Diferenças entre AIDS e HIV

Diferenças entre AIDS e HIV
Ter HIV não significa ter AIDS

Muitos leitores e amigos até, tem me perguntado qual a diferença de AIDS e HIV, por isso, resolvi criar esse post para tentar esclarecer mais sobre isso.

O que é AIDS?

AIDS, na sigla traduzida do inglês, significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A doença se manisfesta após a infecção do organismo humano pelo HIV, ou Vírus da Imunodeficiência Humana, também traduzido da sigla em inglês. Imunodeficiência é uma inabilidade do sistema de defesa do organismo para se proteger contra microorganismos invasores, como o vírus HIV. A AIDS não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV). Mas o vírus tem um longo período de incubação antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso. Por isso, uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com AIDS. Atualmente, a AIDS é considerada uma doença de perfil crônico. Ela não tem cura, mas tem tratamento, de maneira que uma pessoa com a doença pode viver com o vírus HIV por um longo período, sem  apresentar nenhum sintoma. Quanto mais cedo a presença do vírus for detectada, mais eficiente poderá ser o tratamento.

O que é HIV?

O Vírus da Imunodeficiência Adquirida é o vírus causador da AIDS. Ao entrar no organismo humano, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo. As célular mais atingidas pelo HIV são os linfócitos CD4+, justamente aquelas que comandam a resposta específica do corpo diante de agentes como vírus e bactérias. Instalado dentro das células, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando outras células. Com a defesa do corpo prejudicada pelo vírus, a pessoa infectada fica sujeita ao aparecimento de vários tipos de doença. Mas o HIV pode levar vários anos dentro de um organismo antes de aparecerem os primeiros sintomas. Isso depende do estado de saúde da pessoa, principalmente. Por isso, ser portador do vírus HIV é diferente de ter AIDS.

Então qual é a diferença entre HIV e AIDS?

 O HIV é o vírus que invade as células do sistema imunológico. Já a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – “SIDA”) é o quadro de enfermidades ocasionadas pela  perda das células de defesa em decorrência da infecção pelo vírus. Quanto menor o numero de células do tipo CD4, maior é a vulnerabilidade do paciente. Quando a taxa de CD4 for inferior a 200/mm³, o paciente precisará iniciar o tratamento. Enquanto for superior a esse valor, o paciente poderá não apresentar o quadro de sintomas característicos da AIDS. Por isso, a importância de sempre manter a sua taxa de CD4 alta!

Trocando em Miúdos

  • O HIV é o vírus que causa a AIDS e a AIDS, por sua vez, é quando o sistema imunológico perde a habilidade “defender” o corpo por que ele está ocupado reproduzindo (gerando) mais vírus HIV. E com o corpo sem defesa, ele fica mais propenso à doenças oportunistas.  Nesse caso diz-se que a pessoa tem AIDS.
  • Uma pessoa que tem HIV, com o tratamento (com antirretrovirais) e o acompanhamento adequado, pode nunca a chegar a desenvolver o quadro de AIDS.

E como eu mantenho o meu CD4 alto?

  • Seguir o tratamento com a medicação anti-retroviral (por pior que seja o efeito colateral);
  • Ser feliz (mesmo que isso pareça impossível nesse momento. Tente!!);
  • Ame-se! Lembre-se sempre que sua vida não acabou por que você é soropositivo.
  • Tenha hábitos saudáveis e atitudes positivas. Clicando aqui, você encontra algumas dicas de como fazer isso.

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

29 Comentários em “Diferenças entre AIDS e HIV

    Jeanne ( 16/10/2017 - 6:47 PM )

    Acabei de vir do hospital com meu pai e ele tem AIDS não HIV. As chances dele se tratar e continuar vivendo são poucas? Queria entender.
    Ele ainda pode receber tratamento? Porque vão fazer vários exames só dia 01 de novembro e dia 29 de novembro é a consulta com a médica. Tenho medo q ele não aguente até lá.

    Marlon Alves ( 10/10/2017 - 1:02 AM )

    Olá, tenho um grande amigo que descobriu está infectado pelo o vírus HIV, ele está muito triste, como sou amigo dele próximo ele me contou. Tentei acalma-ló mas não sei o que falar para ele. Me tire uma dúvida.
    Ele pensa que pelo o fato de está com o vírus a doença vai se desenvolve, porém, tomando os medicamentos logo o diagnóstico pode ter uma vida normal é a AIDS nunca se manifestar?

      Jeff ( 15/10/2017 - 2:56 AM )

      Oi Marlon,

      É isso mesmo, se ele seguir o tratamento direitinho ele pode nunca desenvolver a AIDS. E seguindo o tratamento, a carga viral dele vai ficar indetectável, e estando indetectável, ele não transmite mais o vírus a outras pessoas.

      Um abraço

    Ana ( 11/06/2017 - 9:53 PM )

    Tava estudando e me surgiu essa dúvida sobre a diferença entre os dois. Amei a explicação e aproveitei para ler a BIO e preciso dizer que também amei a leveza que vc transmite através dela.

      Jeff ( 12/06/2017 - 10:17 AM )

      Muito obrigado Ana!

      É muito bom receber um comentário desses! 🙂

      Um abraço

    C. ( 02/05/2016 - 9:06 PM )

    Alguém poderia me ajudar!!! Iniciei meu tratamento em dezembro de 2015 com cv com 40.000 copias e cd4 168, após 3 meses cv indetectável e cd4 220… hj permaneço indetectável e cd4 370. A dúvida é que nunca tive nenhuma doença grave porém cd4 168 quando descobri ser soropositivo. Tenho aids ou sou portadot do vírus? Já falei c minha médica a qual confio muito e ela diz que o que importa é ser indetectável.

    Franciany ( 02/04/2016 - 10:31 PM )

    Boa noite

    Achei muito interessante o artigo acima, gostaria de saber qual referência usada ?

    Desde já, obrigada !

      Viver com HIV ( 02/04/2016 - 11:00 PM )

      Boa noite Franciany,

      O artigo em questão foi baseado nas informações do site AIDS.GOV e também de entrevistas com alguns infectologistas da minha cidade, mas foi alterado um pouco para não ficar com linguagem muito técnica, e pudesse ser entendida por todos.

      Um abraço.

    Antônio Aderson ( 23/03/2016 - 12:34 AM )

    Ou seja, pode ter HIV mas não a AIDS?!

      Viver com HIV ( 23/03/2016 - 11:30 AM )

      Exatamente Antônio. A pessoa tem HIV a vida toda mas pode nunca a chegar a desenvolver a AIDS.

    Anônimo ( 29/02/2016 - 1:47 AM )

    Sou soropositivo a cerca de quase dois, anos e desde então surgiram várias dúvidas na minha cabeça, sobre o HIV e a AIDS. Faço o tratamento antiviral a cerca de um ano. Gostei muito do post pois me esclareceram muitas dúvidas. Obrigado

      Viver com HIV ( 29/02/2016 - 12:38 PM )

      Obrigado Danilo,

      fico feliz ao saber que meu blog está te ajudando!!

      Um abraço

    Wellington ( 06/02/2016 - 9:24 PM )

    Tô pesquisando pois minha mãe contraiu isso do meu padrasto que está com ela a uns 5 ou 6 anos! A uns 4 anos fui a casa dela em Goiânia sou de São Paulo e mexi na gaveta dela vi uns remédios estranho peguei anotei os nomês e vi que era coquetel de que, tinha vírus e estava no nomeu dele… Hoje perguntei com coragem e ela me contou que quando namorou ele… Eles transaram sem camisinha e ele não falou nada
    Mais agora ela já tem contraiu e não sei como agir nem sei como ou olhar na cara dele quando eu velo…. ela está ficando doente direto por qualquer coisa agora entendo o poque

      Viver com HIV ( 06/02/2016 - 9:46 PM )

      Olá Wellington!!

      Eu te entendo, é complicado mesmo toda essa situação. Não posso te dizer como agir, só posso te sugerir que mostre pra tua mãe, que está do lado dela. Esse teu apoio vai ser fundamental para o sucesso do tratamento dela.

      Ah e seus comentários não aparecem instantaneamente, pois eles precisam ser aprovados previamente.

      Um abraço

    Lana ( 16/01/2016 - 1:07 AM )

    muito bom. mas nesse caso o HIV teria cura?

      Viver com HIV ( 18/01/2016 - 1:10 PM )

      Olá Lana,

      O vírus do HIV NÃO tem cura, apenas tratamento.

      Um abraço

    Adriana ( 17/11/2015 - 3:42 PM )

    Vivendo e Aprendendo. Parabéns pelo trabalho! Explicação simples e tão completa.

      vivercomHIV ( 17/11/2015 - 3:53 PM )

      Obrigado Adriana!

      Mensagens como a sua me incentivam ainda mais a continuar coom o blog! Muito obrigado!!!

    Vanessa lima ( 19/10/2015 - 7:16 PM )

    Muito bom adorei

    Gustavo Roubert ( 31/07/2015 - 6:30 PM )

    O HIV é a causa, e a AIDS é a consequência? Certo ou errado?

    Paz e bom fim de semana.

      viver com HIV ( 31/07/2015 - 6:41 PM )

      Oi Gustavo,

      É basicamente isso sim!! Mas vale lembrar que uma pessoa pode ter o vírus do HIV e nunca desenvolver a AIDS, mantendo o seu CD4(imunidade) alto.

    vileite ( 31/07/2015 - 6:27 AM )

    Republicou isso em Espaço de VIRGINIAe comentado:
    Artigo útil e esclarecedor !

      viver com HIV ( 31/07/2015 - 2:34 PM )

      Virginia,

      Muito obrigado por compartilhar o meu post no seu blog. Acho que é muito válido disseminar esse tipo de informação.

    Jucilane ( 27/04/2015 - 8:38 AM )

    Muiiiito bom… amei!

      viver com HIV ( 27/04/2015 - 1:04 PM )

      Obrigado Jucilane! É muito bom saber que tu ainda acompanha o meu blog!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *