Gânglios / Ínguas

GangliosMuitos leitores e seguidores aqui do nosso blog, me perguntam o que são gânglios ou ínguas. Pensado nisso, hoje resolvi falar um pouco sobre o assunto.

O que são Gânglios?

Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática, uma rede de dutos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.

Quando o corpo é invadido por micro-organismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os linfonodos incham, formando as ínguas. É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de linfonodos inchados.

O que é uma íngua?

As ínguas, chamadas cientificamente de Adenite, são gânglios linfáticos que aumentam de tamanho por causa de uma infecção e/ou inflamação. Elas se manifestam através de um carocinho que fica sob a pele e pode doer (ou não) quando apalpado. Geralmente, as ínguas surgem na virilha, no pescoço, na nuca e na axila, mas podem surgir em outras partes do corpo, por onde estão distribuídas.

O que causa uma íngua?

As ínguas podem ser causadas por alguma infecção, inflamação aguda ou até mesmo devido a doenças crônicas. Elas se manifestam tanto numa infecção gengivo-dentária, como na disseminação de algum tipo de tumor, como no caso do linfoma, por exemplo.
As ínguas são um alerta e podem ser regionais, localizadas ou generalizadas, sensíveis ou indolores, moles ou consistentes, e, geralmente, se manisfestam próximas ao local da infecção e/ou inflamação. Em geral, não deve-se preocupar-se com elas, mas, se a íngua  não diminuir de tamanho com o passar do tempo, pode-se suspeitar de algo mais sério.

Ter ínguas significa ter HIV?

NÃO! Definitivamente NÃO! Apesar de uma íngua ser um sintoma do HIV, uma íngua não serve como diagnóstico para HIV, se você tem uma íngua, significa que você está com um processo infeccioso ou tem uma doença crônica, mas não necessariamente é HIV. Uma íngua pode ser um sinal de diversas outras coisas. A tuberculose e a sífilis, por exemplo, podem provocar ínguas, uma inflamação em algum dente também pode apresentar ínguas. Antes de sair desesperado por aí, achando que está com HIV por que você tem uma íngua. procure saber a causa.

Pontos importantes

  • Se você notou uma íngua no seu corpo, procure um médico para tentar encontrar a causa dessa íngua.
  • Se você notou uma íngua no seu corpo, não tente remover, espremer ou perfurar por conta própria, procure um médico para que ele lhe oriente o que fazer.
  • ter um íngua NÃO é sinônimo de ter HIV.

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

103 Comentários em “Gânglios / Ínguas

    Fabio ( 06/11/2017 - 9:35 PM )

    Estou com dor no pescoço. Como saber se é inguas do hiv. E a febre do hiv pode ser de 37.2 graus

    Fabio ( 06/11/2017 - 9:33 PM )

    Boa noite pessoal, alguém pode me responde, olha tive uma relação com um garota de sorologia desconhecida. Bom meu caso foi o seguinte, com minha mão antes de colocar o presevativo eu a manstubei e quando fui coloccolocar o presevativo peguei na glande do pênis com as mãos um pouco surja. Será que contrair hiv caso ela tenha. Sentir meu corpo que te temperatura de 37,2 dores no corpo no pescopescoço. O somente isso

    Sharon ( 31/10/2017 - 9:30 AM )

    Oi pessoal !
    Eu estou com muito medo, piquei me com uma agulha que nem eu sei explicar se estava contaminada por isso não dei a mínima por ignorância ! 14 dias após meus gânglios no pescoço encheram, meu corpo dói às vezes e tive muita dor na coluna que graças a Deus desapareceu ! Me pergunto se tenho HIV choro todos dias com medo que o meu parceiro me rejeite eu nunca o trai.
    Tenho dois dentes sisos a nascerem , mas não paro de pensar na conscidencia do tempo da exposição com a agulha !

      Jeff ( 31/10/2017 - 5:15 PM )

      Oi Sharon,

      Em primeiro lugar, procure ficar calma, Gânglios podem ser sintomas de muitas outras coisas até mesmo um dente siso! O melhor que tu tem a fazer é ir fazer o teste anti HIV mesmo para ficar livre de qualquer dúvida, e repetir o teste após 30 dias. Mas procura ficar calma, não sofra por antecipação. Faz o teste e depois vem aqui me contar o resultado ok? Tudo vai ficar bem! 🙂

      Um abraço

        Sharon ( 01/11/2017 - 4:19 PM )

        Oi Jeff os testes aqui em Moçambique são antigos ,tem janela imunológica de 6 meses ! A uma semana e meia além das dores na coluna tive borbulhas na perna e fico a pensar se não é o rash meu Deus estou muito para baixo

          Gandalf ( 01/11/2017 - 9:26 PM )

          Sharon,

          Se acalme… todos nós estamos propensos a doenças. Não fique botando minhoca na cabeça. Stress também gera reações no nosso corpo, somatizamos aquilo que nossa mente vai criando. Então relaxe. Tome um suco de maracujá, veja um filme legal. Aproveite a vida que é curta. E reze também, pois Deus toma conta de nós.

      W ( 31/10/2017 - 5:28 PM )

      Sharon, acredito que a primeira coisa que você tem a fazer é se acalmar.
      Depois, está na hora de fazer o teste. Não fique se culpabilizando, só ajuda a te deixar ainda mais triste.
      E procure um infectologista, ele pode te ajudar ainda mais.
      Abraços!

        Sharon ( 01/11/2017 - 4:21 PM )

        Bem, estou desesperada não temos cá nem um infectologista 😞Estou em África (Moçambique) é tudo difícil por aqui

    Xande ( 12/10/2017 - 1:53 PM )

    W, por quanto tempo durou os ganglios inchados?
    Parece que voce comentou dores na parte de tras do pescoço, quanto tempo durou?

      W ( 31/10/2017 - 5:23 PM )

      Xande, duram até hoje, rsrs.
      Mas nunca mais me incomodaram…
      Já disse aqui que eles ficam doloridos todas as vezes em que eu tenho um quadro de infecção (gripe, resfriado, amigdalite) o que é bastante comum no meu caso. Mas não são nada prejudiciais mais.
      Meu tratamento me mantém ótimo e com isso eu não sofro com os gânglios.
      As dores duraram o tempo em que eu não tinha me diagnosticado ainda. Assim que comecei o tratamento, não senti mais nada.

    Rafael ( 24/09/2017 - 7:29 PM )

    Em abril de 2011 tive suspeita de estar com hiv, tive todos os sintomas, principalmente rash pelo corpo. Então realizei testes em dois lugares diferentes com 1 mês e 3 meses… deram negativo! Após algum tempo, me envolvi com uma pessoa que teve uma relação com soropositivo, mas ela não era. Entretanto, quando estava comigo ela apresentou os mesmos sintomas que eu tive principalmente as rashs. Então me afastei dela, após 3 meses – 07/2012, realizei o exame e deu negativo. Tem como eu estar infectado do primeiro caso e ter infectado o outro? Será que após 1 ano e 3 meses ainda não ter soroconvertido?

      Jeff ( 24/09/2017 - 7:38 PM )

      Oi Rafael,

      Se tu já fez vários testes e todos deram negativos, é porque são negativos mesmo.

    Good not is dead ( 21/03/2017 - 4:44 PM )

    w, queria saber quanto tempo depois da sua infecçao que começou aparecer os sintomas ??e se seus sintomas foram dor na nuca, senssaçao de peso com dores no ombro e regiao lombar , dor de garganta e , pigarro,e se apareceram pintas super pequenas parecendo picadas de mosquito, e se seu rash apareceu de uma vez ou foi de pouco em pouco aparecendo?

    bom depois de tudo que contei fiz um exame ontem pela manha, foi o teste rapido deu nao reagente 2 que da 1 em 2 de fev e outro ontem + estou com esses sintominhas , e queria saber se é possivel após tres meses da ultima relaçao de risco na qual contrair a sifilis, aparecer sintomas de fase aguda do hiv e se pode dar falso negativo mesmo apos 3 meses de se expor ? se poder esclarecer ai essas duvidas e deixar ai um breve resumo de seus sintomas desde ja agradeço ‘-‘

    Gustavo Sp ( 19/03/2017 - 2:20 PM )

    Eu vou fazer esse teste essa semana, mas sinceramente já acho difícil dar outro resultado, nunca passei por isso, é agora solteiro, após riscos isso ocorre, fica difícil acreditar em outras coisas
    Mas vou tentar manter a positividade
    Você disse que foi bem parecido mesmo o conjunto da obra completo do meu depoimento ou mais mesmo a sensação de gripe em si?
    Abraço amigo força aí no seu tratamento

    Gustavo Sp ( 19/03/2017 - 1:50 PM )

    Febre, calafrio com suor noturno = apenas nos três primeiros dias, exatamente quando o nódulo disparou e cresceu rapidamente.

    Dor de cabeça= náusea não, apenas dor na parte de trás da cabeça, subindo a nuca e isso somente antes de retirar o nódulo infeccioso na cirurgia.

    Dor no corpo= essa foi mais “safada”, até hoje às vezes sinto um pouco, isso porque já passou dois meses, mas voltei a fazer esporte, não sei até que ponto tem a ver com isso, com stress também, ansiedade, tensão com o medo.

    Garganta= não necessariamente ela infeccionada, mas como o meu nódulo infeccioso ficou na base do pescoço sinto naquela região uma mucosa, como se fosse gripado, pigarro… mas já tá melhorando com um remédio

    Rash= complicado dizer, porque tenho dermatite seborreica a anos, não dá pra saber se foi mais uma das dermatite ou outra coisa ( no rosto)
    E na pele senti meio descamando, Branca, pinicando mas fui pra praia no réveillon tomei muito sol, também não dá pra saber até que ponto Teria a ver com HIV

    Diarreia, vomito, perda de peso= graças a Deus não, pelo contrário, grande apetite e engordei nesse tempo. Diarreia só tive hoje mas acho que nada a ver, já se passou dois meses e iniciei uma dieta lowcarb, alimentação diferente, ainda voltei com suplementos, nisso tá tranquilo, sempre que mudo alimentação isso ocorre, não tem nada a ver nesse ponto, mas na época não tive diarreia não

    Boca amarga = sim mas também tomei muito antibiótico que ataca o fígado

    Recentemente as únicas coisas que venho tendo é tórax ou abdômen dolorido (mas muito pouco)
    Também não sei que ponto a volta no exercício causou isso
    E também a tal da dor no corpo que também pode ter s ver com esporte (ou não)
    Enfim já se passou dois meses e ainda experimrnto desses sintomas mas já tá difícil de saber o que tem a ver e o que não

    Mas sobre seus sintomas w, foi muito parecido, ou sua febre foi mais agressiva?

      W ( 19/03/2017 - 1:58 PM )

      Gustavo,

      Minha febre foi branda, aquela que você sabe que está no limite pra ser uma temperatura normal, mas que vai te deixando abatido com o tempo.
      A sensação de gripe que vc descreveu eu tb tive, bem parecido mesmo, mas não significa nada, realmente é necessário o teste.
      Vai por mim, refaça o teste rápido e aguarde. Em relação às dúvidas do seu infecto sobre tuberculose ou bactéria, assim que sair o resultado da cultura vc vai saber.
      Mantenha as atividades físicas, que bom que sua alimentação não mudou. Se vc bebe ou fuma, melhor parar (de vez).
      Tomara que fique tudo bem! Abraço!

    Gustavo Sp ( 19/03/2017 - 1:40 PM )

    Tudo bom w e você?
    Então mas o meu texto ficou muito grande acho que ficou meio confuso, mas vou tentar explicar melhor

    Ainda não foi confirmado nenhuma bactéria, o exame de cultura sai em abril pra confirmar algo, o médico apenas suspeita porque se tudo até agora deu negativo é a opção que resta. Em nenhum momento os médicos focaram no
    Assunto HIV, mas me preocupa

    O complexo que digo é porque quando apareceu a ingua e nódulo ao lado incomodando foi antes da segunda relação de risco, e já tinha dado três meses e 10 dias da suspeita a qual o exame de sangue deu negativo.

    Mas vou explicar melhor meus sintomas detalhadamente nesse processo

      W ( 19/03/2017 - 1:53 PM )

      Gustavo, entendi!
      Bom, vamos por partes então:
      – Faça um teste rápido para tirar por completo a dúvida sobre HIV. Ele é 100% seguro e com o tempo que você relatou já deveria aparecer algo referente à sua janela imunológica.
      – Sobre as culturas, é esperar, e você vai ter que conter psicologicamente para que não fique nervoso ou ansioso sobre o que pode ser.

    Gustavo Sp ( 18/03/2017 - 9:41 PM )

    Estive lendo todos os comentários e gostaria de contar meu caso e ouvir principalmente a opinião do w que passou pelos verdadeiros sintomas e saberia dar a opinião, ou comparar com o dele.
    Fiquei solteiro em junho do ano passado e desde então tive duas relações de risco.
    Uma dia 08 de outubro, e outra dia 14 de janeiro.

    Me apareceu uma ingua na região da clavícula (parte da frente do corpo, lado esquerdo) no dia 08 de janeiro. Devemos observar que foi antes da segunda relação e já a 3 meses da única suspeita. (Até então) Essa ingua nunca doeu, e ao lado dela, também na região da clavícula parte da frente, embaixo da base do pescoço dez dias depois ( dia 18/01) um gânglio disparou e cresceu rapidamente, tendo mais de um cm, trazendo junto com Com ele calafrio, febre, indisposição, por uns 4 dias forte, e dor no corpo que as vezes aparecia até eu drenar o nódulo infeccionado (abcesso).
    Quando cheguei a um pronto socorro particular da minha cidade me foi passado vários exames, um hemograma e todas as sorologias. Meu hemograma deu tudo ok, e as sorologias todas negativas. Fiquei muito aliviado em janeiro por HIV ter dado negativo, mas os médicos não se descobriam mais nada, e eu nesse processo fui ao todo em 9 médicos para pegar opiniões ( já incluso cirurgiao, clínicos etc) Foi então que procurei um infectologista fixo que começou a me acompanhar. Foi feito um procedimento que viu que o nódulo tinha líquido dentro. Me foi passado uma cirurgia para drenar o nódulo central e retirar a ingua que já tinha diminuído ao lado.
    Na biópsia deu um textinho mas resumindo, linfoadenite granulomatosa, granulomas ricos em células epitelioides e células gigantes do tipo langhans, que está associada a tuberculose mas também a outras infecções por micobacterias etc ( depois pesquise se interessar). Porém o médico disse que não fechou com tuberculose mas ele também não questionou nada sobre HIV por já ter dado negativo. A questão é que eu sei da minha vida particular e sei que corri riscos porém o exame de sangue deu negativo com praticamente 100 dias após a primeira suspeita é apareceu antes da segunda relação. Estou esperando um exame de cultura do material coletado que sai no próximo mês e falará se teve alguma bactéria ou fungo na amostra, porém tudo já deu negativo. E o médico falou que se não der nada não tenho nada, que deve ter sido bactéria mas seila viu. Estou criando forças para refazer o exame, eu até hoje não sinto meu corpo 100%, recentemente tórax dolorido ao respirar fundo, vira e mexe pernas doi um pouco ( mas aí também nas pesquisas pode ser ansiedade, stress, exercício físico pois corro na rua) etc
    E a garganta está com pigarro, mas não doendo nem infeccionada. E isso porque hoje já faz dois meses do aumento do gânglio. ( mas que como leram foi retirado na cirurgia)
    Na mucosa julgal (lado de dentro da bochecha) semana passada estava com uma manchinha, mas que saiu com gargarejo com água oxigenada.
    As bolinhas no fundo da língua estão até hoje mas fui em uma otorrino ela disse que da parte dela tudo ok, só o pigarro que deu remédio.
    Eu sempre tive um perfil psicológico de medos das coisas etc mas dessa vez eu tenho razão em estar preocupado até mesmo pelos sintomas e por ter tido duas relações de risco. Mas fico brigando com minha mente, pois ok, tive aumento do gânglio mas que veio poucos dias antes da segunda relação e já a mais de três meses da primeira cuja exame de sangue já tinha dado negativo compreende? Muito complexo. Não vi ingua em mais lugar nenhum como li aqui mas o que me preocupa é que se não der bactéria na cultura todas concorrentes do HIV pra esse caso segundo pesquisas por internet já foram descartados em outros exames compreende
    Porém o médico não me falou disso em momento algum, só me liberou pra voltar a vida ao normal sem pedir outro exame de HIV
    É coisa da minha cabeça mesmo, vou repetir o exame mês que vem que dá 3 meses da segunda relação de risco pra ter a certeza mas enquanto isso eu me agonizo em preocupações.

      Cesar julio ( 18/03/2017 - 9:58 PM )

      Ano passado tive relação de risco e fiz os exames depois de 70 dias,e a medica me disse que 60 dias e o suficiente pra que o sistema himunologico crie anticorpos pra hiv,o meu ano passado deu negativo,agora to no aguardo pra faser outro pois tive outra relaçao de risco mas e isso depois de 60 dias nao presisa ter medo pois e definitivo o resultado se o seu deu negativo intao e negativo,esses sintomas que vc teve pode ser do seu pisicologico.abçs mano e não se preocupe.

        Good not is dead ( 19/03/2017 - 1:39 AM )

        fase aguda hiv pode perder peso com sem diarreia ?? e o rash do hiv pode parecer pequenas picadas de mosquito?

          Good not is dead ( 19/03/2017 - 1:39 AM )

          perder peso sem diarreia ??

      W ( 19/03/2017 - 10:37 AM )

      Gustavo, tudo bem?
      Bom, se você já fez essa pesquisa toda e seus exames estão constando alguma infecção por bactérias, também acho que você pode ficar tranquilo.
      Todos os lugares onde você lê sobre aparecimento e crescimento de ínguas diz que elas DEMORAM a sumir. Coisa de 2 até 6 meses. Se quiser confirmar isso, pergunte ao infecto que está te acompanhando.
      Refaça sim seu exame hiv para ficar 100% seguro de que esse não foi o problema.
      Boa sorte!!

    Good not is dead ( 18/03/2017 - 8:39 AM )

    Outra pergunta é se a sifiis pode fazer os sintomas do hiv retardas e aparecer 2 a 3 meses depois do seu sintomas sifiliticos, ou o hiv se manifestara nas 2 a 4 primeiras semanas junto com a sifilis??

    Good not is dead ( 18/03/2017 - 8:09 AM )

    lingua toda branca amarelada + feridas prox ao anos na perna esquerda e que coçam e ingua no penis isso é normal no hiv ou ele pode fazer outras doenças vir junto com ele ??e hiv pode vir sem febre ou gripe ?? sobre a perda de peso ocorre todos dias durante a fase aguda??

    Good not is dead ( 17/03/2017 - 6:47 PM )

    as inguas sao de consistencia mole por que se movem ao palpar

      Jose ( 17/03/2017 - 6:56 PM )

      Querido, tenha calma e não pense o pior. Já marcou consulta com um infectologista? É ele quem vai responder com mais propriedade sobre suas dúvidas. Ele vai pedir os exames para ver o que vc tem. E se cuide. A saúde é um doso maiores tesouro que nós temos. E tenha cuidado para preservar a saúde dos outros. Abraço.

        Good not is dead ( 18/03/2017 - 4:32 PM )

        Pode haver chance de coinfecçao hiv sifilis ?? e se é possivel pegar os dois no mesmo sexo na mesma hora..

          Jose ( 18/03/2017 - 9:47 PM )

          Só o médico poderá lhe responder isso com certeza.

    Good not is dead ( 17/03/2017 - 5:58 PM )

    antes eu ja tinha 5 inguas na verilha 2 de um lado e tres do outro + 2 e uma no penis isso é hiv ?? nunca ouvi q hiv causa ingua no penis

    Good not is dead ( 16/03/2017 - 11:25 PM )

    bom,estou com sifilis e estou meio preocupado com minha saude.Gostaria de saber se é possivel acontecer isso. Fiz relaçao de risco com uma pessoa sifilitica , fiz o exame vdrl pago e foi detectado sifilis. antes desse exame eu tinha ido ao cta pra fazer exame de sifilis,hiv,hepatite. nao conseguir o de sifilis + conseguir o de hiv e hepatite por falta de material,deu tudo certinho . Tive contato com essa pessoa começo de dezembro, no começo de janeiro apareceu o cacro duro no penis com inguas na virilha pensei ser uma candidiase + percebir q n tinha nada haver o formato do cancro com candidiase, as inguas eram todas pouco visiveis e todas palpaveis. fiz o tratamento com 6 bezetacil/2 por semana ultima dose 07/03 e o cancro n esta + ferida esta a cicatriz e as inguas n sumiram e hj tem duas pequenas inguas no meu pescoço ja palpaveis axo q tem uma ingua na lateral do meu penis e sinto umas dores no braço direito q ja existiam antes de fazer o tratamento para sifilis e a cada dose de penicilina a dor sumia tbm umas dores no peito, gostaria de saber se isso pode ser HIV pois a infectologista q consultei hj me recomendou outro exame de hiv.Ou isso pode ser uma inicio de linfoma.Pq eu tinha feito o exame de hiv quase 2 meses depois do contato com a pessoa.

      Cesar julio ( 17/03/2017 - 7:53 AM )

      Oi goog not,nos conte mais como são essas inguas?são de conssistencia mole ou dura?teve outros sintomas tbm ?

        Good not is dead ( 17/03/2017 - 5:54 PM )

        sao pequenas de consistencia dura e no penis parece ser mole . estou tendo dor na garganta no pescoço e no ombro direito 1 nodulo novo e pequeno em cada lado da verilha e um pouco de fadiga.Pode ser um caso de sifilis e hiv junto ?? é possivel pegar os dois ao mesmo tempo? e qual se manifesta primeiro sifilis ou hiv ?

      W ( 17/03/2017 - 7:35 PM )

      Olá!
      Primeiro de tudo, fique tranquilo e tente não pensar nesse monte de diagnósticos que você mesmo já descreveu.
      Segundo, quer tirar a dúvida sobre o HIV? Faça o teste rápido em qualquer posto de saúde ou CTA próximo à você. Pelo menos desse pensamento você se livra ou resolve pra começar o tratamento.
      Ínguas e gânglios, como já foi dito aqui, pode ser sintoma desde uma gripe forte até outras coisas, então pode não estar ligada à nenhuma doença séria… só resposta do seu organismo por exemplo ao caso de sífilis que você contraiu…
      Elas demoram a sumir mesmo, as minhas não sumiram ainda (e já vai pra 6 meses…).
      Procure um médico, e só saia de lá com todos os exames solicitados.
      Abraços e boa sorte!

        Jose ( 17/03/2017 - 11:10 PM )

        w
        gosto muito de suas palavras. Que bom que vc tá aqui no blog.

    Tulio ( 07/03/2017 - 10:13 PM )

    Faz 15 dias que descobrir . Desde novembro que meus gânglios do pescoço incharam muito e doía bastante, me incomodava muito na hora de dormir, já estava achando que fosse um linfoma. As dores de cabeça não passava e era uma dor estranha, um queimor na cabeça toda, não era uma dor localizada com sempre tive quando inflamava garganta. Esses sintomas chegam ser tão atípicos que percebe-se logo que é uma coisa diferente. Ainda não sei meu cd4 e meu cd8, ainda não entendo muito bem sobre isso, fato que ainda não contei pra ninguém, ainda choro muito quando vejo meu exame. Tenho medo das pessoas não querem trabalhar comigo se descobrir . Minha mãe precisa muito de mim, não posso morrer agora. Desculpem se estou escrevendo meio sem nexo, porque as lágrimas caem e os pensamentos ficam meio desconectados. Espero que deus me der forças para começar esse tratamento, li coisas horríveis dos efeitos colaterais dos medicamentos em longo prazo.
    Estou fazendo meus exames e os resultados ainda não saíram todos, minha decepção é o teste de ppd que a rede pública fica me jogando de um hospital para o outro devido e não fiz ainda.

    Obrigado pessoal. !!!

      Viver com HIV ( 07/03/2017 - 10:22 PM )

      Olá Tulio,

      Te enviei email para conversarmos melhor ok??

      Um abraço

        Tulio ( 07/03/2017 - 10:55 PM )

        Ok Lhe respondi, obrigado pelo incentivo !!!

      W ( 07/03/2017 - 10:30 PM )

      Túlio!!
      Primeiro de tudo: se acalme! Você não vai morrer. Estamos todos aqui contando nossas histórias, ou seja, estamos todos bem e tudo isso passa! É sério! Passa!
      Os efeitos do remédio vão depender do seu organismo, mas lembre-se de uma coisa muito importante: é o seu psicológico quem manda na suas ações e na sua resposta! Vai dar uma coisinha ou outra, é normal, mas isso é bom, pois mostra que o seu organismo está lutando!!
      Não pense nos outros: pense em você, no seu bem estar, no seu trabalho, na sua saúde. Esqueça o que os outros vão pensar, afinal, vc não precisa sair por aí dizendo que é positivo.
      Fica com Deus, se for religioso, pede a ele pra te acalmar que você vai ver como tudo fica bem!
      Super abraço!

        Tulio ( 07/03/2017 - 10:54 PM )

        Obrigado pela força

      José ( 07/03/2017 - 11:12 PM )

      Calma, Túlio. É tão bom quando a gente está doente e a gente sabe que existe um remédio para tomar que pode ajudar a gente a melhorar a saúde. Graças a Deus existe um tratamento e que é bom, como a gente viu muitos relatos aqui nesse blog maravilhoso. Aqui na minha cidade (Natal) também a saúde pública é um caos, a politicagem rola solta. Procurei o CTA que está cadastrado no site http://www.aids.gov.br/aids e, para minha surpresa, aqui em Natal ele não funciona. Fui informado que agora o serviço é descentralizado, que o site é desatualizado e a pessoa deve procurar atendimento no posto de saúde do bairro. É um absurdo. Imagina sua privacidade indo ser atendido no bairro onde vc mora junto com pacientes de todo tipo e com atendentes nem sempre preparados… Como vou ser atendido por um infectologista a semana que vem, vou pedir a ele para me indicar outro lugar onde eu possa ser atendido e que não seja no meu bairro.
      Olhe, eu até já falei aqui no blog, noutro depoimento, que é muito mais preocupante o tratamento para diabetes do que o tratamento para HIV. Enquanto para tratar o vírus nós precisamos tomar apenas um comprimido por dia, meu afilhado tem que se furar várias vezes no dia para medir sua glicemia. É muito sofrimento o dele. Tem que tomar insulina mais de uma vez e aplicar injeção. Os remédios para tratar diabetes são caros bem como o material. E aqui em Natal quase sempre falta alguma coisa pra quem vai buscar remédio para diabetes pelo SUS. Há inclusive ações na justiça para obrigar a prefeitura a fornecer a medicação. Se for comparar os dois tratamentos é bem mais leve o nosso tratamento. Claro que todo remédio tem efeito colateral, até um paracetamol. Mas você sendo acompanhado por um médico e seguindo o tratamento direitinho vai morrer de velho rsrsrsrs.

    José ( 07/03/2017 - 9:51 PM )

    Eu estou bastante preocupado com esse lance dos gânglios, pois é isso que me incomoda. Tive um comportamento de risco no dia 31/12/2016 e desconfiei da pessoa. Na segunda semana de janeiro aí meu gânglios começaram a doer… e me apareceu um cansaço… sem vontade de fazer nada. Tudo que pudesse significar esforça eu evitava. Fui ao médico dia 10/01 e ele me passou para fazer hemograma completo e exame de sífilis, hepatite, hiv e outros. Como eu não tive coragem de fazer isso… deixei passar todo o mês de janeiro e no dia 14/02 é que fiz o exame, pois isso estava tirando minha paz. O resultado do exame foi não reagente. Os leucócitos e plaquetas normais. Porém, eu fico desconfiando desse exame pois tenho ínguas. Diminuem de tamanho, desaparecem, param de doer, mas as vezes começam a doer. Marquei consulta com infectologista para o dia 16/03. Rezo para que seja outra a causa disso. É o sintoma que me incomoda.

      W ( 07/03/2017 - 10:15 PM )

      José,
      Os gânglios e as ínguas são uma resposta do organismo a uma infinidade de infecções, desde uma simples gripe até coisas mais sérias.
      Se seu exame deu negativo, fique tranquilo.
      Aconselho que refaça ao término de 90 dias só por desencargo de consciência, já que é o tempo da janela imunológica, mas vc está bem, fique de boa.
      Abraços!

        José ( 07/03/2017 - 10:40 PM )

        Muito obrigado, W. Estar aqui com vocês é algo que me deixa muito tranquilo. São uma família para mim. Estou rezando para que tudo dê certo para todos nós. E você, de um modo particular, é uma pessoa por quem criei afeição pois venho acompanhando o seu relato de como está indo seu tratamento e rezo para que essas ínguas, que incomodam, deixem a gente em paz… rsrsrsrsrs, eliminando o que as está causando. Todos os dias eu rezo para que Deus ilumine os cientistas e que eles descubram uma maneira de acabar com o vírus HIV logo. Rezemos todos nessa intenção.

          W ( 07/03/2017 - 10:47 PM )

          Valeu, José!
          Vamos sim continuar ajudando os demais e rezando para que tudo se resolva…
          Enquanto isso, mantemos o tratamento e nossa saúde da melhor maneira possível.

    Cesar julio ( 07/03/2017 - 12:01 AM )

    Eu tive uma relaçao de risco no dia 5 de feveiro desse ano,depois de duas semanas fui em uma festa bebi e no dia seguinte tive dores nas coxas e no braço que durou uns 3 dias,ai no dia 21tive uma gripe q duro uns 3 dias tambem mas depois passou eu queria saber se isso e sintoma do hiv???me respondam ai quem puder ajudar

      Viver com HIV ( 07/03/2017 - 12:53 AM )

      Oi Cesar,

      Dores nas coxas e nos braços, não são sintomas de HIV. Acho que é mais o teu psicológico te pregando uma peça!

      Um abraço

        Cesar julio ( 07/03/2017 - 9:49 AM )

        Eu to com o psicologico abalado, intao eu queria saber se ao contrair o virus hiv as pessoas sentem sintomas ou se sao so algumas?e quais sintomas sao mais comuns as pessoas sentirem?

          Viver com HIV ( 07/03/2017 - 9:57 AM )

          Algumas pessoas sentem os sintomas, mas confundem com uma gripe mais forte, pois os sintomas são similares!

      Jose ( 07/03/2017 - 1:00 AM )

      Júlio, se acalme. Esses sintomas não tem nada a ver com HIV. Vc deve ter pego uma gripe. Aí vem o sentimento de culpa e a gente fica imaginando mil coisas. Quando puder faça o teste só pra alívio de consciência. E procure não fazer sexo sem proteção. Abraço pra vc.

        Cesar julio ( 07/03/2017 - 9:53 AM )

        Mesmo assim eu fico encanado mas daqui um mes vou faser o exame vlw ai e obg.

    kiko ( 06/03/2017 - 3:50 PM )

    Percebi que estava com Ínguas próximo a virilha a mais ou menos 1 ano e fui ao medico a 2 meses para ver o que era… fiz o teste rápido e descobri ser portador do vírus HIV… a mais de 5 anos eu tenho uma vida ativa e saudável (alimentação e atividade física regular) e consumo com consistência e responsabilidade os produtos da Herbalife. Fiz todos os exames necessário e até mais que necessários e meu médico disse que estou muito bem… inclusive não me recomendou usar os antirretrovirais… apenas para seguir com o uso dos produtos da Herbalife associado a alimentação equilibrada e atividades físicas regulares.
    Na primeira semana que descobri que era portador do vírus estive quase morto pois não aceitava e não acreditava. Ainda não falei para minha família, apenas 2 amigos quem sabem e quem tem me sustentado… hoje estou bem!

      Chico ( 06/03/2017 - 5:25 PM )

      Somente na virilha Kiko? Eram pequenos? visiveis? nao teve nenhum outro sintoma?

      W ( 06/03/2017 - 6:46 PM )

      Kiko,

      Que bom que está bem.
      Além da medicação, são fatores cruciais manter a atividade física e ter uma alimentação equilibrada, independente da dieta que a pessoa quiser fazer.
      Espero que continue assim. Abraços!

      José ( 07/03/2017 - 10:00 PM )

      Acredito que não há nada científico afirmando que produtos da Herbalife possam substituir os medicamentos oficiais para tratar o HIV. Portanto, não se deve abandonar o tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde, ou remediá-lo, para, no lugar, substituí-lo por produtos da herbalife que, diga-se de passagem, são bem carinhos. Eu mesmo visitei no Hospital das Clínicas, aqui de Natal, um senhor num estado deplorável. Quem tomava conta dele era a mulher dele, junto ao leito. Perguntei o que tinha acontecido e ela me disse justamente que ele era representante da Herbalife e por conta do consumo desses produtos tinha ficado daquele jeito (lembrava o Stephen Hawking). O anseio por lucros fazem muitas empresas fazerem coisas inimagináveis e cruéis para os seres humanos.

        Viver com HIV ( 07/03/2017 - 10:08 PM )

        Faço minhas as palavras, as palavras do José! Não devemos abandonar o tratamento que comprovadamente funciona, por algo que não há comprovação científica de sua eficácia! Muito bem colocado José!!

          W ( 07/03/2017 - 10:12 PM )

          Concordo plenamente.
          Independente do estilo de vida, alimentação e suplementação que a pessoa queira optar, o tratamento é o que comprovadamente se mostra capaz de garantir nossa saúde.

    GM ( 02/03/2017 - 3:25 PM )

    Acima quis dizer que tive relação desprotegida.

      W ( 02/03/2017 - 3:54 PM )

      GM, tudo bem?
      Se sua relação aconteceu há mais de 30 dias, já pode pedir o teste rápido.
      Você vai ler em muitos lugares que esse tempo varia de 30 até 90 dias… o que você pode fazer é repetir o teste com 30 e 60.
      Assim você fica com 100% de certeza de que não deu nada. Mas não esqueça de fazer os demais testes (Hepatite, Sífilis, etc).
      Vai ficar tudo bem! Abraço!

        Chico ( 04/03/2017 - 8:48 AM )

        Obrigado W pelo seu esclarecimento….bom fiz um teste a exato 1 ano atras e deu negativo….farei outro entao. De qualquer modo lendo vários sites e blog sobre o assunto, fiquei impressionado com a solidariedade das pessoas. A 3 anos doei um rim e ajudei uma pessoa, tenho cadastro no banco de doação de medula e não pensaria 2X se tivesse oportunidade de ajudar alguém. Ajudar pessoas que precisam é certamente o melhor modo de se aproximar de Deus e de coisas boas, se eu puder ajudar pessoas com HIV só falar, estou a disposição.

          W ( 04/03/2017 - 4:30 PM )

          Super iniciativa da sua parte, uma pena que não podemos mais doar, rs.
          Mas nos ajudamos com incentivo e muita conversa.
          Abraço!

    GM ( 02/03/2017 - 3:22 PM )

    Amigo W, tenho ínguas nas virilhas a muitos anos. Mas faço exame regularmente e nunca deu que eu fosse seropositivo. Recentemente tive relações soropositivo, fiquei com gonorrea e gostaria de saber quanto tempo devo esperar para fazer um teste rápido pra saber se fui infectado ou não.

    José ( 27/02/2017 - 4:07 PM )

    Querido W, torço para que seu tratamento tenha muito sucesso e que essas ínguas desapareçam. É tão ruim quando a saúde da gente não está boa. Mas você vai melhorar, aliás, já está melhorando com o tratamento. Tô rezando por você. A informação que você postou sobre ínguas é muito importante, pois nos ajuda a entender melhor esse sinal que surge com o HIV. Abraço pra você. E estamos aqui para conversar sempre que você quiser. 🙂

      W ( 01/03/2017 - 12:57 PM )

      José, super obrigado!
      Na semana passada refiz meus exames de rotina e estou indetectável desde então.
      É um super passo no tratamento e me deixa bastante confiante de que nada mais vai dar errado.
      Sobre esse sintoma de ínguas, acho que é a única “pedra no sapato” que encontrei, uma vez que é muito difícil definir um diagnóstico rápido para o que está acontecendo… mas estou me sentindo bem e espero que logo logo eu possa postar aqui que está tudo sob controle.
      Abraços!

        Jose ( 01/03/2017 - 1:15 PM )

        Graças a Deus! Fico muito feliz. Cada pessoa reage de um jeito né? O que é bom é que a gente não tá sozinho e, principalmente, Deus tá no comando. Esse blog me ajuda d+. E nos ajuda a ter mais amigos como vc. Depois, se for do seu interesse se cadastra no amigos positivos. Meu nick lá é JuniorRN. Difícil é ter alguém online. Mas já dá pra ter um início de amizade. As vezes a gente quer conversar e não tem com quem. Abraço.

          Chico ( 03/03/2017 - 11:28 PM )

          Ola Jose…fiz uma pergunta ao W logo acima se souber me explicar algo sobre lhe agradeco…

            W ( 03/03/2017 - 11:44 PM )

            Oi Chico!
            Eu não sei te precisar quanto tempo depois…
            Pois eu não sei quando foi que contraí. Mas essas ínguas tem inúmeros motivos pra aparecer, desde um pêlo inflamado até uma infecção… É a resposta do organismo pra uma série de fatores.
            O importante é vc esperar o tempo da janela imunológica (que dura seus 30/60 dias) e fazer o teste.
            Um abraço!

        Viver com HIV ( 02/03/2017 - 7:35 AM )

        Oi W,

        Parabéns por estar indetectável! E quanto as ínguas, elas hão de passar! Há muito tempo atrás eu tive ínguas por três meses, depois sumiram e nunca mais voltaram! Até hoje, não consegui descobri porque elas apareceram, mas o que importa é que elas nunca mais apareceram! 🙂 As tuas eventualmente irão sumir também! 😉

        Um abraço

    Fernanfo ( 12/02/2017 - 1:24 PM )

    Olá W, seu pescoço ficou duro com as inguas? Estou com o pescoco duro e pequenas bolinhas que me disseram ser nós da contratura muscular. Estou com a garganta meio que inflamada tem dias, mas sem amigdalite ou febre. Tive relação de risco e fiz exame no cta uns 35 dias depois de referida relação, sendo que deu não reagente. Estou ainda preocupado… gostaria de saber se teve esses sintomas aí que falei. Obrigado!

      W ( 01/03/2017 - 12:55 PM )

      Fernando, tudo bem?
      Nada de pescoço duro. Apenas a febre e as ínguas mesmo…
      Mesmo que tenha feito seu exame, sugiro repetir pra você ficar 100% seguro. Se deu Não Reagente com 35 dias, dificilmente dará outro resultado, mas “Seguro morreu de velho”, não é mesmo? rsrs.
      Vai dar tudo certo. Abraços!

        Fernando ( 05/03/2017 - 8:05 AM )

        Opa, obrigado pela resposta. Mais um pergunta, essas inguas que vc teve eram de que tamanho? Perceptiveis só de olhar ou tinha que tocar? Sentia dores nelas? Tinha um protuberância na pele e estava com a região vermelha? As minhas inguas, se é que são inguas mesmo rs, são bem pequenas e só achei pq fiquei procurando no corpo todo. Estão na base do pescoco… aguardo sua resposta. Estou esperando os 90 dias para fazer um exame realmente definitivo. Abs

          W ( 05/03/2017 - 8:35 AM )

          Oi Fernando…
          Então, não dá pra ver. Assim como você, as minhas só dão pra perceber se tocadas. Não deixaram a região vermelha e não doem, tb não cresceram depois de aparecer.
          Abraço!

    Marcone ( 16/01/2017 - 6:16 PM )

    W
    Não sei se vc verá esse comentário, mas procure a igreja adventista do sétimo dia e siga os ensinamentos da bíblia, não sei se vc e religioso mas se não for Deus te ama muito cara
    Nunca desista!

      W ( 01/03/2017 - 12:53 PM )

      Marcone,
      Sou religioso, tenho meus preceitos muito bem definidos e agradeço a preocupação.
      Sei que Ele está com todos nós.
      Abraços.

    ARNALDo ( 10/12/2016 - 9:41 AM )

    Olá! estou com minhas amigdalas inchadas há uns 3 meses e os antibióticos que eu tomei não fizeram efeito, isso pode ser um sintoma de hiv?
    Obrigado, fiquem com Deus.

      W ( 11/12/2016 - 9:20 PM )

      Arnaldo,
      Pode ser um indicativo, mas tire suas dúvidas fazendo um teste rápido e, caso dê positivo, inicie seu tratamento com calma.
      Mas seu infectologista vai te passar todos os exames necessários pra te deixar tranquilo. Só não adie mais essa dúvida. Abraços!

        GF ( 31/01/2017 - 10:35 AM )

        Oi w. Como era seus ganglios de consistência mole ou dura ?
        Os da virilha apareceram junto com os do pescoço ou veio depois ?
        Desde ja grato.

          W ( 01/03/2017 - 12:52 PM )

          GF, tudo bem?
          São de consistência dura, e todos apareceram quase que ao mesmo tempo, diria que no intervalo de 1 mês.
          O Exame de ultrassonografia constatou que se eles foram de aparência oval e sem distorções, existe um ótimo indicativo de serem benignos. Principalmente se não doerem.
          Estou no aguardo para fazer uma biópsia, mas parece estar tudo sob controle.

    Adriele ( 08/11/2016 - 12:43 AM )

    W, como eram seus g}anglios, doiam. Eram grandes ou pequenos, tinha em qtos lugares. Boa sorte com teu tratamento. Agora que ja sabe, tem como se cuidar e logo estara bem. Fique com Deus

      W ( 08/11/2016 - 1:13 PM )

      Eles ainda não sumiram. São de tamanho médio (mas imperceptíveis na pele, só se sente quando eu toco), apareceram na região do pescoço, abaixo da orelha e na virilha. Não doem, nunca doeram. E também não crescem (mas tbm não diminuíram ainda). Estou com 30 dias do medicamento e me sinto bem, mas gostaria muito que eles sumissem, as vezes me incomoda um pouco.
      O tratamento não foi problema pra mim, só senti a tontura forte no primeiro dia, depois nada mais. Vamos continuar pra que fique tudo bem. Obrigado pela força. Fiquem com Deus!

        Carlos luis ( 16/11/2016 - 11:49 AM )

        W, quais e como eram os sintomas de HIV que você teve com os gânglios.

          W ( 16/11/2016 - 12:39 PM )

          Oi Carlos!
          Eu tive uma crise forte de amigdalite, e logo depois eles apareceram. De início eu achei que fosse uma defesa pela amigdalas, mas percebi wue eles nao sumiam. Tive uma febre branda que não passava (ficou semanas assim) e os caroços tb permaneceram. Como disse no comentário acima, eles não doem, nao aumentam, não diminuem, mas estão aqui. A médica disse que é normal, e que se me incomodar muito eu posso tirar com cirurgia, mas não faço questão já que não apresenta nenhum perigo a saúde. Abraços!

            Carlos luis ( 16/11/2016 - 4:52 PM )

            Muito obrigado,boa sorte no seu tratamento. Fique com deus

            Alberto Pedro ( 18/11/2016 - 11:07 AM )

            Oi w, gostaria de saber como foram as tuas febres eram “altas ou baixas “. E os gânglios na virilha eram visíveis?. Tiveste dores de cabeça?. Agradeceria muito.
            Fique com deus!

            w ( 19/11/2016 - 4:31 PM )

            Alberto, tudo bem?
            Minhas febres eram baixas… coisa de 38º. Sabe aquela febre chata que fica com você e vai te debilitando aos poucos? Então, era isso que eu sentia sempre… Como tem apenas 1 mês de tratamento eu ainda sinto, mas minha médica disse que isso é absolutamente normal, até eu me adaptar.
            Na virilha eu tive coisa de 3 ou 4, e nem na virilha nem no pescoço eles eram “visíveis”, só se você tocar que dava pra sentir.
            Não tive dores de cabeça, mas tive dores de ouvido, como se a gente começasse a ficar gripado e inflamasse a região do ouvido….
            Espero que tenha ajudado. Sorte pra vc. Fique com Deus.

            Chico ( 03/03/2017 - 11:26 PM )

            W sabe dizer em quanto tempo apareceram as inguas apos seu contato de risco? Apareceram 3 carocos na minha virila direita somente, mas ata agora nao tive nen hum sintoma, nem febre nem nada mas mesmo assim estou precupado.

        kiko ( 06/03/2017 - 3:42 PM )

        W… eu também descobri ser soro positivo a mais ou menos 2 meses… sabe o que me ajudou bastante de acorodo com meu médico? Ser consumidor dos suplementos nutricionais da Herbalife a mais de 5 anos… fizemos 4 dezenas de exames diferentes inclusive o CV E CD4 e estou perfeitamente bem… meu médico inclusive recomendou continuar o uso consistente dos produtos… minha imunidade está de dar inveja…

    W ( 04/10/2016 - 9:59 PM )

    Foi por conta desse sintoma que descobri ser soropositivo há uma semana.
    Estou bastante assustado e ainda aguardo o resultado dos exames de sangue, CV, CD4 e etc para entender em que pé da infecção estou e como anda meu organismo.
    O que gostaria de saber é: os gânglios desincham depois que a gente começa a medicação? OU eles ficam altos para sempre?

      Viver com HIV ( 05/10/2016 - 5:11 PM )

      Oi W,

      Eles tendem a diminuir com o tempo, fique tranquilo.

      Um abraço

        W ( 05/10/2016 - 6:03 PM )

        Isso me tranquiliza bastante… já são muitas coisas com que me preocupar, então tem sido dias bem complicados.

      Cesar julio ( 07/03/2017 - 7:40 PM )

      Eai w eu queria saber se essas inguas que da no pescoço e facil de sentila ao tocar ou e dificil de achar ela?

        José ( 07/03/2017 - 9:45 PM )

        Eu estou bastante preocupado, pois tenho praticamente esse sintoma que me incomoda. Tive um comportamento de risco no dia 31/12/2016 e desconfiei da pessoa. Na segunda semana de janeiro aí meu gânglios começaram a doer… e me apareceu um cansaço… sem vontade de fazer nada. Tudo que pudesse significar esforça eu evitava. Fui ao médico dia 10/01 e ele me passou para fazer hemograma completo e exame de sífilis, hepatite, hiv e outros. Como eu não tive coragem de fazer isso… deixei passar todo o mês de janeiro e no dia 14/02 é que fiz o exame, pois isso estava tirando minha paz. O resultado do exame foi não reagente. Porém, eu fico desconfiando desse exame pois tenho ínguas. Diminuem de tamanho, desaparecem, param de doer, mas as vezes começam a doer. Marquei consulta com infectologista para o dia 16/03. Rezo para que seja outra a causa disso. É o sintoma que me incomoda.

          Cesar julio ( 07/03/2017 - 9:49 PM )

          Onde apareceu essa ingua jose?como ela e?e da pra sentir ao tocar ou e dificil achar essas inguas?

            José ( 10/03/2017 - 9:53 PM )

            Apareceu na virilha e axila primeiro… São dolorosas. Depois elas diminuíram e começou a aparecer no pescoço. Mas só dá pra sentir se eu ficar apalpando. Não são duras. O que me preocupa é que vão surgindo em lugares que eu nem sabia que existiam e algumas perto das outras, como o número delas fosse aumentando. E doem.

            Cesar julio ( 10/03/2017 - 10:00 PM )

            Tendi jose me desculpa ficar perguntando mas quais sintomas vc sentiu?e durou por quanto tempo?

            José ( 10/03/2017 - 10:07 PM )

            Eu senti os gânglios doloridos e fiquei cansado também. Sem disposição pra fazer nada.

            Cesar julio ( 10/03/2017 - 10:14 PM )

            Fica tranquilo pelo que eu vi no seu post seus exames deram negativo ne?fica tranquilo que esse resultado e definitivo pq ja deu tempo do seu sistema himunologico criar anti corpos contra o virus.

            Jose ( 11/03/2017 - 9:51 AM )

            Muito obrigado César Júlio. Você é um amigao. Pena que aqui a gente não pode trocar emails nem whatsup. Vou tirar essa noia da cabeça e viver a vida, com muita prevenção depois disso
            Abraço pra vc. E que td de certo pra vc e pra todos aqui.

        W ( 07/03/2017 - 10:20 PM )

        César, tudo bem?
        As minhas não são perceptíveis à vista. É preciso passar a mão pra sentir. E mesmo assim, elas não são grandes, então tem que procurar um pouco pra achar. Não doem, só quando eu tenho alguma infecção (gripe, amigdalite, etc). Mas no geral, elas não incomodam.

          Cesar julio ( 07/03/2017 - 10:27 PM )

          Se continuar assim vou ter q passar no psicologo, eu fico procurando e procurando e nao acho nada,nao sei se elas tao presente mas nao achei nada nem nas axilas nem virilha nem pescoço,se realmente eu tivesse ingua mesmo daria pra sentir ao toque ne?

            W ( 07/03/2017 - 10:35 PM )

            César,
            Pare de procurar. Se não achou, é pq não tem!
            Pensa que isso é uma coisa muito boa!
            E outra, se está preocupado, refaça seus exames.
            Se derem negativo, excelente.
            Abraço!

            Viver com HIV ( 07/03/2017 - 10:37 PM )

            Concordo com o nosso amigo W.

            Acho que tu tá sofrendo sem necessidade. Só está te causando stress.

            Cesar julio ( 07/03/2017 - 10:48 PM )

            Vlw ai gente vcs sao uns anjos que estao aq para cvs com agente,eu vou parar com essa paranoia pois nao tenho nada isso e da cabeça,mas agradeço a vcs pela compreensao e que Deus abençoe a todos..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *