, mais tenho certeza que entendeu.)
      Vamos lá, sempre a frente e agarrar firme com o tratamento. Estamos juntos Guerreiro. Forte Abraço e Foco.

      Dan ( 17/09/2016 - 1:49 PM )

      Tive também uma mudança grande de humor no inicio, a dois ou três meses atrás , mais sempre comentei com a psicologa que me ajudou, irei iniciar em grupo que estou bem otimista, pois todos estão no inicio ou tem algo a compartilhar suas experiências.
      Aos poucos sinto que vai se espaçando o mau humor e estou voltando a ser como era antes, divertido e sempre carismático com quem está próximo comigo, voltei a lidar normalmente com quem está em minha volta, pois eles não precisam saber das minhas lutas.
      Tem dias que bate aquela tristeza ou algo assim, mais ai levando a cabeça e penso a vida continua, nada melhor que um dia após o outro.
      Retornei o animo de estudar e seguir com meus objetivos, no inicio isso era muito difícil e o medo do preconceito ainda bate ate hoje, mais sigo em frente.
      Tive pânicos e achava que iria morrer em dias, não sabia como lidar com as pessoas e imagina, poxa agora eu aqui diferente de todos “tudo acabou”.
      Sim muitas coisas mudaram, mais estou começando a ser mais otimista e menos pessimista.
      Não sei o dia de amanhã mais estou voltando a ficar bem e me aceitando bem agora.
      Abraços.

    Carlos Eduardo ( 14/09/2016 - 9:51 PM )

    Amigos,
    Descobri minha sorologia em março deste ano e iniciei o tratamento imediatamente com o 3 em 1. Em julho cheguei ao nivel indetectavel do virus, mas hoje tive um grande susto. Percebi que passei um dia sem tomar o medicamento, pois tenho um calendário onde marco a data de inicio e a data final de cada pote do 3 em 1. Hoje após tomar o comprimido, resolvi contar quantos restavam no pote para acabar e comparar com a data final e para minha surpresa, está sobrando um comprimido. Estou muito preocupado porque sei q uma vez que iniciado o tratamento ele não deve nunca ser interrompido, não podemos passar nenhum dia sem tomar o retroviral.
    Alguém ja ficou algum dia sem tomar por esquecimento assim como eu fiquei?? se sim, houve algum problema?? isso atrapalhou em algo no tratamento?? amigos, estou muito preocupado mesmo. Me informem por favor porque so terei consulta com meu infectologista em Dezembro porque como ja estou indetectável desde julho, ele mesmo pediu que eu voltasse apenas em Dezembro la no consultório.

      Viver com HIV ( 14/09/2016 - 11:37 PM )

      Amigo Carlos,

      Já te respondi por email ok?

      Um abraço

        Carlos Eduardo ( 18/09/2016 - 8:11 PM )

        Mais uma vez, muito obrigado pela atenção meu amigo.. você como sempre cuidando de nós todos aqui como ninguém!!!! Abraço!

      john ( 15/09/2016 - 7:44 AM )

      bom dia eduardo vc pode ficar no minimo 1 dia sem tomas na faz diferença ,apenas quando chegar proximo do termino do seus medicamentos tente buscar no posto novamente nao deixe ficar sem ,eu façao assim quando esta bem no fim eu ja pegou medicamento no posto e fico tranquilo, mas fique tranquilo 1 dia sem vc usar medicamento nao muda nada ,mas no dia seguinte continue sua medicaçao normalmente ,nao prescisa tomar duplamente a dose porque vc nao tomeou dia anteiror tome sua medicaçao nomalmente,abraços , saude e sucesso sempre

        Carlos Eduardo ( 18/09/2016 - 8:09 PM )

        John.. Na verdade eu fiquei sem tomar, não foi porque acabou e eu não havia ido buscar o novo no posto, foi exatamente por esquecimento mesmo, porque eu sempre pego meu medicamento sete dias antes do que tenho se acabar e la onde pego eu consigo para 60 dias, dai quanto a isso sou bem tranquilo, fiquei preocupado porque nas minhas contas estava sobrando um, mas graças a deus vocês conseguiram me deixar mais tranquilo em relação a isso. Obrigado!!!

    Rodrigo ( 12/09/2016 - 1:22 PM )

    Bom dia! Acompanho o site e vejo os relatos e as inúmeras dúvidas sobre o medo de iniciar o tratamento.

    Tenho 31 anos e descobri minha sorologia em fevereiro de 2016.

    Meu primeiro exame deu uma carga viral de 64.000 e um cd4 de 1094.

    Meu segundo exame deu carga viral 46.000 e cd4 620. Me assustei, pois minha carga viral caiu, porém o cd4 tbm e muito. Mas tinha adoecido de uma gripe e uma infecção na garganta.

    Meu terceiro exame deu carga viral de 24.000 e o cd4 519. Carga viral caiu mais e o cd4 caiu menos.

    Tenho medo de iniciar a medicação e esta ter impacto sobre minha rotina. Minha médica não quis me forçar, mas sempre recomenda. Enfim, não sei o que fazer.

      Raquel ( 12/09/2016 - 6:40 PM )

      Sua situação nao é tão ruim assim.Eu estou com taxas muito piores que a sua(cd4 de 10 e carga viral de 500.000),e estou viva.Claro que isso tudo é uma loteria.Eu optei em nao usar remédios,ja tive herpes zoster,dengue e rubéola,e mesmo com essas taxas,nada de ruim me aconteceu.A decisão de tomar ou nao os remédios,é algo muito pessoal.Apenas vc,e ninguém mais que vc(nem os médicos),podem tomar essa decisão em seu lugar.

        Rodrigo ( 12/09/2016 - 11:54 PM )

        Obrigado Raquel.

      john ( 12/09/2016 - 8:38 PM )

      ola rodrigo boa noite tudo bem:eu sou positivo a 3 anos e a 4 meses comecei a usar os medicamentos me sinto super bem , exames estao excelentes ,nao tenha medo de começar a usar voce ira ter reaçao no inicio isso e normal vc ira se fortalecer muito mais , goste mais de vc e para para pensar vc prefere ficar doente ou usar medicamento e sentir super bem , tenho certeza que vc ira mudar seu pensamento e ira começar seu medicamento , e tranquilo ,apenas vc ira ter disciplina em usar no horario certo.torcemos que vc fique bem sempre ,abraço a vc

        Rodrigo ( 12/09/2016 - 11:52 PM )

        Obrigado John, acredito que todos que iniciam o tratamento o chegam a mesma conclusão que vc. O problema é dar o passo inicial. Semana que vem terei minha consulta e a médica irá esclarecer as minhas possibilidades. De qualquer forma espero encontrar apoio aqui. Muito obrigado.

          john ( 13/09/2016 - 7:14 AM )

          esteja certo rodrigo e para seu bem somos exemplos vivos que estamos aqui para ajudar a vencer esta etapa ,força e muita saude a vc

      Rodrigo ( 26/09/2016 - 5:37 PM )

      Rodrigo grande Xara boa tarde ,

      Unica coisa que digo para você que a decisão é somente sua ,estou muito melhor agora com a medicação do que antes tive resistência e arrependi de não ter tomado antes,o efeito colateral me impactou no primeiro dia após isso não me prejudicou mais , nos outros dias foi tranquilo, mas você pode ficar sem tomar igual outros e contar com a sorte que não tem efeito colateral mas uma hora ela cobra o preço .

      Boa sorte na sua escolha .

    Augusto ( 09/09/2016 - 1:16 AM )

    Olá bom dia… Sempre fiz exames de rotina e sempre usei preservativo, conheci uma pessoa no inicio do ano que me transmitiu o vírus HIV! Em junho fui diagnosticado, fiz meu primeiro cd4 que fue deu 728 e cd8 922, a médica ficou surpresa dizendo que estava ótimo pra quem tinha acabado de descobrir a doença, me indicou imediatamente o 3 em 1 pra que esses números melhorassem mais… Iniciei minha medicação hoje, com um pouco de medo das reações, mais acredito que o psicológico ajuda muito nesse sentido, se tomarmos a medicação acreditando em melhoras e uma vida positivamente saudável e agradável nao há efeitos que possam aparecer, desde que descobri a doença não me trouxe nenhum tipo de espanto, infelizmente estamos todos vulneráveis a qualquer doença que tem por ai! O importante é ter fé e nunca desistir de nós mesmos! Adorei esse blog já me tirou muitas dúvidas que existiam! Bjss em todos

      john ( 09/09/2016 - 9:09 PM )

      isso ae amigo saude sempre e sucesso e sua vida

        augusto ( 09/09/2016 - 9:58 PM )

        Obrigado sucesso pra todos nos… Abraços!

    Leo ( 08/09/2016 - 11:30 AM )

    Bom dia, faço uso do 3 em 1 já há 4 semanas e não tive grandes problemas para me adaptar, apenas mesmo a tonteira e sonolência no início, más nada fora do normal, fui detectado há um ano atrás, más só tive coragem de iniciar o tratamento agora, e estou muito confortável e esperançoso, gostaria de contribuir de alguma forma com quem estiver enfrentando dificuldades nesta fase de adaptação, e minha mensagem é não desistam do tratamento, não vamos desistir de nós mesmos…
    abraços a todos e boa sorte nesta nova fase da vida… e fico a disposição para qualquer coisa !!!

      john ( 08/09/2016 - 9:10 PM )

      leo vc esta de parabens pela sua força ,e entusiasmo em cuidar da sua saude ,vc sirva de exemplo para todos que reaçoes dao sempre no inicio apos e tranquilo e cuidar sempre da saude ,continue sempre assim nota mil a vc amigo sucesso e saude sempre

        Leo ( 09/09/2016 - 11:25 AM )

        Obrigado, saúde e sucesso para você também !!!

    Galego ( 31/08/2016 - 6:06 PM )

    Caros, boa tarde.
    Fui diagnosticado como soropositivo no mês passado, 20/07.
    Iniciei o meu tratamento nessa segunda-feira, na minha cidade não existem muitos recursos para esse tipo de tratamento, sou bastante conhecido, por medo de constrangimentos e fofocas, consegui me consultar em Niterói no hospital Azevedo Lima.
    A médica que me atendeu foi super atenciosa, esclareceu todas as minhas dúvidas, conversou comigo por volta de 1h 30min e por sorte também ela me passou os antirretrovirais 3 em 1.
    No 1º dia ao dormir, me senti um pouco tonto e como uma sensação de estar com o corpo dormente. Ao levantar no dia seguinte, ainda me sentia tonto e muito ágil.
    Já no 2º dia, os efeitos foram menores, consegui dormir melhor e os efeitos não foram tão puxados.
    Porém, ao longo do dia me sinto um pouco indisposto, mas sei que conforme ao passar do dia esses efeitos iram passar.

      john ( 31/08/2016 - 6:25 PM )

      boa noite galego. isso e natural no inicio dos medicamentos ,tome muita agua ao dia se alimente bem e faça exercicos , isso e natural , eu sentia no inicio depois passa ,sempre tome no horario certo e curta a vida normalmente como vc faz ,ok?abraços e sorte no seu tratamento sempre

    Raquel ( 30/08/2016 - 1:02 AM )

    Meu caso eu acho que ja é perdido.Recebi o diagnóstico em fevereiro de 2014,mas sempre me recusei a usar remédios.Tentei tudo quanto é tratamento alternativo,sem sucesso.Fiz exames recentemente,e não sei o que pensar,pois ainda nao marquei a consulta de retorno,mas deu os seguintes resultados:
    cd4:10/mm3
    cd8:437/mm3
    cd4/cd8:ZERO
    Carga Viral:500 mil
    Sera que estou morta e nao sei?

      Viver com HIV ( 30/08/2016 - 1:18 AM )

      Olá Raquel!

      O seu caso não é perdido não! Sim o seu CD4 está muito baixo e sua carga viral muito alta! Mas não! O seu caso NÃO está perdido! Tu precisa marcar um médico para que ele inicie o tratamento com os remédios! Mas tem que procurar, o quanto antes! Ainda essa semana de preferência! Uma vez iniciado o tratamento com remédios esse quadro vai mudar, e teu CD4 vai começar a subir e tua carga viral vai começar a diminuir até chegar a indetectável! Mas é importante que você inicie e siga o tratamento corretamente! Nesse meio tempo, procure não cometer excessos (se alimentar mal, dormir pouco, fumar, beber) para que não comprometa ainda mais o teu CD4 que já está baixíssimo!

      Não perca as esperanças assim! Tratamentos alternativos não funcionam! Pelo menos nunca soube de um que tivesse funcionado! O que funciona é o tratamento com a medicação! O tratamento com remédios, NÃO cura o HIV! HIV não tem cura, mas controla ele, para que você tenha uma vida longa e saudável! E tenho certeza que ainda vou receber um depoimento seu de que está bem, saudável e feliz! 😉

      Tudo há de ficar bem! (Só depende de você!!)

      Um abraço

      john ( 30/08/2016 - 8:24 AM )

      bom dia raquel nao pense assim da sua vida , sacode a poeira ,tome seu medicamento voce ira se fortalecer ,seja forte sempre ,sempre pergunto as pessoas que estao no seu caso prefere a vida ou morte?a vida tem seus percalços que e natural do ser ,mas para fortalecermos sempre ,tenho certeza que vc ira se renovar ,se fortalacer , nao tenha medo de medicamentos ele e apenas seu gaz para a vida seu 1%na caminhada eo outros 99% é vc que tens que fazer ,reaçoes do remedio e natural ,no iniico depois normaliza ,mas nao deixe de usar ,nos todos aqui torcemos que vc se renova com essas dicas ok?voce nao esta só ,estamos aqui para ajudar sempre a todos,tenho um amigo que era igual a voce ,e teve que se operar do coraçao porque estava muito fraco, ele apos isso começou usar medicamentos e esta forte ,fazendo esportes e agradecendo a cada dia a vida dele.entao vc seja forte raquel e sacode a poeira .abraços e muita saude.

      Rodrigo ( 30/08/2016 - 2:35 PM )

      Raquel boa tarde ,
      Seus números parecem péssimos mas pior que o seus exames são sua disposição para lutar pela sua vida e sua vontade para viver , Animo , você tem que amar a si mesma ,esta esperando o que se já foi passada os remédios para fazer uso , o tratamento e você contra o resto e ninguém vai poder fazer nada pra você, Ame você em primeiro lugar.
      Desculpe mas é a palavra que tenho pra você neste momento.

    Rick+* ( 26/08/2016 - 12:21 AM )

    Oi Rodrigo,
    Me identifiquei mto com sua história, pois luto com meu psicológico desde 95, qdo fui diagnosticado e descobri q a vida não é como a gente quer q seja e sim, como tem q ser.
    Na época comecei a tomar vários comprimidos, q me causavam uma azia absurda, então resolvi ignorar o problema e tranca lo dentro mim. Claro q mantendo todo o cuidado devido para não transmitir a ninguém. E o tempo passou…acho q uns dez anos, talvez…aí resolvi procurar um infectologista e contei pra ele toda história e ele solicitou exame para o HIV, e confirmando com o western blot, mais uma vez…rs. Fiz tudo particular, pois não sabia até então, q poderia ter feito pelo sus.
    E mais uma vez, tranquei esse inimigo dentro de mim e trabalhei sem cessar, fazia vários trabalhos ao mesmo tempo, pra ocupar minha mente e assim, não dar espaço e nem tempo pros maus pensamentos. Com isso meu amigo, cheguei a exaustão, me causando uma estafa muito grande, pois ultrapassei todos os meus limites.
    Em 2014, resolvi parar com tudo, depois de ter feito minhas economias e enfim me cuidar.
    Sabe Rodrigo, acho eu, q o pensamento negativo atrapalha e muito, pois vc começa a criar coisas e situações q talvez vc nunca viverá. Minha avo paterna e meu pai eram hipocondríacos, isso me ajudou e muito, pois fiz tudo q pude para afastar qualquer tipo de pensamentos destrutivos, ao contrário deles q os atraia e se entregavam de corpo e alma.
    No momento, faço pinturas e através delas, solto minha imaginação e busco dentro de mim a total liberdade de expressão, causando uma imensa felicidade ao terminar um trabalho…e vou pras ruas em São Paulo vender…agora, pra completar minha felicidade, fico me cuidando e fazendo tudo direitinho, esperando q o destino me traga um AMOR e, com ele, delinear um futuro a dois, como sempre sonhei.
    Adorei ler suas palavras!
    Vc é uma grande exemplo de Força, Foco e Fé.
    Parabéns meu querido pela positividade!!!

    Com carinho,
    Rick+*

      john ( 26/08/2016 - 7:50 AM )

      muito bacana sua mensagem de otimismo e continue sempre assim com voce e a todos em volta de voce amigo

        Rick+* ( 27/08/2016 - 12:54 AM )

        Oi John!
        Obrigado pelas palavras .
        Te desejo muitas felicidades!!!!!!!

        com carinho,
        Rick+*

          john ( 27/08/2016 - 7:53 AM )

          estamos sempre ajudando e trocando informaçoes sempre para o bem de todos

            Viver com HIV ( 29/08/2016 - 5:13 AM )

            É isso aí John!

            Somos uma família já! E na condição de família, temos que nos ajudar! Sempre!! 🙂

            Um abraço!!

            john ( 29/08/2016 - 9:35 AM )

            sempre , abraços a todos vcs!!!

      Rick+* ( 26/08/2016 - 8:28 AM )

      Rodrigo,

      Desculpe, digitei errado…
      Vc é “UM” grande exemplo de Força, Foco e Fé.

      Rick+*

        Rodrigo ( 30/08/2016 - 2:25 PM )

        Valeu Rick+ , obrigado pelas palavras e somente nos podemos lutar contra a doença e ninguem mais , F F F , Sempre .

    Sol ( 25/08/2016 - 8:54 PM )

    Alguém aqui já perdeu peso tomando o 3×1??? O humor muda tbm? Eu acordo bem..mais vai chegando a tarde me sinto deprimida…meu humor cai e não estou entendo pois isso começou com o 3×1… Pois encaro de boa o hiv!!! Por favor se alguém poder me responder….

      Viver com HIV ( 25/08/2016 - 9:03 PM )

      Oi Sol,

      É normal que no início do tratamento, tu perca um pouco de peso sim, mas isso se deve mais por causa do choque inicial que essa notícia causa nas pessoas, do que por causa do remédio propriamente dito. Eu perdi peso quando iniciei o tratamento. Hoje quero perder peso! 😀 Mas tu tende a recuperar teu peso sim, e quanto ao humor, talvez ainda por que está tudo muito no início, é normal bater uma certa depressão, mas hoje em dia não tenho mais problemas de perda de peso ou falta de humor. Isso há de passar para ti também!!

      Um abraço

      john ( 25/08/2016 - 9:06 PM )

      boa noite sol vc esta usando recente?isso pode acontecer recente , comigo foi assim depois passou , tome muito liquido ,sobre o peso tambem acontece mas nao fiquei triste sua alegria e seu gas para viver bem , se exercite , se alimente bem e cuide sempre do seu psicologico,se e recente seu medicamento e normal depois volta tudo .eu fiquei assim uns dias depois voltei ao normal

        Sol ( 25/08/2016 - 10:40 PM )

        Muito obrigada!!! Meu maior medo é ficar com depressão por causa do remédio pois pelo hiv estão lidando muito bem… Só qdo comecei a tomar o 3×1 que estou sentindo essa mudança de humor!!abraços

          Pedro ( 16/09/2016 - 11:19 PM )

          Eu iniciei o tratamento do 3×1 e estou passando exatamente pela mesma coisa.. eu me lido bem com a situação do hiv. fiquei 2 meses relativamente tranquilo com a situação, mas desde que comecei tenho vivido dias de desespero, a ponto de ter ataques nervosos. ta desesperador. queria saber como você está hoje

    Caio ( 25/08/2016 - 12:48 PM )

    Muito bom ler esses comentários, tomarei coragem e vou começar a tomar.
    Só mais uma duvida , moro sozinho, tem problema começar a tomar mesmo sozinho em casa? ou é tranquilo?

    obrigado ^^

      Viver com HIV ( 25/08/2016 - 12:51 PM )

      Oi Caio,

      Você pode tomar sozinho sim! É tranquilo, vai com fé, tudo vai dar certo! 😉

      Um abraço!

    Caio ( 25/08/2016 - 8:08 AM )

    Ola a todos, meu médico me diagnosticou o 3 em 1 no final de junho, peguei a primeira caixa começo de julho, a segunda começo de agosto mas até agora não tive coragem de começar a tomar, um pouco é pelo medo das reações iniciais que podem (ou não) acontecer e um pouco pela dependência de todo dia tomar e não poder esquecer.
    Lendo os comentários aqui, a maioria deles positivos aqui, me criou um pouco de coragem, mas ainda estou precisando daquele impulso de tomar o primeiro comprimido.
    Outro receio que tenho é de quando eu for numa baladinha ou festa e beber alcool depois posso tomar o remedio normalmente? O alcool não corta ou eleva o efeito dele?
    Outra é que não gostei nenhum pouco do infectologista que eu fui, achei ele muito seco e rispido, talvez fosse melhor trocar de médico né?

    Meu CD4 esta na casa dos 260 e fui diagnosticado em 2010 ele sempre oscila entre 320, 260, 240, depende muito de quando estou com uma gripe, sinusite atacada etc, mas o médico viu que era a hora de começar o 3 em 1.

    Enfim, espero que em breve eu tome essa coragem e comece.

      john ( 25/08/2016 - 8:36 AM )

      om dia caio tudo bem?a pergunta eo seguinte a vc ,vc prefere ficar mais doente e nao ter efeito em tomar os medicamentos?pois e vc ja deveria estar usando os medicamentos ,e para sua saude ,sendo assim voce ,enquanto mais vc deixa para frente querer tomar mais debilitdo fica seu organismo e voce nao ira tomar so 3em 1dae vc ira tomar mais medicamentos para sua saude ,comece a tomar este 3em 1 vc ira ficar bem e para sua saude , sobre baladas que voce comentou ,voce que sabe sua saude ,mas eu se fosse no seu lugar eu ja estarria muito bem sem nenhuma dificuldade em me cuidar minha saude ,no inicio sim da umas reaçoes mas qualquer remedio ou bebida que se toma da reaçao.entao amigo cuida da sua vida ,tome o medicamento pq ,se vc anular sempre voce ira tomar muito mais medicamentos ,este e bem simples eo 3 em 1 ok !!!torcemos que voce mude seus pensamentos ,lembre sua saude em relaçao ao hiv é1% os outros 99% que e sua vida seja feliz sempre.abraços

      Luciano ( 25/08/2016 - 10:34 AM )

      Bom dia Caio. Tome coragem e inicie logo seu tratamento. Só vai te fazer bem! Seu CD4 tá no limite. Não espere doenças aparecerem… tais como TB e toxoplasmose, como desenvolveram em mim por iniciar tarde. O 3 em 1 geralmente ftem pouco ou nenhum efeito colateral, só na primeira semana, depois volta tudo ao normal. Quanto a bebida, sempre tomei meu remédio mesmo depois da cervejinha de fds. Mas se você usar álcool todos os dias comente com seu infecto. Efavirenz e cachaça em excesso não fazem muito bem… foco e fé. Pense que iniciando logo vc ficará muito bem logo tbm.

      Viver com HIV ( 25/08/2016 - 11:57 AM )

      Caio,

      O John falou tudo o que eu penso também, você está perdendo um tempo precioso em relação ao tratamento, qualquer efeito que possa surgir será muito melhor do que uma doença oportunista, não brinque com sua vida assim, crie coragem e inicie o tratamento.

      Um abraço

      Rodrigo ( 25/08/2016 - 12:28 PM )

      olá ,
      Força Caio , não deixe seu psicologico te abater seus numeros estão no limite , lutei um m~es com meu psicologico se deveria ou não ate que um dia me olhei no espelho e disse : ” eu te amo cara ” e desde então estou fazendo uso do remedio , efeiitos colaterais passam , aumente a quantidade de agua bebioda por dia para ajudar no tratamento .
      Força quero ver seu depoimento aqui que seus numeros melhoraram .

    Rodrigo ( 24/08/2016 - 5:59 PM )

    Sou soropositivo desde 97 e desde 2001 faço acompanhamento , neste ano o medico me sugeriu começarmos o tratamento devido alteração nos meus números. Estou no 4º dia do tratamento com remédio 3 em 1 , a primeira noite foi terrível , mas as demais nada tive , nenhum efeito colateral do remédio somente uma leve tontura ao levantar que logo passa, uma das coisas que passei a fazer no primeiro dia foi aumentar a quantidade de água durante o dia para que não sobrecarregasse os rins e o figado , melhorou bastante a minha absorvição quanto ao 3 em 1 no organismo . Força , Foco e Fé .

      john ( 25/08/2016 - 7:43 AM )

      bom dia rodrigo , que bacana que vc com sua força e fe que esta se adaptando com os novos medicamentos ,realmente no inicio e assim , alguns menos outros mais , importante que vc nao se descuida nos medicamentos ,muitos liquidos e principaçmente o psicologico esteja sempre bem ,abraços ,saude , fe sempre

    wessow ( 21/08/2016 - 8:57 AM )

    Olá,ainda estou me familiarizando com o blog.Mas desde já fico Feliz em saber que não estou só nessa jornada.
    Estou no meu decimo segundo dia de tratamento com o 3 em 1,tomo-o por volta das 00;00,na nos primeiros dias so senti uma tontura leve mas depois comecei a ter uma diarreia não muito forte que ainda esta me incomodando.Mas pelo que li logo vai passar (espero)
    Agora uma pergunta ,no caso de tomar cerveja o correto seria tomar antes ou depois?

      Viver com HIV ( 21/08/2016 - 1:49 PM )

      Olá Wessow,

      O importante é que você não deixe ou esqueça de tomar o remédio. O álcool NÃO corta o efeito do medicamento, mas eu geralmente quando sei que vou beber, tomo o meu remédio no horário usual, e dou umas duas ou três horas de tempo até começar a beber.

      Um abraço

    Rick+* ( 20/08/2016 - 12:04 PM )

    A TDS DESSE MARAVILHOSO BLOG,

    Peco desculpas se ofendi alguém com meu comentário de numero 40, mas, ao ler o comentário de número 39, escrito com palavras sórdidas, o mesmo provocou uma repulsa e revolta muito grande, fazendo com que, um redemoinho se formasse dentro de mim e perdendo total controle das minhas sensações, sentimentos e emoções.
    Não pude acreditar e aceitar, que um ser humano se deixou levar pelo hedonismo a ponto de colocar em risco uma vida.
    Tento escrever sempre com palavras bonitas e positivas pra vcs, mas essa atitude desse indivíduo é muito séria e inaceitável !!!!!!!

    Com carinho,
    Rick+*

      Luiz ( 20/08/2016 - 5:27 PM )

      Rick + eu concordo com você plenamente.. tem pouco mais de 3 meses que eu estou no tratamento.. meu caso de infecção foi bem parecido com o seu.. o cara tirou o preservativo sem eu ver.. eu hoje tenho relação com pessoas HIV – porem eu me preocupo mil vezes ou ate mais com a pessoa que eu estou fazendo sexo.. o colega do post acima precisa de um tratamento psicológico… pq muitos de nós fomos infectados por que não só da nossa parte.. mas o parceiro da relação foi imprudente e não pensou nem um pouco no próximo.. isso me deixa muito triste.. espero que esse seja um caso isolado.. e que todos em nossa situação tenham consciencia.. ele será que pelo menos falou para o cara ir tomar o PreP?

      José ( 13/09/2016 - 10:24 AM )

      Certissimo

    Rick+* ( 19/08/2016 - 2:22 AM )

    Amigos Jeff e leitores,

    Qdo me descobri estar infectado em 1995, rodou um filme na minha mente, atrás de como foi q isso aconteceu…já que não praticava sexo com penetração sem camisinha. Tinha todo o cuidado ao extremo com isso, chegando a parar por várias vezes o ato da relação sexual pra conferir se a camisinha estava intacta. Era muito constrangedor, mas pouco me importava se o meu parceiro reclamasse de meu ato, parava e pronto. Nas horas do sexo oral, sinceramente, fazia sem proteção. E ainda me lembro q as pessoas falavam q a sensação de fazer oral com camisinha é como chupar bala com papel.
    Como eu sempre fazia meus exames Elisa e /ou Anti HIV, tive como me lembrar quais as pessoas q eu havia tido contato sexual.
    E me lembrei q tive algumas relações com um cara, muito atraente e sedutor, com porte másculo, o qual, todas as vezes que fui passivo com ele, tinha uma coisa q me intrigava…mas, como sempre fui muito neurótico com isso, não relaxava 100% , fazendo com q eu percebesse q a camisinha havia se rompido em alguns momentos e pedindo para ele recolocar uma nova…ele ficava sem graca, dava uma desculpa qualquer e colocava um novo preservativo, assim voltávamos ao nosso prazer. Q confesso, era muito bom!
    Isso acontecia sempre, mas me lembro q uma vez já no final da transa e eu enlouquecido de tesao, não percebi q ele estava totalmente sem o preservativo e o pior de tudo, ele já havia ejaculado dentro de mim.
    Me recordo q fiquei tão puto com aquilo q cheguei a discutir com ele. Mas, ele sempre se desculpando, dizendo q não tinha percebido ou era problema do látex.
    Bem, o tempo passou e perdemos o contato…Um belo dia, perguntei pra gerente da agência q ele trabalhava como modelo, se ele havia voltado pro estado de origem dele, pois, há muito tempo não tinha noticias dele. Ela me olhou com um olhar de espanto e na mesma hora me disse q ele havia morrido. Eu fiquei tão chocado na hora, que perguntei pra ela o que havia acontecido com ele, pois ele era muito jovem. E ela me disse q ele havia se suicidado.
    Eu fiquei parado por um tempo na sala da empresa q eu trabalhava como assistente da coordenação de Desfiles de Moda no RJ e pairou um silêncio absoluto dentro de mim.
    Ninguém sabia da nossa relação na empresa, nem por parte dos amigos dele, só alguns amigos meus sabiam e o conheceram. Mas, achava q ele era reservado, pois todas as vezes q fui ao encontro dele em seu apartamento em Ipanema, ele estava só. Ficávamos ali, ou íamos pra algum motel no carro dele…
    Amigos, de forma alguma eu estou o culpando de ter passado o vírus pra mim, pois não posso afirmar com todas as letras q ele era portador. Mas, confesso aqui perante todos vcs q foi uma descoberta muito dolorosa e difícil de se digerir, pois eu pensava muito o que levaria um cara tão bonito e talentoso tirar a própria vida? q motivo perturbador seria esse q rondava na sua mente? e porque motivo as camisinhas estavam sempre estouradas?…
    Depois de tanto pensar nessa situação e não chegar a conclusão alguma, pois não conhecia ninguém da familia dele de MG e nem amigo algum, resolvi deixar pra lá, pois aquilo só me fazia mal e a sofrer ainda mais…
    ***Acredito na VIDA e em DEUS e tenho plena consciência dos meus atos, pois me deito e durmo…acredito na lei do retorno…acredito q aqui se faz e aqui se recebe.***
    Francamente, não gosto de falar sobre essa passagem, pois, mesmo tendo passado tantos anos, isso ainda me causa um certo desconforto dentro de mim…
    Mas, resolvi expor essa passagem na minha vida e dizer q se alguém em plena consciência tiver essa coragem de passar o virus pra alguém, essa pessoa deve ter muito cuidado com esse ato, pois hj é considerado CRIME! E tem que denunciar um ser humano de tão mal caráter.
    Pois, não é justo uma atitude tão monstruosa quanto essa!

    E DEIXO O MEU RECADO, PARA QUEM NAO GOSTA DE CAMISINHA O MELHOR Q TEM A FAZER É VIRAR ASSEXUADO OU PENSANDO BEM, COMPRE UM ANUS, UMA VAGINA, UM PÊNIS DE BORRACHA, UMA BONECA INFLAVEL E TA RESOLVIDO O SEU PROBLEMA!

    Um abraço a todos.
    Com carinho,
    Rick+*

    Jones ( 18/08/2016 - 8:13 PM )

    Pessoal, estou pra baixo pq fiz algo que não deveria. Nunca gostei de transar com camisinha (sempre confiante que comigo não aconteceria-quebrei a cara). Depois que eu descobri, a primeira coisa que me preocupei foi: putz, agora só vou poder transar com camisinha; como vai ser difícil! Pois bem, estou me sentindo mal pq hoje eu não resisti. Apesar de falar com o cara pra deixar eu colocar a merda da camisinha ele ja foi pra cima penetrando e no calor do momento, com aquela sensação que eu sabia que nunca mais teria, acabei deixando (fui ativo). Estou muito fraco pra negar, pra dizer não…preciso de ajuda pra poder aprender a dizer não, a resistir a tentação, sob o risco de eu me reinfectar e infectar outra pessoa. Minha carga nem está zerada ainda. Estou decepcionado comigo e com medo de ter contraído de novo. Devo talvez procurar uma psicóloga?

      Luciano ( 18/08/2016 - 9:17 PM )

      Jones, sou ninguém pra criticar alguém, mas fiquei chocado com o que li. Sua preocupação maior deveria ser não infectar alguém. Seu parceiro da transa mencionada é positivo também? Eu entendo que as pessoas se importam pouco em se prevenir e que os novos casos são alarmantes em número, mas você sabe da sua condição… Se alguém se contaminar que não seja através de você, deliberadamente. O tratamento talvez te faça bem sim.

      john ( 18/08/2016 - 9:33 PM )

      boa noite jones , vc deveria pensar nao so em vc mas quem esta ao eu lado,lembre que adianta vc esta tomando medicamento e nao se cuidando dae e nao se gostar nao se amar, sobre o fato de vc ,pedir a ele a por camisinha ele nao deixa enfim vc se auto chantagiou perante a situaçao ,saiba que cada um tem seu virus ,entao reflita oque vc esta fazendo com vc ,sexo tens um monte ele nao e unico ser na existencia .pense , refilta e se relamente vc quer procura uma psicologa ,mas esforçar a vencer seus naos a situaçoes como esta ;abraços sorte sempre

      Viver com HIV ( 19/08/2016 - 12:50 AM )

      Amigo Jones,

      Não cabe a mim julgar tuas atitudes, longe de mim, esse é um tópico muito polêmico e delicado, ao meu ver tu errou sim ao não conseguir dizer não, mas também assim como tu errou ele também errou, pois se ele não se importou em fazer sem proteção, é porque ele também acha que isso jamais aconteceria com ele. Ou é desinformado mesmo sobre o assunto. Mas acho que, tu, mais do que ninguém, sabe como é ruim ter HIV. E você deveria impor a sua vontade. Entenda que não estou te julgando de maneira nenhuma apenas estou dizendo o que penso, e penso ainda que uma psicóloga seja um bom caminho! Eu precisei dessa ajuda no inicio da minha descoberta, para aprender a me impor e impor minha vontade. Um abraço cara e muita sorte.

      Luiz ( 20/08/2016 - 5:28 PM )

      Olha o mínimo que vc deve ou deveria ter feito ou deve fazer pq ainda está em tempo é avisar a ele.. para ir tomar o PreP – Profilaxia pós exposição

    Luciano ( 17/08/2016 - 3:36 PM )

    Carga viral zerou, cd4 1100, mas os efeitos colaterais estão acabando comigo…

      Henrique ( 17/08/2016 - 3:47 PM )

      Fica calmo vai passar!!!

        Luciano ( 18/08/2016 - 9:20 PM )

        Já iniciei o tratamento há um ano, Henrique. Hoje passei por consulta com o infecto e ele trocou o esquema…

      john ( 17/08/2016 - 8:01 PM )

      efeitos sao apenas no inicio ,tente tomar muita agua se alimentar bem e comente com seu medico.

        Luciano ( 18/08/2016 - 9:21 PM )

        Já iniciei o tratamento há um ano, John. Hoje passei por consulta com o infecto e ele trocou o esquema…

    Rick+* ( 15/08/2016 - 1:32 AM )

    Queridos amigos,
    Vou deixar uma mensagem que li, e q achei bem interessante…espero q vcs gostem.

    ……………………………………………………”CALMA”………………………………………………………..

    Se vc está no ponto de estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar.
    Se o motivo é moléstia no próprio corpo, a intranqüilidade traz o pior.
    Se a razão é enfermidade em pessoa querida, o seu desajuste é favor agravante.
    Se vc sofreu prejuízos materias, a reclamação é bomba atrasada, lançando caso novo.
    Se perdeu alguma afeição, a queixa tornará vc uma pessoa menos simpática, junto de outros amigos.
    Se deixou alguma oportunidade valiosa para trás, a inquietação é desperdício de tempo.
    Se contrariedades aparecem, o ato de esbravejar afastará de vc o concurso expontâneo.
    Se vc praticou um erro, o desespero é porta aberta a faltas maiores.
    Se vc não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga a distância entre vc e o objetivo a alcançar.
    Seja qual for a dificuldade, conserve a calma trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução.
    ***

    Desejo a todos uma ótima semana e com muita CALMA…
    Com carinho,
    Rick+*

      john ( 15/08/2016 - 9:48 AM )

      muito bancana a mensagem

        Rick+* ( 16/08/2016 - 4:51 PM )

        Oi john!
        Fico feliz por vc ter gostado!

        Um abraço
        Com carinho,
        Rick+*

    Eduardo ( 14/08/2016 - 11:36 AM )

    Olá, estou precisando de ajuda. Descobri em abril desse ano que sou portador de HIV e desde então comecei com o tratamento com todo entusiasmo. Porém, o tratamento tem me desanimado, as coisas não tem funcionado tão bem assim. Já é a terceira vez que troco os medicamentos e eles me provocam alergia, comecei com o 3 em 1, depois outra combinação com o Efavirenz para confirmar se a alergia era causada por ele, e por ultimo, uma combinação com o ritonavir que novamente provocou a reação alérgica. Tudo isso tem me desanimado, pois, nenhum tratamento tem sido eficaz. Alguém já passou por algo semelhante? Alguém pode me dar algum conselho? Sei lá, ando bem chateado com isso 🙁

      John ( 14/08/2016 - 2:32 PM )

      ola eduardo 1 de tudo calma ,mantem seu psicologico calmo,e assim muitos medicamentos no inicio da reaçoes ate o organismos acostumar ,tem varios tipos de remedio converse com seu medico,veja tudo oque vc faz ,desde oque se alimenta e como vc usa o medicamento ,faça exercicios ,mas lembre fale com seu medico isso importante.tem varias combinaçoes de medicametos.

      Breno ( 15/08/2016 - 5:57 AM )

      Oi Eduardo bem, quanto a alergia voce pode ver ai acima que estava insuportável, hoje é o quinto dia e a coisa amenizou. Por mais horrivel que foi essa alergia, eu so tentava mentalizar que eu precisava ultrapassar essa fase pra ter alivio, porque eu entendia que me corpo estava reagindo ao remedio mas que ele precisava se acostumar.

      Agora sao 06:00 da manhã e nao dormi…passei toda a noite em claro. Tudo bem! Depois da alergia, a insonia ficou ate gostosinha, passei a madrugada pondo minhas series em dia. Mas o principal é ter pensamento positico. Realmente acredito que estes primeiro mês, talvez o segundo e terceiro, vão ser foda….mas tudo sera por um bem maior.

      Acredite nesse bem maior, acredite que você só precisa superar essa fase para viver bem. Não é uma fase fácil, mas é necessária.

    Breno ( 12/08/2016 - 8:17 AM )

    Gente, por favor, quem teve reação alérgica, como foi? Aos 14 dias tomando o 3 em 1 minha pele encheu de manchas vermelhas. No outro dia aumentou e começou a coçar. Hoje no 16 dia ta coçando muito, meu corpo ta muito vermelho, parece que peguei muito sol! Minha médica passou ontem o antialérgico loratadina 1x ao dia, mas não to vendo resultado. Eu só queria que a coceira passasse logo, ta insuportável!!!

      John ( 12/08/2016 - 1:58 PM )

      ola breno tudo bem , vc deve comentar a seu medico isso ate porque ja faz 14 dias que esta assim e porque seu medicamento esta dando alergia?qual a cor que vc esta usando , branco ou amarelo .apesar de ambos serem a mesma coisa so apenas laboratorios diferentes.mas avise ao seu medico imediatamente .algumas pessoas estao tendo alergias como o comprimido branco outros com amarelo

        Breno ( 12/08/2016 - 7:30 PM )

        Não, a alergia começou no décimo quarto dia. Hj tem 3 dias de alergia. O que estou usando é amarelo. Eu falei com ela logo que começou e ela passou o Loratadina, mas a urticaria está mega forte.

          Breno ( 12/08/2016 - 7:31 PM )

          Corrigindo: Branco, não amarelo.

          John ( 12/08/2016 - 8:14 PM )

          entao assim ,quando vc terminar o branco e talvez tome o amarelo analise os efeitos dos dois , pq eu tive reaçoes diferentes entre os dois sendo que o branco para mim e tranquilo o amarelo me deixa me batendo a noite na cama sem sono,ja relatei ao medico ele disse que nao e culpa dele e do ministeiro da saude que muitas vezes mandam ou branco ou amarelo .vc usa outro medicamento alem do 3 em 1 ?observe tudo qoeu vc usa e come para ver se nao esta te dando reaçoes juntos

            Breno ( 13/08/2016 - 2:10 PM )

            Eu estou usando somente o Finasterida 1mg. Tb passava o minoxidil topico, mas ate resolver essa alergia, eu suspendi. Hoje é o terceiro dia e sem sinais de melhora…. sem manchas pq o vermelho ja tomou conta. To parecendo um pimentão coçando!

            John ( 13/08/2016 - 3:11 PM )

            vai observando se esta melhorando

          Vanessa ( 01/09/2016 - 1:28 PM )

          Breno, sua alergia passou? Teve que trocar o remédio ou manteve o mesmo, e quanto tempo demorou para ela passar?

    Rick+* ( 11/08/2016 - 10:18 AM )

    Olá Rapha!

    Vcs tem a Sorte de estarem um ao lado do outro, ajudando e dando forças nesse momento. Que linda a relação de vcs, pois, quem ama suporta tudo.
    A união só cresce e se fortalece, por ser uma verdadeira ligação.
    To aki torcendo pelo resultado negativo no seu exame, mas,…caso seja positivo, não se desespere e encare o problema de frente.
    MUITA CALMA NESSA HORA…
    Desejo toda “FELICIDADE” do mundo pra vcs!!!!!!!!!

    Com carinho,
    Rick+*

    Rapha ( 11/08/2016 - 4:25 AM )

    Boa noite a todos antes de tudo quero parabenizar o blog e todos que nele buscam auxiliar de alguma forma construtiva curti muito tem ajudado!

    Meu parceiro e eu fazemos parte desta triste estatistica, mas firmes!
    Hoje ele iniciou o tratamento do 3×1.
    E estou acordado observando caso ele precise de algo ou tenha alguma reação forte ele está dormindo com sono pesado
    Amanhã pegarei o meu resultado e confesso estar um pouco nervoso, mas preparado pra encarar esse tal efeito (risos)
    Caso de + Vou iniciar o meu tratamento após ele estar bem para que ele possa fazer o mesmo por mim quando eu iniciar.

    Valeu abraços!

    Adriano ( 04/08/2016 - 5:16 PM )

    Dia 11 de agosto vai completar 1 mês que estou tomando o “3 em 1” TODOS os dias, as 22:00 em ponto! Na primeira noite, tive como efeitos um pouco de insônia e suores noturnos. Do segundo dia em diante, nada de insônia. Os suores noturnos ainda continuam porém com menor intensidade.

    Para você que está com medo, ENFRENTE com muita coragem, coma cabeça erguida e JAMAIS deixe de tomar o remédio no horário correto! Claro que cada organismo reage de uma forma diferente, mas logo na primeira semana, os sintomas que estava sentindo antes de começar a tomar o “3 em 1”, que eram dores de cabeça, uma tosse seca horrível e que me atrapalhava muito, diarreia, vômitos, enorme perda de apetite, perda de peso acentuada… tudo isso cessou em 1 semana!

    Como disse, claro que varia de pessoa para pessoa, mas foi incrível os resultados logo na primeira semana. Estou ganhando peso novamente, minha auto estima está aumentando a cada dia!

    Notei que a vontade de urinar aumentou, porém, isso claro que tem influência devido a eu ter aumentado bastante o consumo de água ingerida no dia a dia, devido a toxidade do “3 em 1”.

    Infelizmente não procurei iniciar o tratamento assim que descobri minha condição HIV positivo, em 2012. Demorei 4 anos para iniciar tratamento. Não cometam o mesmo “erro”, evitem o surgimento de qualquer doença oportunista! Tenha certeza que você terá uma vida saudável desde que se cuide, principalmente no quesito alimentação!

    Abraços e fiquem todos com Deus!

      John ( 05/08/2016 - 8:25 AM )

      bom dia amigo eu tambem descobri a 3 anos atras e so agora em 3 meses estou usando o medicamento 3 em 1 estou super bem .claro as reaçoes sao normais no inicio de pessoa para pessoa.no meu caso ja estava bem antes so por preucauçao o medico pediu para começar a usar ,tambem me deu suores , alucinaçoes ,e dormencia nas maos ,nao me deu vomitos nem diarreia ,mas a vida continua que bom que maravilhoso que vc esteja bem,abraço a vc e a todos

        Adriano ( 05/08/2016 - 5:30 PM )

        Boa noite amigo!
        Exatamente, as reações variam de pessoa para pessoa. O que tive na primeira noite foi insônia e suor noturno. Eu realmente comecei a tomar porque tive os sintomas que falei, e isso começou alem dos sintomas, me deixar fraco. E como a perda de apetite foi enorme, e o emagrecimento também, não podia mais fechar os olhos para o que eu tinha! E graças a Deus, e ao infectologista e principalmente ao remédio “3 em 1”, estou cada dia melhor! Não posso afirmar quanto tempo isso vai durar, se algum dia esse medicamente não fará mais efeito, mas até o momento, semana que vem fazendo 1 mês que estou tomando, estou me sentindo super bem! Fico muito feliz que esteja bem também, e que todos nós continuemos assim sempre!
        E quem estiver lendo isso, se cuide, se proteja! Em primeiro lugar, camisinha sempre! Em segundo lugar, tome o remédio sempre no horário correto, JAMAIS deixe de tomar! E em terceiro lugar, cuide muito bem da sua alimentação! Isso é e vai ser determinante para ter uma vida longa, com saúde e muito feliz!

        Abraço a você tbem Jhon e a todos!

      Rapha ( 11/08/2016 - 4:09 AM )

      Boa noite!
      Muito bacana sua msg 😉

        John ( 11/08/2016 - 9:52 AM )

        antes de qualquer coisa amigo esteja bem informado para estar bem contigo proprio e lembre sempre isso e apenas 1%em sua vida os 99%restantes e sua vida suas alegrias do dia a dia

    Figueredo ( 04/08/2016 - 1:28 PM )

    Sim…também sinto tontura leve se levantar à noite ou nas primeiras horas do dia. Fora isso. Me sinto melhor que antes. Avante amigo. A vida nos espera.

      John ( 04/08/2016 - 4:54 PM )

      isso e normal nos 1 dias depois normaliza

    Rick* ( 04/08/2016 - 1:22 AM )

    Eaew Douglas!?
    Como vc está?
    Brother, nao deixe esse vírus embarcar nos seus pensamentos, pois de nada adiantaria, só atrapalha e prejudica.
    Eles tem pavor de infectologista, por isso se vc ainda não foi, corra pro posto de DST/AIDS mais próximo de vc. E encare o problema logo, não fique se perguntando “AONDE FOI Q EU ERREI ?”…isso é bobagem e perca de tempo.
    Descobri ser positivo a 21 anos e vc não era nem nascido, e olha, q já perdi vários amigos(as) por acidentes, por excesso de álcool e drogas, por outras doenças, mas nenhum por HIV…
    E só à dois anos q tomo os antirretrovirais, no começo senti um pouco de tontura, mais não sinto mais, tomo e vou me deitar. A única coisa q ainda não mudou, foram meus sonhos vividos, mas confesso, q me amarro neles, pois cada noite é uma viagem diferente e alucinante.
    Douglas, se quiser conversar mais, me mande uma resposta.

    Fica Deboa
    Com carinho,
    Rick*

      Felipe ( 06/08/2016 - 9:50 PM )

      Troquei o meu medicamento e a única diferença é que perdi peso e tô assustado com isso……

    Breno ( 02/08/2016 - 9:12 AM )

    Olá. Tomo meu medicamento as 23h. No sábado tenho uma festa que começa 0h e termina tarde. A médica havia me dito para tomar antes de sair (ou até levar comigo se eu estiver fora no horário). A farmacêutica disse para não tomar e sair de casa, ou seja, tomar ao retornar da balada.Comecei a tomar tem uma semana e os poucos efeitos colaterais como tonteira tem diminuído muito. Como devo proceder?

    Na segunda hipótese: Não bebo álcool, mas queria usar um “aditivo”. Há algum problema?

    Obrigado.

      Viver com HIV ( 03/08/2016 - 12:36 AM )

      Amigo Breno,

      Se o “aditivo” que tu se refere é o ecstasy, saiba que é extremamente perigoso! Segundo os médicos e o ministério da saúde, já houveram casos de óbitos em pessoas que misturaram o medicamento com o ecstasy. Na dúvida, eu não arriscaria.

      Um abraço

        Breno ( 03/08/2016 - 3:48 PM )

        Na hipótese 1, eu não tomando aditivos, ou que ficasse só em alcool moderadamente, o ideal seria tomar antes de sair ou após retornar? Fico com medo de dar problema entre a hora que eu deveria tomar (23h) e a hora que eu efetivamente tomar (6h) caso deixe para depois da festa.

          Viver com HIV ( 04/08/2016 - 2:12 PM )

          Breno,

          Tu pode beber normalmente, o alcool não corta o efeito do remédio. eu geralmente, quando vou beber, tomo o remédio e umas 2 horas depois começo a beber.

          Um abraço

    Guilherme ( 24/07/2016 - 1:31 AM )

    Olá… Nos últimos dias de junho resolvi fazer uma bateria de exames, coisa que nunca tinha feito e pedi ao médico que incluísse o exame de HIV. Quando fiz os exames, se passaram alguns dias em que todos os resultados saíam menos o do HIV; foi quando me ligaram do laboratório solicitando que eu fosse colher uma segunda amostra. Naquele dia meu mundo caiu, me lembro de ficar com a boca seca, quase não conseguia respirar,e para piorar estava no trabalho e tinha que agir normalmente. Eu sabia que esse pedido de uma segunda testagem era porque a primeira havia dado positiva. Fui colher a segunda amostra e como estava prestes a sair de férias, decidi que não iria saber o resultado até voltar das férias; não queria passar 30 dias de férias preocupado com algo ao invés de me divertir e relaxar. No retorno de viagem resolvi ir ao médico. Levei os exames, que não havia olhado os resultados ainda, e entreguei ao doutor. Ele ia lendo um a um, e quando chegou no de HIV, me lembro das palavras dele: É… DEU REAGENTE! MAS VOCÊ MEIO QUE JÁ SABIA DISSO NÉ?! Ele foi bem didático, disse que eu deveria procurar um infectologista o mais rápido possível, se possível naquele dia mesmo, no dia 21 de julho de 2016, o dia que soube meu resultado. Nesses dias que se passaram, não há um momento sequer que eu não deseje que tudo seja um engano, que tudo seja um sonho, que eu acorde e nada disso seja verdade. Infelizmente sei que é. Na segunda irei ao médico para saber o que fazer agora, quais os remédios terei que tomar. O que mais me assombra são os efeitos colaterais do primeiro dia, os pesadelos, os sonhos e tudo o que vem junto. Não sinto vontade de dizer nada para ninguém. Por enquanto nem eu aceitei ainda. Espero que essa sensação passe logo, esse sentimento de ter sido tão idiota e ter transado sem preservativo; de ser uma pessoa esclarecida à cerca do assunto e mesmo assim ter me deixado levar pelo tesão do momento.
    Venho lendo os relatos do blog e eles têm me ajudado bastante nesses primeiros dias.

      john ( 24/07/2016 - 8:00 PM )

      ola amigo ,os efeitos sao apenas por 3 dias depois passa no seu organismo,vc deve tomar sempre a noite antes de durmir ,ser diciplinado para tomar medicaçao so iso apenas ,pouco do nosso medo e psicologico mesmo depois isso passa saiba ter calma e fazer tudo que seu medico lhe mandar nao deixe de perguntar algo sobre ele,eu começei a usar faz 3 meses e nada mudou em mim apenas como lhe disse que entre 3 dias vc ira ter reaçoes que isso e normal no organismo ,faz esportes vc seja diciplinado com sua saude e vc ira estar sempre bem .abraços

    John ( 19/07/2016 - 10:31 PM )

    gostaria de saber porque o remedio 3em 1 amarelo e maior do que o branco?e porque o efeito das reaçoes sao diferentes ?

      Viver com HIV ( 19/07/2016 - 10:55 PM )

      Se o comprimido é o mesmo não deveria ter reações diferentes, quanto ao tamanho isso varia conforme o laboratório. Se você está sentindo outras reações com esse remédio que teoricamente seria o mesmo, você deve conversar com o seu médico sobre isso.

    claudeth ( 19/07/2016 - 7:56 AM )

    O que acontece se eu esquecer de tomar o comprimido em dois dias o que acontece?

      Viver com HIV ( 19/07/2016 - 10:26 PM )

      O que pode acontecer é que o vírus crie resistência ao medicamento e o mesmo não vai funcionar mais, aí consequentemente você precisar trocar a medicação e com a nova medicação podem surgir novos efeitos colaterais. Procure não esquecer de tomar, eu coloco o celular a desperta todos os dias na hora do remédio, assim eu não esqueço nunca!

      Um abraço

      Carlos eduardo ( 20/07/2016 - 1:47 PM )

      Amiga, dê um jeito de não esquecer,eu coloco meu celular para despertar todos os dias as 20:30 com a mensagem SORRIA e a partir dai lembro que preciso tomar meu medicamento, geralmente quando saio de casa e sei que não voltarei antes deste horário eu levo um comprimido comigo enrolado em um guardanapo dentro do bolso. Qualquer coisa é válida e o importante é não deixar de tomar porque atrapalha nosso tratamento.

    Doug ( 14/07/2016 - 12:41 AM )

    Meu nome é Douglas tenho 19 anos, e descobrir hoje que sou soropossitivo, estou com medo e não sei por onde começar –‘ :'(

      Viver com HIV ( 14/07/2016 - 1:10 AM )

      Olá Douglas!

      Primeiramente procure ficar calmo. Eu sei que parece meio impossível agora, mas tenta. Em segundo lugar, você precisa procurar um médico, infectologista.

      Um abraço.

      John ( 14/07/2016 - 9:18 AM )

      ola amigo , fique calmo ,converse com seu medico tire todas as duvidas e use corretamente o medicamento ,sua vida ira continuar normalmente apenas tu vai usar medicamento para ficar controlado o virus no seu organismo ,força e continue sua caminhada ,noa tenha medo .lembre seu coeço e so usar medicamentos ,seu medico vai lhe informar tudo sbre uso.

      Henrique ( 24/07/2016 - 8:13 PM )

      Calma Douglas vai dar tudo certo!!! Procura um infectologista…

    JV ( 05/07/2016 - 3:05 PM )

    Olá pessoal. Fiz exames de 6 meses após o início do 3×1 e estou com uma leve hepatite. Havia feito com dois meses e estava tudo bem. Agora isso. Meu médico pediu para repetir daqui 2 semanas. Caso persista o problema teremos que trocar de medicamento. Ele diz que o Efavirenz é bem tóxico. Falou que pensa no tal esquema que deixa uma leve icterícia. Não sei bem o nome. Dizem sem um esquema ótimo, até melhor que o Efavirenz. Alguém sabe algo sobre esse esquema? Seu comentário foi editado por violar as políticas de privacidade e funcionamento do blog, para saber mais leia em: http://vivercomhiv.com.br/politicas-de-privacidade-e-funcionamento-do-blog

      John ( 06/07/2016 - 11:19 AM )

      mas vc antes nao tomou as vacinas contra hepatites e fez exames?

    Solange ( 05/07/2016 - 10:43 AM )

    Olá, pessoal!
    Descobri que sou soropositiva há 6 dias, pelo fato da descoberta do meu marido que se encontra internado há 1 mês, farei exames da cv e cd4 daqui 2 dias, dia que consegui. Como disse ele está internado, está tomando o 3 em 1 há duas semanas, nos últimos 3 dias ele na parte da noite e manhã não fala coisa com coisa, isso me preocupa muito. Quando descobri a doença foi como se tivesse levado um soco na boca do estômago, pois esperava qualquer diagnóstico dele menos isso. Mas encaro com menos neura, afinal o que ele tem (nós temos) pode ser tratado, não é uma sentença de morte, pode-se viver bem, apenas fazendo o tratamento corretamente. Espero que ele fique bom e bem logo. O cd4 dele estava 27 – extremamente baixo. Vocês sabem de alguém que passou por situação semelhante e vive bem hoje? Eu quero ver logo os resultados dos meus exames, pois o quanto antes quero me tratar e viver para ver minha filha linda progredir na vida.

      John ( 06/07/2016 - 11:17 AM )

      olha solange teria que ver se ele ja tinha virus e nao se medicou antes ,pode acontecer isso ,mas tem casos sim que se recupera muito bem mas cada caso e um caso.

        solange ( 07/07/2016 - 9:05 AM )

        ele não se medicou antes, nem sabia da situação. ficou sabendo há menos de 1 mês. Essa confusão mental é passageira?

          John ( 07/07/2016 - 10:10 AM )

          medicamento 3 em 1 ele pode dar tonturas ,no inicio nao e todos que tem isso , reaçoes sao de cada pessoa ,no meu caso meu deu alucinaçoes no 1 dia e tonturas muito ,as vezes ficava tiste ou alegre , mas isso so foi em 3 dias depois voltou tudo normal ,no caso dele nao saberia lhe dizer porque e mais grave .mas lembre cada um de nos responde diferente a reçao quando usa medicamento.eu uso a noite antes de dormir que dae fico mais tranquilo ,torcemso que vcs ambos fiquei sempre bem e lembre cada caso e unico nao se espelhe com o dos outros e sempre se informe vc e converse tudo com seu medico oque vc sente

      Fernando ( 07/07/2016 - 9:21 PM )

      Olá Solange!

      Quando descobri meu CD4 estava em 25 e a CV em 545.000.

      Fiquei internado 1 semana com uma candidíase esofágica e 4 meses depois meu CD4 passou para 191 e CV 76.

      Tomei o 3×1 desde o início do tratamento e mais outras medicações.

      Atualmente, 6 meses depois de iniciar o tratamento estou indetectável.

      Hoje vivo muito bem e feliz!

      Ajudou muito a alimentação saudável, os exercícios físicos e e uso da medicação de forma responsável (mesmo com os efeitos colaterais que tive com algumas das medicações).

      Apoie o seu marido o quanto puder porque quando ele melhorar também te apoiará e juntos será mais fácil seguir sempre adiante.

      Força para o seu marido e para você!

      Abraços!

      Fernando.

    John ( 04/07/2016 - 7:56 AM )

    bom dia ,estou usando a 1 mes o 3 em 1 branco ja no segundo mes uso 3em 1 amarelo porque a mudança ?gostaria de saber porque mudança da cor ja que e mesma coisa eos efeitosdo amarelo para mim como se fosse tomar pela 1 vez .alguem pode me responder ?

      Viver com HIV ( 04/07/2016 - 11:05 AM )

      Amigo John,

      De vez em quando a embalagem e a cor do remédio mudam, pois muda o laboratório que fabrica o remédio, mas é a mesma coisa e não vai te provocar nenhum outro efeito colateral por ser um laboratório diferente! Pode ficar tranquilo.

      Um abraço

        John ( 04/07/2016 - 11:40 AM )

        pois e eu senti uam pequena reaçao mas vou aguardar durante 3 dias

          Viver com HIV ( 04/07/2016 - 12:21 PM )

          E você não sentia essa reação com os medicamentos anteriores??

            John ( 04/07/2016 - 8:51 PM )

            eu comecei a usar os medicamentos a 1 mes com 3em 1 branco fiquei tonto por 3 dias no inicio , como ja estou no segundo mes quando fui buscar medicamento fiquei surpreso que e amarelo dae tomei hj e tive mais tontoras fortes , ,minha duvida eo seguinte para que me deram o amarelo se o branco estava ok?acho que como somos usuarios temso direito de escolher , eu me sentia tudo bem com o branco

          luiz ( 04/07/2016 - 8:49 PM )

          Você teve alergia ao 3 em 1 John?

            John ( 06/07/2016 - 11:14 AM )

            bom dia luiz tive uam reaçao quando tomei o amarelo 3 em 1 ,mas passou como tinha dito iria aguardar em 3 dias se enfeito ia parar ,mas estranho mesmo sair do 3 em 1 branco para usar o 3 em 1 amarelo

    Monte ( 28/06/2016 - 8:16 PM )

    Fui diagnosticado soropositivo em 2013, porém hoje completo 01 mês do início de meu tratamento com o medicamento 3 em 1. Tenho que confessar que minha primeira noite foi terrível, com muita tontura, fraqueza no corpo. Consegui dormir bem e no dia seguinte, nada ! Nos dias seguintes também não senti mais nada. Eu agradeço muito a Deus pois após aquela primeira noite terrível, nunca mais senti nenhum desconforto com a medicação. Tomo o comprimido por volta das 23 horas e me deito a meia noite sem sentir nada. Cheguei a imaginar que a medicação não estava surtindo efeito por ter tido apenas uma noite de desconforto. Hoje foi minha primeira consulta com minha infectologista e ela ficou muito feliz com minha adaptação ao remédio. Amanhã já farei um novo exame pra verificar o CD4 e CD8 e Carga Viral após o início do tratamento. Será a primeira verificação e estou com muita esperança que vou estar com resultados positivos de melhora. Agora o que eu gostaria de saber e se alguém se sentir confortável em conversar comigo vou agradecer muito, o que levou vocês a investigarem suas sorologias ? Rotina ? No meu caso eu comecei a apresentar um quadro constante de Neuropatias Periféricas. Busquei um neurologista que, nos exames solicitados por ele, descobri que era soropositivo. Na época meu CD4 estava por volta 950 a 1.030, o que é ótimo, mas ele me explicou que a simples presença do vírus no organismo poderia provocar a neuropatia periférica. Alguém mais apresenta quadros de Polineuropatia Periférica decorrente do vírus ?

    Ygor ( 23/06/2016 - 4:01 PM )

    Boa tarde! Então comecei meu tratamento essa semana a 3 dias e único efeito a senti até agora e logo nas primeiras horas , parece que usei muita droga fico meio aerio e tonturas mais ao longo do dia vai melhorando , essa sessão passa ou irei sentir isso sempre , queria ajuda de alguém quem passou por isso ou intenda !obrigado abraço

    Lucas ( 20/06/2016 - 1:24 AM )

    Gente fui diagnosticado com Hiv ano passado e em janeiro começei o tratamento . Os sintomas vieram muito fortes em mim também, tonturas que duram horas sonhos vividos mas o que está me chamando atenção é que eu meu olho esquerdo lacrimeja muito durante a noite isso nunca aconteceu antes do tratamento e tenho tido várias crises de enxaqueca também nunca tive antes do tratamento apareceram também dois caroço no céu da minha boca alguém teve esses efeitos ? Estou preocupado .. Na última consulta estava com CV de 150 e CD4 de 490 gostaria de saber também se alguém com mais tempo de tratamento continuou tendo essas tonturas … obrigado

      Claudio Maluf ( 23/06/2016 - 3:13 PM )

      Boa tarde Lucas, quando comecei meu tratamento tive alguns problemas com sono, a princípio raramente dormia e quando acontecia tinha muitos sonhos estranhos e até pesadelo. As tonturas eram constantes e enxaqueca diárias. Conversei com meu infectologista que disse que era normal pois na época usava o Efavirenz, Tal medicação tem como efeito colateral algumas mudanças neurológicas. Depois de muita insistência meu médico trocou a medicação e retirou o Efavirenz. Depois disso minha vida começou a se equilibrar e hoje tenho uma vida normal e feliz.
      Vou te falar que até penso em tomar o remédio 3 em 1, mas tenho muito medo e com isso continuarei com minha medicação 2 vezes ao dia (sendo 3 comprimidos pela manhã e 2 a noite).
      Espero que você consiga superar tais efeitos colaterais.
      Um grande abraço

    Alexandre ( 09/06/2016 - 10:37 AM )

    Olá a todos! Gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre o tratamento de LDN (low dose naltrexone) e Ozonioterapia. Alguém tem acompanhamento com nutrólogo? Obrigado!

      Claudio Maluf ( 23/06/2016 - 8:42 AM )

      Bom dia Alexandre, eu faço uso da LDN . Desde que descobri minha sorologia já procurei um infectologista imediatamente, ele de pronto já introduziu a medicação(que mudei 2 vezes devido aos efeitos colaterais psicológicos, dentre eles o Efavirenz, mas outro dia lhe conto). Depois de 8 meses da minha medicação meu CD4 caiu demais e os vírus voltaram al meu sangue, foi quando procurei um médico homeopata/ortomolecular que me receitou a Naltrexona LDN….e com isso meu CD4 triplicou e a carga virou se tornou indetectável. Levei os exames ao meu infectologista que mandou repetir os exames pois não acreditava. Disse a ele que estava tomando estava medicação suplementar aos antirretrovirais, e meu infectologista disse que isso esta medicação não serve de nada e o que fez com meu CD4 voltasse ao normal foram os antirretrovirais. Não quis discutir com ele, afinal ele é diretor de um grande hospital e estuda AIDS desde o surgimento. No entanto, o que posso lhe afirmar é que nunca mais deixei de tomar a LDN, tomo todos os dias entre 21;00 e 24:00hs. Esta medicação somente um médico pode lhe passar.
      Como estudo muito a respeito de terapias alternativas também acompanho as matérias do Dr. Lair Ribeiro, médico conhecido internacionalmente com várias publicações que fala sobre LDN e ozonioterapia, que vale a pena você conhecer.
      Alexandre caso tenha alguma dúvida estou a disposição.
      Um grande abraço

        Alexandre ( 24/06/2016 - 12:41 PM )

        Bom dia Claudio. Muito Obrigado por sua resposta! Seu comentário foi editado por violar as políticas de privacidade e funcionamento do blog, para saber mais leia em: http://vivercomhiv.com.br/politicas-de-privacidade-e-funcionamento-do-blog

        Alexandre ( 28/06/2016 - 1:31 PM )

        Oi Claudio!
        Tenho dúvidas sim…rs mais uma vez Obrigado!
        Não tinha observado sobre a Política de Privacidade e postei erradamente meu email… Já me desculpei.rs
        É impressionante como esse assunto (terapias alternativas como LDN, ozonioterapia e autohemoterapia) é nebuloso e difícil de encontrar pessoas ou profissionais, pelo menos no RJ (fato que me entristesse e me isola…).
        Tenho pesquisado muito a respeito e me surpreendido positivamente com os resultados.
        Concordo plenamente com o que você diz, mas infelizmente ainda não encontrei um médico homeopata/ortomolecular que pudesse me ajudar…
        Um grande abraço

        edy ( 03/08/2016 - 2:18 PM )

        Boa tarde Claudio Maluf voce sabe se aqui no rio de janeiro tem algum médico que trabalha com esse tratamento

    Carlos ( 07/06/2016 - 5:29 PM )

    Oi amigos, quando iniciei a terapia do 3 em 1, minha maior aflição em aderir ao tratamento era ficar sem a medicação. Então relatei essa preocupação ao meu médico que criou um esquema bastante interessante para mim, ele aviou a receita e como eu estava muito bem, me disse para iniciar o uso dali 25 dias, marcando a proxima consultaa partir dessa data e a partir daí o retorno na farmácia do CRT. Assim como os mêses, passei a ter a reserva de 25 a 30 comprimidos que me deixam extremamente mais confiante e seguro caso aconteça algo que eu não possa ir buscá-los na data marcada. Minha carga viral foi dada como indectável com 70 dias de medicação. Tomei todas vacinas inclusive rubéola e caxumba, meningite, hepatites, pneumonia e as de gripe. Não tenho ou tive nenhum efeito colateral e após um ano meu CD4 subiu para 1100. Iniciem o tratamento, aconselho a todos , o quanto antes. Quando viajo ao exterior sempre carrego os comprimidos comigo e nunca na bagagem. E boa sorte a todos!

      Laura ( 09/06/2016 - 12:18 PM )

      Que bom saber Carlos!! Estou nessa há pouco tempo. Mas esses depoimentos me ajudam muito.

      Luiz ( 17/08/2016 - 9:10 PM )

      Carlos sua carga viral estava em quanto qquando começou o tratemento?

      Eduardo ( 20/01/2017 - 3:42 AM )

      Quando vc viaja, como vc leva seus comprimidos? No frasco original com receita?

        Viver com HIV ( 20/01/2017 - 10:23 AM )

        Olá Eduardo,

        Sim, carrego os comprimidos no frasco original e com a receita, mas nunca me pararam por causa disso.

        Um abraço

    Junior ( 05/06/2016 - 8:29 AM )

    efavirez lamifudine tenofovir

    Junior ( 04/06/2016 - 11:58 AM )

    Olá bom dia hoje é sábado e meu último comprimido tomei ontem e eu esqueci de ir pegar meu remédio ontem no posto 3 em 1. Primeiro queria saber se tem como eu ir tomar hoje em algum hospital se eles fornecem para esse tipo de eventualidade ou se eu posso esperar tranquilo até segunda-feira pois o posto só abre de seg a sext para pegar os medicamentos já faço tratamento vai fazer uns 2 anos nunca aconteceu isso me alimento bem faço exercícios e nunca esqueci de tomar estou super preocupado se tem algum problema de ficar sabado e domingo sem tomar pois não conheço ninguém que tenha mesma medicação que eu.

      Viver com HIV ( 04/06/2016 - 4:09 PM )

      Olá Junior,

      Sinceramente não sei se eles fornecem em algum hospital, mas acho válido tentar, e quanto a deixar de tomar por um dia, a recomendação médica é que não se interrompa a medicação nem por um dia. Procure pegar os remédios com uma certa antecedência para que isso não volte a acontecer.

      Um abraço

        Junior ( 04/06/2016 - 4:47 PM )

        Então é a primeira vez que isso acontece e estou preocupado porque irei ficar sábado e domingo sem tomar a medicação por falta de esquecimento de pegar o remédio no posto vem o medo de o vírus se tornar resistente a medicação essa é minha dúvida teria problema esses dois dias ou seria mais dias para ele se tornar resistente ou varia porque estou super preocupado e pra baixo por causa desse fato dele se tornar resistente me dou super bem com a minha medicação e jamais queria troca-lá por outra até mesmo porque os efeitos colaterais mudam e de acordo com o meu médico as outras são piores

          Viver com HIV ( 05/06/2016 - 12:31 AM )

          Olá Junior,

          Olha eu sinceramente não posso te dizer se o vírus vai criar resistência ou não nesses dias que tu vai ficar sem. por que eu sinceramente não sei, só o que posso te dizer é que pessoas, por um motivo ou outro, deixaram de tomar por dias ou uma semana e depois voltaram com a medicação e continuam numa boa. Isso foram relatos que as pessoas me disseram por aqui ou por e-mail. Mas você não tem um amigo que tome o mesmo comprimido que o seu?? Qual você toma? De onde você é??

          Um abraço

            Junior ( 05/06/2016 - 12:39 AM )

            SP e não tenho nenhum conhecido ta complicado a preocupação na cabeça

            Viver com HIV ( 05/06/2016 - 12:55 AM )

            Junior,

            Qual comprimido que tu toma??

    Ronaldo ( 27/05/2016 - 11:30 PM )

    Ola boa noite gostaria de saber uma coisa meu antiretroviral acabou na quarta e fiquei sem tomar ontem pois nao tive como ir buscar, meu amigo q tem hiv tbem ele me emprestou 3 comprimidos eles sao meio amaelos gostaria de saber se posso tomar tranquilo sem problemas?

      Viver com HIV ( 30/05/2016 - 3:35 AM )

      Olá Ronaldo!

      Primeiro precisaria saber se o seu amigo toma o mesmo comprimido, se for o mesmo não há problema não. Mas verifique mesmo se é o mesmo comprimido não só de aparência, mas de composição do comprimido.

      Um abraço

        Ronaldo ( 30/05/2016 - 9:33 PM )

        ola boa noite e o mesmo comprimido sim e a mesma composicao e fui pegar hj la onde pego sempre e perguntei se era o memso e me falaram la onde pego

        Ronaldo ( 30/05/2016 - 9:35 PM )

        ola boa noite e o mesmo comprimido sim e a mesma composicao e fui pegar hj la onde pego sempre e perguntei se era o memso e me falaram é .

    Carlos Eduardo ( 25/05/2016 - 10:19 PM )

    Iniciei meu tratamento no final de março e estou indo ja para a terceira caixa de 3 em 1… nas duas primeiras vezes que fui buscar o medicamento na farmácia do hospital onde faço meu acompanhamento, ele veio em uma caixa azul e o comprimido era meio amarelado, ja nesta terceira vez, veio em uma caixa vermelha e o comprimido branco…questionei na farmácia na hora que recebi e a farmaceutica me informou que era o mesmo medicamento, também Verifiquei na caixa que tinham os mesmos componentes (tenofovir + Efavirenz + Lamivudina), mas fiquei com a dúvida se existe alguma diferença entre eles?? existem efeitos colaterais diferentes? .. alguém pode me ajudar???

      Viver com HIV ( 25/05/2016 - 11:26 PM )

      Amigo Carlos

      De vez em quando a embalagem e a cor do remédio mudam, pois muda o laboratório que fabrica o remédio, mas é a mesma coisa e não vai te provocar nenhum outro efeito colateral por ser um laboratório diferente! Pode ficar tranquilo.

      Um abraço

    Julio Oliveira ( 25/05/2016 - 11:54 AM )

    Gostaria de conversar com você. Acabei de pegar meu remédio e hoje a noite inicio o tratamento.

    antonio jose simões do nascimento ( 19/05/2016 - 6:18 PM )

    Tenho um enteado que foi diagnosticado com HIV. Começou o tratamento, e tem sido uma situação bem complicada, ele esta apresentando muita falta de ar. Isso é normal? Ele fica o tempo todo deitado não consegue ficar sentado que da falta de ar.

      Viver com HIV ( 19/05/2016 - 6:56 PM )

      Olá Antônio,

      Essa falta de ar do teu enteado não é normal, ele pode ter uma outra condição respiratória. Aconselho fortemente ao teu enteado a procurar um médico!

      Um abraço

        antonio jose ( 19/05/2016 - 11:59 PM )

        Ele teve principio de tuberculose, ficou muito debilitado, perdeu quase 35 kilos, foi ai que fizeram o teste de hiv e deu positivo, ele tava sendo tratado com bactrim. Sendo que depois que parou fica com falta de ar. parou pra começar a tomar o coquetel.

      Teo ( 04/02/2017 - 12:50 AM )

      Antonio sei que seu post é um pouco antigo. Minja historia é parecida com a dele sentir esses sintomas tambem mais nao sabia que era portador do virus e foi quando procurei o hospital que descobriu que ja estava com uma doença oportunista chamada de pneumocistose. Isso foi em Dezembro de 2016 fiz o tratamento para curar a doenca e tomo antimbiotico ate hj como profilaxia inicie meu ARV no dia 22 de Dezembro de 2016 depois de 1 mes de uso engordei 8 kilos. Estou vivo pela graca de Deus se nao tivesse procurado o medico morreria .Meu CD4 estava quase zerado em 58 mm3 e a carga viral 480.000 altissima.Mais hj estou bem melhor e muito motivado e muito ansioso para fazer o novo exame de CD4 e CV acredito que ja esteja melhor..Abracos

    Laura ( 19/05/2016 - 12:16 AM )

    Ansiedade!! Descobri faz uma semana. Meu namorado descobriu q tem e eu fiz os exames. Aceitei bem o diagnostico. Mas a ansiedade as vezes aparece forte! Como teremos filhos? Não poderei amamentar! Meu Deus!!!! Deitei e comecei a pesquisar, hj foi a primeira vez que chorei. Me ajudem. Tem alguma mulher no blog? Que já tenha passado por isso? Já teve filho ou que está fazendo o tratamento para engravidar??
    Esses depoimentos nos ajudam muito.
    Obrigada.

    Alan-RJ30 ( 17/05/2016 - 5:43 PM )

    Olá, te enviei um e-mail com meu depoimento. Abraços!

      Viver com HIV ( 18/05/2016 - 12:30 PM )

      Olá Alan!

      Já recebi!

      Ainda hoje estou te enviando um e-mail com a data que ele será publicado.

      Um abraço

    Alan-RJ30 ( 16/05/2016 - 5:39 PM )

    No começo do tratamento, ( quando ainda eram comprimidos separados Efavirenz/Lamivudina e Tenofovir) fiquei 2 semanas sentindo os sintomas. Sentia-me muito tonto no meio da madrugada e pela manhã também. Após a ingestão do remédio, os primeiros sintomas ( ficar tonto) apareciam coisa de uns 40 minutos depois da ingestão dos comprimidos. Uma vez eu tomei o remédio e fiquei no computador. teve um momento que precisei levantar para beber água, quase bati com a cara na parede de tão tonto que eu estava ,mas depois desse período meu organismo se acostumou e hoje eu não sinto mais nada. É muito raro acordar tonto e só acontece se por acaso eu tomar a medicação e antes disso não ter me alimentado bem, como por exemplo ter comido algo gorduroso como Hamburguer ou Pizza. A sensação de estar ” aéreo” também vai surgir logo nas primeiras duas semanas, mas depois fica tudo bem. Importante frisar que a medicação deve ser tomada religiosamente todos os dias para que não haja falhas no tratamento pois não pode correr o risco do virus ficar resistente a medicação. Procure não ingerir a medicação com o intervalo de tempo muito próximo caso tenha ingerido alguma bebida alcoólica para que o álcool não possa cortar a ação do remédio. Procure beber bastante água caso tenha feito ingestão de bebida alcoólica caso não seja possível ficar sem a cervejinha( que deve ser diminuida ao máximo). Se está fumando, seria interessante cortar o cigarro também pois precisamos poupar nosso corpo com tantas toxinas ao mesmo tempo. Sexo? sempre usando preservativo,mesmo que sua carga viral esteja indetectável pois não podemos correr risco de transmitir( nem que seja por uma chance pequena) e nem podemos correr o risco de também de contrair uma re-infecção, pois mesmo estando com medicação em dia, o risco de ter dois virus diferentes circulando no corpo é enorme e o remédio vai acabar não fazendo efeito. Não vamos colocar nossa vida e a do outro em risco. E o mais importante de tudo: Contar nossa sorologia apenas para quem confiamos ao extremo, pois infelizmente ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa que nos julga sem saber a nossa história e os motivos pelos quais estamos passando por esta situação. Procure ler um bom livro, passear, viajar, namorar, ter boas amizades, conversar bastante e não ficar 100% do seu dia pensando no vírus, porque somo MUITO mais forte que ele. Nada de depressão! vamos seguir com pensamentos positivos e na esperança de que Deus tem coisas boas para todos nós. Grande abraço!

      Viver com HIV ( 16/05/2016 - 5:48 PM )

      Que lindas palavras amigo Alan!!

      Muito bem colocado!! Parabéns pela tua atitude perante a este fato!!
      Um abraço!!

        Alan-RJ30 ( 16/05/2016 - 5:52 PM )

        Imagina! precismos nos ajudar ao máximo. abs

          Viver com HIV ( 16/05/2016 - 5:56 PM )

          Concordo contigo!! O que tu acha de escrever um depoimento contando a tua história?? Se quiser. Envia para depoimentos@vivercomhiv.com.br
          Vamos adorar ler a sua história e pode ajudar muitas pessoas recém diagnosticadas!! O que acha??

          Um abraço

            Alan-RJ30 ( 16/05/2016 - 6:00 PM )

            Claro! Vou enviar um e-mail contando minha história desde o começo até os dias atuais e te encaminhar para que seja postada,ok? esta noite com calma em casa vou escrever a história com todos os detalhes. Forte abraço, Alan

            Viver com HIV ( 16/05/2016 - 6:03 PM )

            Claro!!
            Vai ser um prazer conhecer sua história!
            Fico no aguardo do teu depoimento então!! Mas não tenha pressa, faz no teu tempo!!

            Um abraço

          ROBERTO BOSS ( 12/02/2017 - 10:09 PM )

          Boa noite, vc parece entender bem do caso, pode me ajudar? Seguinte, a 3 dias descobri que tenho HIV, pq vi que minha língua estava bem suja de fungos, e minha cabeça dói muito sem contar que tive pânico e insonia. Não perdi meu tempo e fui voando fazer o exame e arrastei meu namorado ainda. Porém pelo SUS a consulta com o médico foi marcada apenas 40 dias depois. Tenho medo de algo acontecer até lá pelo fato de estar sentindo dores pelo corpo fungos na língua e dores de cabeça com essa maldita insonia. Não sei o que fazer pq não posso revelar isso a ninguém por conta de morar numa cidade pequena. As vezes tenho a sensação que vou morrer por não dormir ou infarto. Não sei mais o que fazer.

            Viver com HIV ( 13/02/2017 - 3:14 AM )

            Oi Roberto,

            Desculpe por me meter no teu assunto, mas queria te dizer que procure ficar calmo, por mais difícil que isso possa parecer agora. Sei que o SUS as vezes demora mesmo. Dito isso, 40 dias passam muito rápido, e fique tranquilo, tu não vai morrer até lá! hehehe. Tem alguma ideia de como está o teu CD4 e carga viral??

            Um abraço

            ROBERTO BOSS ( 13/02/2017 - 4:55 AM )

            Eu não tenho muita idéia não, emagreci um pouco coisa de uns 5 quilos, tomava muita coisa com gás todos os dias e no dia 13 de dezembro parei de vez. Saiu uma bolinha ou outra avermelhada nas minhas costelas. Minha boca fica seca o tempo todo e suja de fungos. Carne de porco nem pensar, e por fim, minha cabeça dói muito. Uma dor estranha que nunca senti. E o sono só com Rivotril porém sem sonhos ou pesadelos. Devo me preocupar? Eu e meu namorado estamos super angustiados. Não tenho vontade nem de fazer sexo.

            Viver com HIV ( 13/02/2017 - 5:07 AM )

            Oi Roberto,

            A falta de apetite sexual é normal no início, depois volta ao normal, não se preocupe. Quanto a dor de cabeça, isso não parece ser do HIV, mas sugiro procurar um médico para investigar.

            Um abraço

            ROBERTO BOSS ( 13/02/2017 - 7:04 AM )

            Hoje vamos fazer uma bateria de exames médicos. Dia 07/03 vamos fazer a do CD4 e dia 27/03 vamos passar no médico. Aparentemente estamos normais. O ruim é só a cabeça que dói muito. Acho que por conta de ter ficado muitos dias sem dormir. De ontem pra hoje tomei Rivotril. Estou aparentemente melhor. Ahhh dentre todos os sintomas, tbm me apareceu nódulos no pescoço uns 3. 2 esquerdo e 1 direito.

      Alexandre ( 09/06/2016 - 10:34 AM )

      Oi Alan. Fiquei muito sensibilizado com seu texto. Sei exatamente o você quis dizer com não contar a sorologia e ser julgado… Aconteceu comigo há 18 anos atrás… Por incrível que possa parecer, nunca tive nada até hoje. Tive uma médica maravilhosa, mas tive que deixá-la, pois vivo no meio de profissionais da saúde… visitei uma infecto recentemente e ela me receitou o 3X1. Estou bem, mas CD4 abaixando… CV não está alto (no meu caso) A experiência com essa infecto foi péssima… Não moro só, portanto não posso ter efeitos colaterais… Seria cômico, senão fosse trágico… Bem, obrigado pelo espaço e pelo desabafo (nunca me comuniquei dessa forma, sobre esse assunto, veja que solitário…) Gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre o tratamento de LDN (low dose naltrexone) e Ozonioterapia Muito Obrigado Alan e Jeff.

      Tais ( 17/06/2016 - 8:22 PM )

      Ooi alan meu nome e tais comecei a tomar os remédios ontem ainda estou com um pouco de medo mas enfin fikei feliz com sua história e tranquila.

      Monte ( 28/06/2016 - 8:05 PM )

      Hoje completo 01 mês do início de meu tratamento com o medicamento 3 em 1. Tenho que confessar que minha primeira noite foi terrível, com muita tontura, fraqueza no corpo. Consegui dormir bem e no dia seguinte, nada ! Nos dias seguintes também não senti mais nada. Eu agradeço muito a Deus pois após aquela primeira noite terrível, nunca mais senti nenhum desconforto com a medicação. Tomo o comprimido por volta das 23 horas e me deito a meia noite sem sentir nada. Hoje foi minha primeira consulta com minha infectologista e ela ficou muito feliz com minha adaptação ao remédio. Amanhã já farei um novo exame pra verificar o CD4 e CD8 e Carga Viral após o início do tratamento. Será a primeira verificação e estou com muita esperança que vou estar com resultados positivos de melhora.

      Dino ( 02/09/2016 - 10:42 AM )

      verdade…. pois tomo a quatro dias a sinto a reacao de tonturas mas nao irei parar sei q o mais importante agora e acreditar

        Dino ( 02/09/2016 - 10:45 AM )

        ahh esqueci de citar… somos eu e meu companheiro que descobrimos recentemente mas estamos juntos acreditando sempre

          Junio César Da Silva dias ( 08/11/2016 - 12:25 AM )

          Tbm Dino eu e meu companheiro descobrimos recentemente ele começou o tratamento 2 semanas antes de mim.

        john ( 02/09/2016 - 8:04 PM )

        bacana dino isso ae vc esta certo , reaçoes ira passar depois de alguns dias

      Allan ( 25/11/2016 - 6:01 PM )

      Alan comecei meu tratamento a pouco dias, gostaria de conversar com vc,se puder é claro. Desde de já agradeço. Abraço.

        Rapha ( 29/11/2016 - 12:26 AM )

        Galera por favor gostaria de não receber mais mensagens já tentei deletar e cancelar assinatura mas continuo a receber o dono da page poderia me ajudar.
        A page é ótima porém é meu e-mail pessoal e esses dias esqueci aberto no trabalho.
        Mas pouco que acompanhei foi ótimo!
        Desde já agradeço!
        Abraços a todos e fiquem em paz a cura está mais perto do que nunca!!!!!

          Viver com HIV ( 29/11/2016 - 1:03 AM )

          Olá Rapha,

          Consultei agora nosso banco de dados e não consta nem o seu nome e nem seu e-mail cadastrado lá. Estranho você estar recebendo atualizações do blog, minha sugestão, é que quando receber uma mensagem do blog, marque a mesma como spam, assim ela vai direto para a pasta spam e será excluída após alguns dias.

          Um abraço

          john ( 29/11/2016 - 7:14 AM )

          abraços amigo em sua caminhada

    Kewin ( 02/05/2016 - 11:31 AM )

    Olá acabei de começar meu tratamento, e tem sido uma situação bem complicada. Os efeitos vieram mt forte em mim, náuseas mt forte prla manhã tenho dificuldade de me alimentar e isso me preocupa. Se alguém puder me ajudar sobre como lhe dar com esses efeitos, amenizar ou algo assim estarei agradescido.

      Biel ( 04/05/2016 - 5:19 PM )

      Oi Kevin
      No meu início tambem senti mt mal estar. Realmente incomoda mt. Mas, com o passar do tempo seu corpo se adapta ao medicamento e os danos são menores ou até imperceptíveis. Como vc relatou ter efeitos pela manhã mesmo tomando o medicamento as 22, talvez valha a pena vc tomar um pouco mais cedo. Nas primeiras semanas do tratamento, é mt importante dormir bem e dormir pelo máximo de tempo possível. Isso pq tais efeitos (enjoo e tontura) sempre irão aparecer no começo. Mas como vc estará dormindo, não sentirá desconforto.
      Espero ter ajudado

        Kewin ( 04/05/2016 - 9:20 PM )

        Ola Biel, realmente ingerir o medicamento mais cedo ajudou mt. E apartir do 4 e 5 dia de tratamento eu quase não tive mais os efeitos colaterais apenas leve sonolência.
        Agradeço o apoio 😉

        Flavia ( 24/06/2016 - 4:09 PM )

        Mas esses efeitos não te acordam? ainda não comecei a tomar estou com muito medo, será que a pratica de exercícios diminuem esses efeitos? ai ta difícil gente );

      rafa ( 14/11/2016 - 9:04 PM )

      Kewin, quando eu comecei a tomar senti todos esses efeitos, hoje com seis meses de tratamento meus niveis de carga viral são indetectáveis e não sinto qualquer sintoma de tontura, nauseas ou enjôo, continue o tratamento que com o tempo tudo isso passa.
      beba muita agua, e fique na paz.

    Antonio ( 14/03/2016 - 7:26 AM )

    Bom dia, já tomo o 3 em 1 a dez dias fui diagnosticado a pouco tempo, mas sinto tonturas que tem dias que vem pela manhã outros não, fui sair sábado e não consegui por que sentir um mau estar na cabeça a tontura passa, mas você não fica normal tomo as 22 horas, será que vai passar ou ficar assim indefinidamente ? Tu tem algum relato parecido com o meu ?

      Viver com HIV ( 14/03/2016 - 11:58 AM )

      Olá Antonio!

      Fique firme! Esses efeitos tendem a passar com o tempo! É normal esse período de adaptação do seu organismo com o medicamento, o importante é que você NÃO pare com a medicação por conta dessas tonturas e enjoos! Fique firme!

      Um abraço

        Roberto ( 16/10/2016 - 3:10 AM )

        Poxa, exatamente isso. Tomo a 2 meses e por algumas vezes me sinto como se tivesse usado droga sei lá. Fico tonto meio grog. Ai deito e durmo. Espero que isso um dia passe.

          john ( 16/10/2016 - 3:40 PM )

          o medicamento tem diversas reaçoes muitos dizem que o amarelo comprimido da mais reaçao do que o comprimido branco,tente comparar as reaçoes e comunique ao seu medico ,no inicio foi assim e depois tudo voltou a normalidade comigo

          Newman ( 23/01/2017 - 9:12 AM )

          Eu também iniciei a medicação a cerca de três meses, tomo antes de dormir. Sinto os mesmos sintomas que você relatou, e costumo ter pesadelos também. Durante o dia, tudo ok.

      Hagssjdb ( 04/06/2016 - 9:57 AM )

      Cara, eu sentia uma onda semelhante a da maconha algumas vezes. Tive alergia no corpo, insisti com o medicamento e passou em uns dias. Em duas semanas minha carga viral despencou de 49 mil cópias para 800. Vou completar 1 mês tomando o remédio, não sinto mais nada. É um remédio muito bom, vale a pena insistir. Já que pegamos essa porra, o jeito agora é tomar o remédio e viver. Acredito que ainda vou estar vivo para ver a cura descoberta. Falta pouco! O remédio consegue eliminar mais de 99% do vírus. Agora a ciência está prestes a descobrir como expulsar menos de 1% que ficam escondidos!

        Hagssjdb ( 04/06/2016 - 10:10 AM )

        Inclusive eu não tomo mais à noite antes de dormir. Tomo às 14h (com autorização do meu médico).

          luiz ( 22/06/2016 - 11:53 AM )

          Amigo sua reação alergia foi com quantos dias que estava tomando? Estou tomando a 10 dias o 3 em 1, ontem uma formiga me picou hoje estou com o corpo todo empolado.. não sei se é devido ao medicamento ou sé é devido a picada da formiga, acredito que seja pela picada de formiga.. pois já tomava o medicamento a mais de uma semana e não tinha nada.. alergia era muita? por todo corpo?

            Laura ( 22/06/2016 - 12:24 PM )

            Oi Luiz! Eu tive reação alergica com 8 dias. Meu rosto e pescoço, braços e pernas foram os mais afetados…que ficaram mais empipocados. Mas contatei meu médico e ele me receitou um anti alergico e em 5 dias sumiu tudo. No rosto ficou mesmo nos dois primeiros dias, ainda bem q foi no final de semana e não coçou, só ficou as manchas vermelhas (das bolinhas).
            Não se assuste e não pare de tomar o remédio.

            Miguel ( 06/01/2017 - 3:19 AM )

            Estou com esse mesmo problema. Meu corpo todo vermelho, coçando muito, não consigo dormir. Foi a única reação que tive do 3 em 1. Tô tomando anti alérgico e não suspenderam minha medicação. Mas tô com vontade de parar pra ver se fico bom dessa alergia logo. O que vc acha?

          Henrique ( 08/07/2016 - 3:27 AM )

          Tomando as 14h como se sente?

          Juliana ( 17/09/2016 - 11:13 PM )

          Tomo a noite e quase não consigo levantar de manha, um pouco de zonzeira e muito mas muito sono msm. Pq vc decidiu tomar as 14hs e como são as hs subsequentes à tomada do remedio. Acho q vou tentar esse hr tbm.

            john ( 18/09/2016 - 7:38 AM )

            bom dia juliana e sempre bom tomar anoite , se e no inicio vc esta usando e normal ter sonolencia , e bom tomar muita agua ao dia e se alimentar bem, depois volta normal seu sono , cada caso tem que ver com seu medico para mudar horario mas particularmente e bom usar anoite pq ao dia talvez algum momento possa esquecer com suas atarefaçoes do dia dia

        Viver com HIV ( 04/06/2016 - 3:58 PM )

        É isso aí, persista!!

        Também acredito que a cura está próxima.

        Um abraço

          luiz ( 22/06/2016 - 8:00 PM )

          Oi Laura..Obrigado, eu tenho consulta sexta.. porem eu comecei tomar já loratadina.. Meu rosto, pescoço, peitoral e costas foram o mais afetados tbm…. Espero que logo eu fique bom também!

            Laura ( 22/06/2016 - 8:57 PM )

            Opa! Legal Luiz! Eu tomei esse por conta rs…mas no dia seguinte o médico receitou outro mais forte.
            Mas vc vai ver que passa…e ainda bem que estamos no inverno. Ninguém percebe essa alergia.

            luiz ( 23/06/2016 - 3:15 PM )

            Laura, minha querida amiga você lembra o nome do anti-alergico que tomou? eu fui a minha médica ela falou que eu poderia continuar com o loratadina.. mas to querendo um mais potente.. e outra coisa, diz ela que acha que não deve ser do remédio! eu expliquei que já tinha visto varios relatos dessas alergias e que sumiam.. mas ela num deu muita atenção! kkkkk pediu para eu voltar dia 4, acho que até lá já to bem!

            Laura ( 23/06/2016 - 9:34 PM )

            Oi Luiz!! Rss…médico é médico, né?!!
            Ele me passou allegra120mg.
            Foi melhorar lá pelo 3/4 dia.

            luiz ( 27/06/2016 - 9:39 AM )

            Oi Laura, olha eu aqui de novo te importunando! Eu hoje faz 6 dias que começou a alergia.. vejo que melhorou bastante, porem ainda estou um pouco vermelho (acho que por qeu sou bem branco) onde tinha os Rashs e ainda coça um pouco… o seu para você ficar zerada demorou mais o menos quanto tempo? obrigado!!

            Vanessa ( 01/09/2016 - 1:20 PM )

            Nossa, que alívio saber que esse é um dos efeitos colaterais comuns. Estou tomando há 8 dias e a alergia começou a aparecer ontem à noite. Já estou tomando anti-alérgico, espero que passe logo. O pior é ter que me explicar no trabalho. Já estava achando até que tinha pego alguma outra doença.

            Viver com HIV ( 01/09/2016 - 1:25 PM )

            Oi Vanessa,

            Pode ficar tranquila, não é outra doença! 🙂 O importante, é que você continue com o tratamento, pois esses efeitos, eventualmente eles tendem a passar, muitas pessoas tomam anti alérgicos para controlar essas reações. Mas é importante que você converse com o seu médico, para que ele te diga qual você pode tomar! Não vá tomar qualquer um!

            Um abraço

            Vanessa ( 05/09/2016 - 7:44 PM )

            Meu médico achou melhor trocar o medicamento pois as lesões estavam muito extensas. Ele trocou para o esquema tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir, e também me receitou um corticóide e um antialérgico para tratar os sintomas da alergia. Hoje é o quinto dia de alergia e eu sinto como se tivesse sido picada por 200.000 mosquitos, mas as lesões estão diminuindo visivelmente. Acredito que mais 2 dias e eu fico melhor.

            john ( 05/09/2016 - 7:55 PM )

            ola vanessa tudo bem vc ira sentir melhor conforme os dias passando apenas eo costume do medicamento no organismo, tome muito liquidos e e faça suas refeiçoes certas

          Renan ( 10/02/2017 - 10:40 PM )

          Tomo efavirenz a noite.
          Lamivudina +zidovudina de 12 em 12h.
          Meu médico resolveu trocar pelo 3 em 1. Será que vou sentir essas reações?
          Na verdade já tomo efavirenz e lamivudina. Só vai trocar o AZT pelo tenofovir.

            Viver com HIV ( 11/02/2017 - 2:11 PM )

            Renan,

            Infelizmente não há como saber, mas acredito que não, pois tu já faz uso do efavirenz, que é o grande “vilão” entre os medicamentos, então, acho que tu não deva enfrentar maiores problemas.

            Um abraço

        Paulo ( 02/10/2016 - 10:56 PM )

        Ola. Li hoje uma reportagem bastante promissora sobre a possibilidade de cura. Num jornal ingles The Guardian falou que os sinais da pesquisa sao os mais positivos em muito tempo. Se vc falar ingles vale a pena procurar e ver. A reportagem saiu hoje dia 02.10. Vamos rezar.e.torcer muito

          john ( 03/10/2016 - 9:00 AM )

          bom dia a todos !!com o avanço de novos medicamentos torcemos que a cura esteja a caminho

        Bianca ( 17/11/2016 - 11:04 AM )

        Adorei o comentario, precisamos de pessoas assim mais positivas…
        Gente, eu tomo outro esquema, e sempre me dei bem com ele…quando a médica me falou desse 3 em 1 nao curti a ideia de ter q tomar e dormir, a gente se sente preso…prefiro o meu

    Junior ( 04/03/2016 - 12:27 PM )

    Preciso conversar com você no particular

    Viver com HIV ( 18/02/2016 - 9:38 AM )

    Depende do CD4 se estiver alto é muito difícil que a pessoa desenvolva o quadro da AIDS.É praticamente impossível eu diria, quase raro.

    Um abraço

    Beny ( 10/01/2016 - 4:38 PM )

    Estou p iniciar, so medo ds efeitos

      Viver com HIV ( 10/01/2016 - 7:52 PM )

      Olá Beny!

      Tome seus remédios tranquila, tenho relatos que esses novos medicamentos. O 3 em 1, é conhecido por causar pouco ou até nenhum efeito colateral.

      Um abraço

        Flavia ( 24/06/2016 - 4:01 PM )

        Oi qual medicação voce toma?

        milton ( 30/08/2016 - 2:25 AM )

        Pode falar comigo? Por favor!

          Viver com HIV ( 30/08/2016 - 4:42 AM )

          Posso claro!

          O que houve?? Se não se sentir a vontade de falar por aqui, pode me escrever para contato@vivercomhiv.com.br

          Um abraço

            Daniele ( 13/02/2017 - 1:06 PM )

            Bom dia! Faz quase 5 anos que faco uso de 3 em 1,Mas nos últimos 2 anos após o cafe da manhã tenho diarreia quase todos os dias,além de muita dor de cabeça e perda de dentes. Minha médica diz que não tem relação 😣😣😣😣😣😣😣

            Viver com HIV ( 14/02/2017 - 4:25 AM )

            Oi Daniele,

            Provavelmente não há relação mesmo, nunca ouvi falar de perda de dentes como efeito do remédio. Sugiro tu procurar um especialista para investigar isso.

            Um abraço

      denise de almeida ( 01/02/2016 - 12:26 AM )

      oi necesito tu conselhos sobre o 3×1 tomei um comprimido fiquei muito mal e nao tomei +
      me causou efeitos colaterais muito forte me deu tanto medo que so tomei un me ajudem por favor
      obrigado.

        Viver com HIV ( 01/02/2016 - 1:14 PM )

        Olá!

        Te enviei um e-mail ok??

        Um abraço

        kelly ( 28/12/2016 - 9:02 AM )

        Estou tomando a sete dias..e a tes dias diarreia forte e colicas abdomiinais..sem apetite..descobri em janeiro mas so agora q fui iindicada a tomar…a clinica q me atendeu omtem disse para eu da uma parada por cinco dias..nao sei q faço pois nao consegui contato com minha infecto

          Viver com HIV ( 28/12/2016 - 12:05 PM )

          Kelly,

          Tenta conversar com a tua infectologista, só ela pode te instruir a parar ou suspender a medicação.

          Um abraço

        Robert ( 23/01/2017 - 9:44 AM )

        Denise, bom dia.
        Eu tbm tive muitas alucinações e não dormi a noite toda. Meus ouvidos faziam um zummmm como se eu tivesse
        despencando do alto em queda livre. Muita tonteira e um pouco de injou.
        Tive uma noite dos horrores!
        Isso me deixou muito assustado, mas o meu medico ja havia me alertado disso, de que era só a primeira ou segunda dose
        e foi verdade, não desisti e a partir da terceira noite ja não sentia grandes efeitos.
        Hoje tomo e levo vida normal, claro que normal para a minha idade (50 anos) Não sou de baladas, noitadas, procuro me alimentar bem e tudo vai bem graças a Deus.
        Só uma dica que funcionou comigo: nunca tomo o remédio com o estomago vazio!
        Abraço e não desista, a interrupção pode prejudicar a sua carga viral.
        Boa noite!

    eduardo ( 04/01/2016 - 4:00 AM )

    MUITO BOM ESTE 3 EM 1 , JA USAVA ANTES O TRADICIONAL SEPARADO , ESTE E 100% MELHOR , TRAMENTO MODERNO E PRATICO TOMA UM UNICO COMPRIMIDO A NOITE E DE BOA. VALE A PENA INICIA A TERAPIA O QUANTO ANTES .

    Renata ( 30/11/2015 - 4:06 PM )

    gostaria de falar com você por email ainda hoje é possível?

      Viver com HIV ( 30/11/2015 - 4:28 PM )

      Olá Renata!

      É possível sim, te enviei um e-mail para que possamos conversar melhor!

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *