Carga Viral

O que é carga viral?

Carva ViralCarga viral é um exame que conta a quantidade de vírus presente em uma certa quantidade de sangue. Utilizando a quantidade de RNA  viral presente em uma amostra de plasma sanguíneo pode ser feito uma estimativa para quantos existem no organismo e do impacto que eles terão na saúde do paciente. Os testes de carga viral mais comuns são para o HIV tipo 1, citomegalovírus, vírus da hepatite B e vírus da hepatite C.

Utilização

A carga viral é um exame quantitativo, logo é mais preciso que exames qualitativos como PCR que serve apenas para detectar a presença de um DNA (viral e não viral) específico em uma determinada amostra. Utilizando exames regulares de carga viral é possível verificar o estágio da doença e a eficiência de um tratamento. Quanto maior a carga viral, mais provável que os sintomas apareçam e causem problemas. Exames regulares permitem verificar se um tratamento está sendo eficaz caso haja uma diminuição significativa da carga viral e manutenção da carga viral próxima a zero nos meses posteriores.

Como lida com grandes números pode ser medida em exponencial ou em logaritmos de 10, assim: 10 = log1 = 10 elevado a 1; 100 = log2 = 10 elevado a 2; 1000 = log3 = 10 elevado a 3… 10.000.000 = log7 = 10 elevado a 7. Dessa forma logaritmo com base 10 mede aproximadamente o “número de zeros” em uma contagem.

O que significa o resultado do exame?

A carga viral é relatada como o número de cópias do vírus em 1 mililitro de sangue. Resultados iniciais em pacientes não tratados podem chegar a 1 milhão ou mais de cópias/ml. Durante o tratamento, uma carga viral alta oscila entre 5.000 e 10.000 cópias/ml. Dependendo do método usado, uma carga viral baixa, entre 40 a 500 cópias/ml, indica progresso lento da doença.

Qual é a carga viral aceitável ou recomendada para um soropositivo?

O ideal para um soropositivo é que a carga viral seja “indetectável” ou seja, menor do que 40 cópias. Nas primeiras semanas de infecção por HIV, o vírus pode chegar a 1 milhão de cópias por ml, mas logo reduz para cerca de 1.000/ml e começa a subir mais lentamente. Conforme os anos passam a carga ultrapassa 100.000/ml e os primeiros sintomas podem começar. O risco do organismo depende da taxa de CD4+, que é considerado vulnerável quando está abaixo de 200.

O que é uma carga “indetectável”?

O teste à carga viral mede a quantidade de vírus presente numa gota de sangue. O resultado do teste dá uma boa noção sobre se a quantidade de vírus é alta ou baixa.  Contudo, os testes não conseguem medir quantidades pequenas de vírus. Quando a quantidade de vírus é baixa, o resultado é de uma carga viral indetectável. Isto significa que a quantidade de vírus é tão pequena na amostra de sangue que o teste não conseguiu medir.  Contudo, isso não significa que o vírus desapareceu por completo. Estará presente em outras partes do corpo, como por exemplo nos intestinos.

Pontos importantes:

  • Se o resultado de teste à carga viral é indetectável, há uma pequena quantidade de vírus no organismo.
  • O objetivo da terapia de anti-retroviral é o de atingir carga viral indetectável. Isto significa que o HIV está controlado.
  • Ter uma carga viral indetectável, NÃO significa que você está curado e não tem mais o vírus do HIV. Significa que a quantidade de vírus no seu sangue é muito baixa ao ponto de não ser detectada pelos métodos de contagem, mas o vírus permanece lá, por pouco que seja. E se você parar com a medicação esse número tende a subir novamente.

Porque é que é importante ter uma carga viral indetectável?

  • Quando há uma pequena quantidade de HIV, este não conseguirá atacar ou enfraquecer o sistema imunológico, que é o sistema natural de defesa do organismo.
  • Se o sistema imunológico for forte, haverá menos probabilidade de infecções e de doenças.
  • Um soropositivo com a carga viral indetectável, não transmite mais o vírus do HIV a outras pessoas.

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

127 Comentários em “Carga Viral

    Marcell ( 02/11/2017 - 8:06 AM )

    Descobri que sou portador do vírus e fiz o exame de carga viral e cd4 e deu…
    Carga viral 58 cópias
    cd4 660
    Gostaria de saber se tem uma razão para ter dado muito baixa a carga viral, fiquei bem feliz e aliviado com o resultado.

    Ricardo ( 27/10/2017 - 5:40 AM )

    Olá, tudo bem ? Bom o meu questionamento é : tenho pouco tempo que descobri minha sorologia e já fiz dois exames de carga viral, sendo que o primeiro detectou a contagem de 63.197 e CD4 de 212, logo iniciei o tratamento e passado o tempo refiz os exames onde hoje eles me deram o resultado para Carga Viral de : Lim. Min., ( Acredito eu que essas siglas significam que dectaram o Limite Mínimo )e CD4 de 470. Sendo assim será que devo me preocupar, não digo pelo CD4, mas sobre a Carga Viral não veio nenhum tipo de numeração, oq isso significa ?? Será que estou certo em pensar que está perto para que eu fique indectável ??

      Jeff ( 28/10/2017 - 6:10 PM )

      Oi Ricardo,

      Você está certo sim! Se veio limite mínimo, seu próximo exame será indetectável. E seu CD4 está subindo como o esperado. Fique tranquilo seu resultados, são bons resultados.

      Um abraço

    João ( 12/10/2017 - 6:05 PM )

    Jeff. Primeiramente gostaria de parabenizar você por este blog. Me ajudou muito, quando tive no ultimo dia 11/09 a noticia que precisaria refazer o exame de sorologia pois o primeiro havia dado positivo.
    Para começar fiquei em choque, porque faço checkup a cada 2 anos, mesmo tendo hoje, 31 anos. E nunca havia acusado nada em meus exames. Esta foi a primeira vez e ainda tive problemas com os laboratórios. O primeiro, que fez a sorologia, fez o blot com a primeira amostra de sangue, e não com a segunda. Isso me deixou em dúvida, mas, procurei uma infecto. Ela me passou os exames padrão para inicio do tratamento e para minha surpresa, meu cd4 está em 524, o cd8 em 735 e a carga viral veio não detectada. Depois de alguns dias, quando pedi uma nova sorologia, o laboratório alterou o resultado da carga viral no sistema com a informação “Laudo modificado após revisão”, e a carga informada foi de 11.409 cópias. Sem confiar tanto neste laboratório, fiz somente o de carga viral num terceiro, que recebi o resultado hoje e acusou 5.580 cópias. Imagino, até pelo tempo dos meus ultimos exames, e pelos resultados destes, que minha infecção é bem recente e começando o tratamento agora devo ter poucos (e quem sabe, se Deus quiser, nenhum) problemas.
    Esta carga viral está boa mesmo ou estou num mundo de Alice? Vejo os limites do exame de 40 a 10.000.000 de cópias e realmente penso de entre 5.000 e 10.000 está bom e que descoberto agora será o melhor para não deixar grandes sequelas no meu sistema imunológico, estou certo? Vou marcar meu infecto para semana que vem, mas, sabe como é a ansiedade, vamos lendo e querendo falar sobre tudo. Mais uma vez, parabéns pelo blog.

      Jeff ( 15/10/2017 - 3:06 AM )

      Oi João!

      Você está certo, sua carga viral é bem baixa, o que indica uma infeção recente, e com o tratamento sua carga viral estará indetectável, o que é muito bom! Fique tranquilo, os teus resultados estão muito bons!

      Um abraço

    Eli Menez ( 05/10/2017 - 7:08 PM )

    Meu último resultado deu: <40 cópias de Hiv-I/ml e <1,60 log de cópias de Hiv-I/ ml, antes não vinha esses números, devo me preocupar? Minha consulta vai demorar e não vou aguentar para saber o que é o certo até o dia.

      Jeff ( 15/10/2017 - 2:47 AM )

      Oi Eli,

      Se deu abaixo de 40 cópias, quer dizer que é indetectável, Não precisa se preocupar.

      Um abraço

    Fran ( 05/10/2017 - 3:30 PM )

    Olá! Estou com tratamento PEP, terminarei em 23 de outubro, quando faz exatos 30 dias da exposição. Se eu fizer o PCR neste dia ele deve acusar algo, ou será que a PEP pode alterar o diagnóstico? Obrigada

      Jeff ( 15/10/2017 - 2:45 AM )

      Oi Fran,

      A PEP não altera o resultado.

      Um abraço

    BRUNO ( 03/10/2017 - 1:24 AM )

    Minha carga viral deu 333.943 copias, mas já estou em tratamento! Mesmo assim esse resultado me chocou muito!!!

      Jeff ( 03/10/2017 - 10:56 PM )

      Oi Bruno!

      É, realmente é uma carga viral alta, mas só pra te deixar tranquilo a minha já chegou a quase 1 milhão de cópias, e hoje está indetectável.

      Um abraço

    Cesar ( 26/06/2017 - 10:09 PM )

    Pessoal minha carga viral deu:

    172 copias/ml
    2,25 copias em log/ml
    299 UI/mL
    2,48 UI em log/mL

    O que significa ?

      Jeff ( 27/06/2017 - 10:31 PM )

      Oi Cesar,

      Significa que sua carga viral está bem baixa (172 cópias) e, possivelmente (se você já estiver em tratamento) o seu próximo exame de carga viral, já vai ser indetectável. O que é muito bom!

      Um abraço

    thony ( 21/06/2017 - 8:30 AM )

    OI!! Bom dia

    descobri que tenho HIV a pouco tempo, ontem saiu o primeiro resultado do CD4 343,8 / cd8 911,5 / carga viral 17.715 .
    O que vc acha deste resultado? meu retorno com o medico somente dia 29/06.
    Mais estou bem tranquilo, sei da realidade. Minha vida permanece da mesma forma como sempre, não vou abandonar a mim mesmo do tipo quando pessoa acaba desistindo e nao procura tratamento. Vou viver acada dia na esperança que a cura chegará… enquanto isso irei fazer todo tratamento prolongando meu dias e cuidando do meu corpo para não ser tão afetado enquanto espero a curá.

      Jeff ( 27/06/2017 - 10:34 PM )

      Oi Thony,

      O seu CD4 está bom e carga viral não está tão alta, e uma vez iniciando o tratamento esse quadro tende a melhorar!

      Um abraço

    Electra ( 09/06/2017 - 7:53 PM )

    Olá boa noite fiz minha primeira carga viral que meu infecto disse que Tava médio a segunda depois do tratamento deu indefectível agora peguei o terceiro resultado deu limite minino isso quer dizer o que.só vou mostrar ao medico daqui a um mês a meu cd4 foi de 842 para 1457

      Jeff - Viver com HIV ( 10/06/2017 - 9:52 AM )

      Olá Electra!

      Tudo bem com você?

      Espero que sim, bom os seus resultados estão muito bons! Um CD4 de 1457 é um CD4 muito bom! E a sua carga viral está indetectável, o que é ótimo! Continue com o tratamento certinho para se manter assim! Parabéns!!

      Um abraço

    Fla ( 06/06/2017 - 11:25 AM )

    Fiz um exame de prevenção e sem ao menos esperar deu reagente ao hiv
    Estou desesperada oq faço não posso contar pra ngm da minha família pq não vão entender muito bem e ainda vao me criticar deu índice 637.0

      Jeff - Viver com HIV ( 06/06/2017 - 9:04 PM )

      Oi Fla,

      Em primeiro lugar, procure ficar calma! Ter HIV é ruim sim, mas não significa o fim de nada. A primeira coisa a fazer é procurar um médico para iniciar o teu tratamento, tu já procurou um? Conta com gente aqui do blog para te ajudar a tirar dúvidas e medos! Tu não tá sozinha! 😉

      Um abraço

    itamar ( 09/05/2016 - 10:06 PM )

    Oi boa noite sou soro positivo a 1ano e 4meses gostaria de saber pq minha carga viral voltou está 142 copias so a carga viral voltou o resto ta tudo normal aguardo uma resposta obrigado

      Viver com HIV ( 10/05/2016 - 2:04 PM )

      Olá Itamar,

      Eu sinceramente não sei o que pode estar acontecendo com você, mas aumento de carga viral, é algo que você com certeza, deve conversar com o seu infectologista sobre esse assunto.

      Um abraço e boa sorte

    Luiz ( 07/05/2016 - 3:09 PM )

    Boa tarde… Queria a ajuda de vocês, tive uma relação com uma pessoa sabidamente positiva, tive e tenho todos os sintomas… Fiz o teste com 1 meses até 5 meses…ou seja 150 dias negativo…. Gostaria de saber de vocês, é possível mudar esse resultado, as alguém se expôs com alguém sabidamente positivo, e depois positivo com quantos meses ????

    HIV+ ( 03/05/2016 - 6:36 PM )

    Olá!
    Descobri tudo há cerca de 1 mês e meio.
    Já fiz exames, fui ao infecto e estou aguardando o dia da consulta para levar os resultados e assim iniciar o tratamento mais adequado.

    Alguém sabe me esclarecer se os valores são preocupantes?

    DETERMINACAO DO RNA DO VIRUS HIV-1 – COPIAS/ML LOG COPIAS/ML UI/mL: copias/mL
    29911
    : Copias em log/mL
    4.48
    52045 UI

    CD4 1042 E CD8 1181.

    Ansiedade pela consulta…

      Viver com HIV ( 03/05/2016 - 6:48 PM )

      Olá!

      Você pode ter calma, pois o seu resultado ainda está bom! seu CD4 está bem alto (o que é muito bom) e sua carga viral não está muito alta (o que também é muito bom). Iniciando o tratamento, teu CD4 vai se manter (ou subir ainda mais) e sua carga viral vai começar a baixar ao ponto de ficar indetectável.

      Um abraço!

    William ( 30/04/2016 - 9:54 AM )

    Sou indetectavel mas esqueci de tomar o remédio um dia , será que a carga viral dente aumentar e surgi no cd4 ?

      Viver com HIV ( 01/05/2016 - 4:47 PM )

      Olá William,

      Se for um dia, não tem tanto problema assim, mas não deixe isso ser um hábito (ter dias em que você esquece de tomar), se isso virar um hábito as coisas podem se complicar sim, o vírus pode ficar resiste ao medicamento que tu está usando e o teu tratamento não vai mais fazer efeito, por consequência, sua carga viral vai voltar a subir e deixar de ser indetectável.

      Um abraço

    Henry ( 26/04/2016 - 9:02 AM )

    Boa tarde,
    Iniciei o tratamento com antirretroviral “3 em 1” a cerca de 40 dias, irei refazer os exames de carga viral e cd4 para o acompanhamento com Infecto.
    Carga Viral: 62.138 CD4: 624

    Já li e o meu objetivo é chegar a carga indetectável para manter minha saúde e evitar a propagação dessa doença.

    A primeira semana senti os efeitos colaterais da medicação e hoje (40 dias apos) graças a Deus nao sinto mais nada.

    Descobri a sorologia quando busquei a profilaxia por ter tido relação de risco (sempre me previne, exceto uma unica vez antes dessa citada), no teste rápido veio o resultado que me deixou sem chão, foi Horrível a forma como recebi a notícia por parte do médico que me julgava com olhar e aquela sensação de se sentir sujo, doente ou que estava tudo acabado.
    Não fico feliz por ser + , mas não permito que isso me deixe triste, estou me cuidando ainda mais após a descoberta, estou malhando, transo SEMPRE com preservativos e bola pra frente!

    Não tenho coragem de contar para as pessoas e não sinto necessidade, mas tive de conversar com o parceiro qual tive a relação desprotegido.

      Viver com HIV ( 26/04/2016 - 1:47 PM )

      Olá Henry!

      Quanto a contar para alguém, eu sempre digo que essa necessidade tem que vir naturalmente de ti, mas acho que para o teu parceiro, que tu disse ter relações desprotegidas, Acho que tu fez certo sim em contar para ele, para que ele faça o teste e caso seja positivo, iniciar o tratamento.

      Um abraço

    Nymeria ( 25/04/2016 - 11:00 PM )

    Boa noite!
    Descobri em dezembro de 2016. Não quis procurar tratamento pq queria me dar um tempo. Eu achava q se n desse importancia, n iria sofrer. E assim fiz: ignorei.
    Procurei um infecto esse mês por n conseguir suportar o olhar de dor de minha mãe, minha tia e meus amigos. Enfim, só fiz exames ate agora. Minha medica ta de ferias mês q vem, e eu só vou vela em junho.
    Vcs podem me ajudar com meu resultado?
    Cv esta assim:
    Res. Da cv detectável
    30.400 cópias /ml (51,680 UI/ml)
    4,48 log cópias/ml (4,71 log UI/ ml)
    Valor de referência – indetectável
    Limite de detecção: 20 cópias/ ml (34 UI/ ml)

    V
    Cd4 2 /mm3 (0,1%) l 507 – 1496 l 31,0 – 56,0

    Cd8 1203 /mm3 (76,0%) l 303 – 1008 l 17,0 – 41,0

      Viver com HIV ( 26/04/2016 - 1:37 PM )

      Olá Nymeria

      O seu CD4 ainda está bom e a sua carga viral não está tão alta assim, mas aconselho fortemente a procurar um infectologista para iniciar o tratamento, iniciando logo o tratamento, sua carga viral deve chegar a indetectável e o teu CD4 subir ainda mais.

      Um abraço

    Desolado ( 25/04/2016 - 1:42 AM )

    Descobri ontem (24/04/2016 )
    Meu Deus, que desespero! Estava me sentindo deprimido, mta pressão no trabalho, cansaço e como tenho um amigo Neurologista marquei uma consulta e ele pediu uma porrada de exames para fazer um check up ! ( havia feito exame pra HIV a um ano e meio e não deu nada )
    Achei normal o pedido e até gostei pelo fato de ter certeza que não desse nada e continuasse a me cuidar nas relações como sempre fiz! No outro dia pela manhã ( ontem ) a menina do laboratório liga dizendo para comparecer ao laboratório para nova amostra de sangue…Na hora eu já sabia! Desliguei o telefone e entrei no site da unimed para ver qual a última autorização de exame que haviam solicitado e era o de carga viral! Entrei em pânico, liguei para o meu médico e perguntei se era aquilo mesmo que estava pensando! Ele pediu para me encontrar no consultório e como somos amigos elê me deu a notícia que o primeiro exame havia dado positivo! Chorei, senti nojo de mim, senti raiva, senti tudo! Estou tomando remédio pra dormir e essa semana vou dar sequência ( procurar uma infecto e tudo mais ) Já li esse blog o final de semana inteiro e me ajudou bastante mas ainda estou com muito medo! Sempre me cuidei, nunca levei uma vida promiscua, isso que me entristece nesse momento! Mas não quero desanimar! Sou jovem, bonito, trabalhador e mereço ser feliz

      Viver com HIV ( 25/04/2016 - 1:51 AM )

      Olá! Te enviei um e-mail para conversarmos melhor ok??

      Um abraço

        Luiz ( 25/04/2016 - 6:45 AM )

        Nossa amigo, imagino como você está… Posso falar todas as palavras do mundo, mais sei que é difícil te conforta…. Mais Deus possa te conforta…. Eu tive uma relação de risco com uma pessoa soro… To me testando por 4 meses…. Mais fico pensando tbm… Q nos próximos exames não vai ter jeito … Mais Deus sabe o que faz !

      Rodrigues ( 25/04/2016 - 3:46 PM )

      Boa tarde.
      Li seu postet e sentir vontade de responde.
      Sei bem como é fazer um exame na certeza de que vai estar tudo bem e acabamos descobrindo algo que nunk imaginamos.
      Eu descobri a dois meses e a duas semanas estou tomando o remedio 3em1.
      Foi muito difícil confesso mais ja estou muito bem e me cuidando. Nao tive nenhuma reação dos remedios e tenho certeza amigo que vc vai conseguir enfrentar isso. Tenha força e tenha certeza de que sua vida continuará a mesma coisa. Ate melhor
      Abraços.

    Luiza ( 20/04/2016 - 7:30 PM )

    Fiz meus exames por conta.
    Cd4 deu 586
    Cd8 deu 736
    Carga viral 61.579 OU 4.79 LOG
    Gostaria de saber se o resultado é bom ou ruim. E se eu preciso começar o tratamento. (Não gostaria de começar). Meu médico s daqui 15 dias. Obrigada

      Viver com HIV ( 21/04/2016 - 5:07 PM )

      Olá Luiza,

      Seu CD4 ainda está bom, mas te aconselho a procurar um médico, um infectologista, mesmo se tu não quiser começar o tratamento. consultar com ele vai ser esclarecedor e com certeza ele vai poder te dizer quando começar o tratamento, mas já foi comprovado que iniciar o tratamento enquanto o CD4 ainda está bom, diminui bastante a chance de um efeito colateral mais forte! Vai no médico e depois vem aqui me contar como foi ok? Se precisar entrar em contato comigo, escreve para: contato@vivercomhiv.com.br

      Um abraço

    cleide monteiro ( 15/04/2016 - 7:26 AM )

    O meu exame 242.335 copias/ml log 5.384 .mas minha médica nao falo nad a devo considera esse resultado alto ou nao …. esto fazendo o tratamento direitinho quando posso fazer outro sabe ser mudor a quantidade de virus

      Viver com HIV ( 15/04/2016 - 11:51 AM )

      Olá Cleide,

      Provavelmente na tua próxima consulta, o médico já vai te pedir novos exames para verificar o andamento do teu tratamento. A tua carga viral nesse resultado atual está meio alta sim, mas a medida que tu vai fazendo o tratamento ela tende a diminuir.

      Um abraço

    Wagner ( 12/04/2016 - 4:44 PM )

    Boa tarde,
    Descobri minha sorologia positiva em 20/08/2015, sou gay e possuo um casamento de 6 anos, porèm acabei saindo com uma terceira pessoa e contrai o virus sendo ativo na relacao e a pessoa receptiva (aquela velha historia de que somente o receptivo contrai o virus caso nao se proteja é irreal sou a prova disso.
    Acredito que fui infectado no final de 2014, pois tive uma semana de diarreia direta e logo em seguida uma virose (sintomas iniciais do Hiv). Descobri a sorologia pois sempre fiz testes rapidos e no momento em que fiz estava com HPV (condiloma).
    Desde então faço acompanhamento pelo Sus e tive a sorte de estar sendo atendido por um otimo medico, minha familia soube sobre minha sexualidade e sorologia no mesmo dia. Choramos todos juntos mas gracas A Deus possuo fé intensa em Deus! E meu parceiro nao me abandonou, estamos mais juntos do que nunca, e ele ja fez varios testes e foram todos negativos respeitando a janela imunologica.
    Vivo uma vida normal, sou praticante de corrida, musculaçao e boa alimentacao, nao faco mais sexo despeotegido e sou fiel ao meu parceiro apos esta rasteira da vida, e acima de tudo Deus me ajuda demais! Nao possuo um pingo de medo com relacao ao virus!
    Em dezembro/2015 minha Carga viral estava em 7.000, e minha CD4 fiz o exame recente, estou com 1.400. Em fevereiro/16 fiz um novo exame de Carga Viral e hoje passei pelo medico, me surpreendi pois o protocolo hoje em dia mudou e eles procuram se possivel medicar todo mundo, voltando ao exame de fev/2016..de 7.000 ele caiu para 420! E eu nao tomo remedios ainda, segundo o medico isso e muito raro acontecer. É normal acontecer isso?
    Estou preparado psicologocamente para tomar o remedio, mas o meu medico disse que meu caso e raro, e que so devo manter meus acompanhamentos mas que nao possuo necessidade alguma de tomar medicacao… É aconselhavel neste caso nao tomar os remedios? Se eu tomar sei que zero minha carga, mas oque devo fazer neste caso? Sei que nao ha cura ainda, mas eu que tenho carga viral baixa e cd4 altissimo posso tomar o remedio e de repente ate me curar do virus? Ha algum caso assim?

      Viver com HIV ( 12/04/2016 - 5:46 PM )

      Olá Wagner,

      Concordo com o teu médico, o teu caso é raro, e acho que tu deve começar a tomar o medicamento quando for preciso. Se o teu médico falou pra esperar. Melhor, pois não faz sentido nenhum em tu tomar remédios com efeitos colaterais fortes se tua carga viral está baixando sem precisar dos remédios.

      Um abraço

    Fernandes ( 12/04/2016 - 3:26 PM )

    Perda de peso e na hora de buscar a medicação

    Angela ( 12/04/2016 - 3:25 PM )

    Olá me chamo Angela, tenho um ano que convivo com o vírus, hoje já indetectavel já tomo a medicação 3 em 1 não sinto nada .só uma grande tristeza pois ninguém sabê não tive coragem pra falar .tem algum grupo de apoio .moro em campinas sp ..obrigado

      Viver com HIV ( 12/04/2016 - 5:40 PM )

      Oi Ângela,

      Infelizmente eu não conheço nenhum grupo de apoio em campinas, com certeza tem, nos hospitais e postos de saúde tu pode pegar informações de grupos na tua cidade.

      Um abraço

    Fernandes ( 12/04/2016 - 3:04 PM )

    Fernandes,
    Descobri no período do carnaval, no dia 09/ 02/ 2016, foi nesses testes rápido. Pra me foi o maior susto que a vida podia me dá ainda estou passando por ele. Mas quando soube fui logo agendando médico fui tudo muito rápido nem eu acreditei q teria tantas forças para seguir em frente sem compartilhar com ninguém. Mas com a notícia eu sentir logo uma diferença de humor e peso, venho lendo muita coisa e é normal minha ifectomologista me dá várias dicas. Já vai fazer 2 meses q estou tomando remédio. Para me hj ainda nesse pouco tempo e na hora que vou buscar a medicação como devo enfrentar esse medo? Já vi uma pessoa que conheço não é fácil…

      Viver com HIV ( 12/04/2016 - 3:07 PM )

      Desculpa acho que não entendi tua pergunta, de qual medo você está falando??

      Viver com HIV ( 12/04/2016 - 5:50 PM )

      Fernandes,

      Tu com certeza vai encontrar pessoas que tu já viu ou conhece, mas pensa que a pessoa que tu viu lá, está na mesma situação que tu. Não há porque sentir medo ou vergonha.

      Um abraço

    Rogerio ( 11/04/2016 - 7:54 PM )

    Boa noite meus queridos.
    Descobri que era soropositivo há 10 meses, no entanto só iniciei o tratamento em janeiro desse ano, após ter feito o exame de carga viral, CD4 e CD8 em Dezembro, o qual fui diagnosticado com 9020 cópias por ml.
    Fiz meu segundo exame dia 21/03/2016, e hoje tive consulta com a minha infectologista e para a minha surpresa já sou indectavel.
    Tomo o 3 em 1 todos os dias antes de dormir, e venho aqui para dizer a todos que tomem seus medicamentos, não interrompam o tratamento.
    Tenham fé, pois se cuidando, a expectativa de vida aumenta, e se vive normalmente com a doença.
    Como me tornei indetectavel hoje, me bateu a curiosidade e procurar sobre o assunto.
    Me deparei com esse blog, e o achei super informativo, super bacana, e dado a tudo que li, resolvi postar e dividir com vocês a minha conquista.
    Quero parabenizar o criador do blog, e me por a disposição para ajudar a quem estiver tendo dificuldades em encarar essa condição de ser +.
    Um forte abraço em todos.

    Positivos ( 05/04/2016 - 9:26 PM )

    Boa noite! Meu marido e eu somos soro+. Nesta semana o meu marido recebeu o último resultado dos exames e a carga viral que dava abaixo de 17 aumentou para abaixo de 34 cópias. Alguém sabe se isso pode ser o início de uma resistência? Alguém já passou por algo parecido?

      Viver com HIV ( 06/04/2016 - 10:04 AM )

      Olá Positivos,

      O aumento da carga viral pode indicar sim uma resistência ao medicamento que ele está utilizando, sugiro que você leve esses resultado ao seu infectologista, e questione ele sobre esse assunto, se for resistência mesmo ao medicamento, ele provavelmente vai trocar a medicação.

      Um abraço

    Fer ( 04/04/2016 - 9:20 PM )

    Galera um teste de HIV com quase 4 meses dando negativo, ainda sim pode dar positivo??? Fiz uma PCR e aguardando o resultado….

      Viver com HIV ( 04/04/2016 - 11:15 PM )

      Olá Fer,

      Olha cara, se tu já fez o teste e deu negativo, é muito provável que continue negativo, mas vamos aguardar o resultado desse pcr que tu fez! Quando sai o resultado??

      Um abraço

        Fer ( 05/04/2016 - 6:26 AM )

        Obrigado ! Deus no comando de toda situação…

    RODRIGUES ( 01/04/2016 - 10:57 AM )

    bom dia, eu descobrir ser um portador de hiv no dia 17/03/2016, fiz um exame particular e quando abrir o resultado fiquei sem chão, não tive forças nem para chorar, a unica coisa que vinha na minha mente era: e agora? como será minha vida daqui pra frente?
    estava em horário de trabalho fui pegar o resultado na hora do almoço, aquele dia foi uma barra, tinha começado um relacionamento a dois meses antes, fiquei muito triste, mais não me desesperei, liguei pro meu companheiro e ele foi super carinhoso comigo, falou que íamos fazer outro exame junto e que ia dar tudo certo.
    no dia seguinte fizemos outro exame nos postos de acolhimento, e meu resultado deu novamente positivo, o dele deu negativo, mais em nenhum momento ele me deixou.
    comecei o longo processo de consultas e exames. dia 12/04 sera minha primeira consulta com a infectologista, confesso que estou muito ansioso e com um pouco de medo, mais estou muito confiante, pq amo minha vida e sei que vou tirar uma grande experiencia dessa historia toda.
    depois de alguns dias chorei um pouco desabafei com alguns amigos a que confio muito e estou bem amparado, não tem um dia se quer que eu não pense nisso! é um sentimento de luto!
    tenho 27 anos, e gracas a DEUS estou aceitando bem essa situação, não esta sendo fácil mais agora não tem como fugir e sim encarar de frente.
    minha maior preocupação no momento é com os remédios, como sera? etc…
    deixo pra vcs amigos portadores de hiv como eu, que não desista dos seus sonhos, pois a vida segue como antes, talvez ate melhor pq temos um controle maior da nossa saúde.
    obrigado!

      Viver com HIV ( 01/04/2016 - 1:02 PM )

      Olá Rodrigues,

      É isso mesmo, não devemos perder as esperanças e nos deixar abater. Ter HIV é muito ruim sim, mas definitivamente não significa o fim de tudo. Que bom que tu está bem amparado, saiba que ter um apoio é fundamental para o sucesso do teu tratamento. Mas se mesmo assim, tu precisar conversar com alguém, pode me escrever para contato@vivercomhiv.com.br

      Um abraço

    Hiago ( 25/03/2016 - 1:08 AM )

    Boa noite,
    Meus primeiros exames deram como carga viral 51000 e Cd4 861
    Estou fazendo o tratamento com 3×1
    Tomo todos os dias no mesmo horario
    E minha dúvida é, quanto tempo mais ou menos minha CV ficará indetectável

    Valeuu

      Viver com HIV ( 26/03/2016 - 2:22 AM )

      Ola Hiago!

      A sua carga viral não está muito alta, então provavelmente, seguindo o tratamento, sua carga viral pode estar indetectável dentro de alguns meses. Impossível precisar quantos!

      Um abraço

    Santana ( 19/03/2016 - 7:41 PM )

    Galera… Tive uma relação de risco com uma pessoa soro, tive vários sintomas, fiz o teste com 90 dias deu negativo, passei na infectologista e ela disse janela de 6 meses e me pediu o PCR, fica pronto semana que vem… 99% de ser soro…volto a dar notícias… To com medo da carga viral estiver alta… Porque não me sinto bem… Mto mal estar

      Viver com HIV ( 21/03/2016 - 6:35 AM )

      Olá Santana,

      Vamos esperar o resultado desse exame e torcer pelo melhor! Mas fique calmo cara, ficar pensando no pior, só vai te deixar mal! Depois me escreve contando do resultado!

      Boa sorte!

      Um abraço

      Jhou ( 22/03/2016 - 7:47 AM )

      Seu caso é bem similar ao meu, fiz vários exames até aos 6 meses e PCR Quantitativo tbm os quais não acusaram nada mas até hj sinto alguns sintomas e até hj faço exames depois de um ano e continuam negativos, acredito q seu exame de PCR tbm vira negativo ou seja não encontrará cópias do RNA do HIV, a maioria dos médicos argumentam q o PCR não serve para diagnósticar a doença, mas uma coisa é certa, se este exame detecta a carga viral ou seja o proprio vírus no sangue pq ele só detecta depois que o Eliza ou o exame de sorologia ( os que pesquisam anticorpos) dá positivo? Uma vez infectado o vírus não está no sangue independente dos anticorpos produzidos ou não? Eis a questão.

    Jhou ( 19/03/2016 - 4:26 PM )

    Gostaria de saber se alguém já passou pelo q estou passando, em março de 2015 eu passei por exposiçoes de risco com uma mulher sabiamente HIV+, de lá pra cá já foram vários exames de sorologia para HIV com resultado negativos e vários exames de HIV PCR Quantitativo indetectável, o últimos exames foram realizados em janeiro deste ano ou seja 10 meses depois do ocorrido, mas senti vários sintomas da doença e tem alguns sintomas q ainda sinto até hj e vejo tbm na minha esposa q tbm fez exames de sorologia e tbm deu negativo, tenho receio de estar infectado mas os exames ainda não ter acusado, li sobre casos de pessoas q demoram mais tempo para o exame positivar.Tem alguém q passou pelo q estou passando? Que se envolveu com uma pessoa portadora do virus e que realizou exames por vários meses ou até anos sem este se positivar e que descobriu estar infectado depois?
    Desde que cometi tal ato não consigo mais ter paz.

      Viver com HIV ( 21/03/2016 - 6:59 AM )

      Olá Jhou!!

      Já se passou um ano de lá para cá, acho que tu tá encucado com isso, pois foi em março de 2015 e todos os teus resultados foram negativos, acho que isso é mais coisa da tua cabeça do que qualquer outra coisa! Qual a data do teu exame??

      Um abraço

    Carlos Santos ( 16/03/2016 - 9:31 AM )

    Eu resolvi os efeitos colaterais do 3×1 de maneira simples…

    Sempre tomo um comprimido de rivitrol 0.5 junto com o 3×1, sumiram todos os sintomas indesejados…

    Eu tinha pesadelos, suava, ficava dormente, agora durmo feito um bebê…

    Tudo indicado pelo meu infecto.

    Abraços

      Viver com HIV ( 16/03/2016 - 10:05 AM )

      Carlos,

      Se foi o teu infecto que te indicou, tudo bem, mas ele indicou para você! Baseado no seu histórico de saúde! Cada pessoa que quer tratar esse problema dessa maneira, deve conversar antes com o seu próprio infectologista.

      Um abraço

    Renato ( 16/03/2016 - 6:40 AM )

    Bom dia …
    Fui detectado com HIv ao mais ou menos dois meses, fiz meus exames e meu cd4 esta 1,266 e a medica disse que não vai me passar medicamento pq esta ótimo meu cd4. Isso procede ? Posso dizer a ela que prefiro tomar do que esperar baixar pra tomar ?

      Viver com HIV ( 16/03/2016 - 10:14 AM )

      Olá Renato

      Procede sim! Seu CD4 está bastante alto, e iniciar com a medicação agora, só iria mais te prejudicar (com os efeitos indesejáveis do remédio), do que te ajudar. Mas tu pode sim, pedir pra ela pra iniciar logo a medicação.

      Um abraço

    RS ( 14/03/2016 - 5:01 PM )

    ola.. CV com 8.396 cópias é mto alta?
    CD4 está em328 é bom?

      Viver com HIV ( 15/03/2016 - 1:25 PM )

      Olá RS,

      Sua carga viral não está muito alta, isso é muito bom! O seu CD4 está bom, mas pode melhorar, tu já começou com o tratamento??

      Um abraço

    João Pedro ( 13/03/2016 - 2:53 PM )

    Oi, descobri recentemente em dezembro do ano passado que sou soro+. Por que eu fiquei doente e como não ficava bem nunca pedi pra fazer o teste do HIV e de reagente, pra mim foi um choque pq eu sempre me cuidei r até hoje não sei de quem peguei. Sou casado a dois anos e o meu parceiro fez o exame e deu não reagente para o HIV , ele repetiu mais dois exames um em Janeiro e um agora em Março de 2016 e deu não reagente de novo. Só que eu não entendo por eu sempre transei sem camisinha com ele por sou casado e só tenho ele na minha e por que em mim deu reagente e ele nao. Isso me machuca todas as noites por eu ter isso e sem saber da onde . minha carga viral estava em 9,371 após um mês baixou para 2,730 e CD4 356. Isso é bom ? Meu parceiro corre o risco de ser soro+ ?

      Viver com HIV ( 14/03/2016 - 4:47 AM )

      João,

      Lamento muito pela sua triste descoberta, saiba que ter HIV é muito ruim sim, mas definitivamente não é o fim de nada que tu não queira que termine. O teu CD4 ainda está bom, mas sugiro que tu comece o tratamento logo para que o teu CD4 suba cada vez mais. Quanto ao seu namorado não ter HIV isso é muito bom, mas aconselho a não terem mais relações desprotegidas (sem camisinha). Para preservar a saúde dele e principalmente a sua.

      Um abraço

    Victoria ( 11/03/2016 - 3:42 AM )

    Gostaria de pergunta quais são os riscos e quem já teve essa experiencia , de fazer um cirurgia plástica . Quais são os riscos para quem tem Hiv . Sendo que ja estou em tratamento

      Viver com HIV ( 11/03/2016 - 4:16 PM )

      Olá Victória,

      Se o seu CD4 estiver alto e sua carga viral indetectável ou bem baixa, acho que seriam os mesmos riscos que uma pessoa com a saúde considerada “normal” teria. Mas antes de fazer qualquer procedimento cirúrgico, seja estético ou de saúde, converse com o teu infectologista antes, ele vai saber o que você “pode” ou não “pode” fazer.

      Um abraço

    Gus ( 09/03/2016 - 11:35 PM )

    Descobri hoje em exame de rotina. Desde que o laboratório chamou para coleta confimartoria busquei muita leitura e informação. Encontrei aqui conforto e tranqüilidade em saber que não estou sozinho nessa situação. Obrigado por compartilhar tua experiência e por amenizar esse momento desafiador!

      Viver com HIV ( 10/03/2016 - 7:48 PM )

      Obrigado Gus,

      Fico muito feliz que meu blog serviu de ajuda e conforto de alguma forma pra ti.
      Tomei a liberdade de te enviar um e-mail para conversarmos melhor.

      Um abraço

    Medo do futuro ( 29/02/2016 - 1:53 AM )

    Recebi a confirmação de que sou soro + há 2 dias ( 26/02/2016 ) … De lá pra cá não consegui dormir quase nada a noite por ficar pensando em tudo o que está por vir … Marquei uma consulta com uma infectologista pra hoje a tarde … Como eu faço pra saber onde existe um centro de assistência à portadores de HIV aqui na minha região ??? …

    Lilo ( 27/02/2016 - 8:59 AM )

    Bem, eu descibri nesta segunda feira dia 22/02/16 que sou soro positivo.
    E vendo alguns depoimentos aqui me sinto ainda assustado e com medo do futuro.
    Algumas palavras me aliviam mas ainda tenho medo.
    Já estou fazendo todos os exames necessários para iniciar o testamento e estou embarcando nisso sozinho. Nenhum amigo meu ainda sabe, tenho medo de dizer.
    Não quero me desanimar a é a primeira vez que falo sobre isso em qualquer lugar. Vou me cuidar e não vou permitir que essa “desespero” que eu sinto seja passado adiante por minha causa.

      Viver com HIV ( 27/02/2016 - 11:07 AM )

      Olá Lilo,

      Te mandei um e-mail para conversarmos melhor ok??

      Um abraço

    flavia ( 25/02/2016 - 11:40 AM )

    Ola tenho hiv a 7 anos e comecei um tratamento desde abril de 2015 certinho minha carga abaixou de 58000 para 2000 e e meu cd4 tb de 239 para 219. Tenho sindrome do panico e quando fiz esse exame ultimo tinha me acontecido muita coisa nao muito boa inclusive as crises pq vivo 24 h pensando no hiv. Meu cabelo cai eu acho que estou morrendo tudo em pro do hiv. Quando estava tomando o medicamento do hiv na hora certinha tds os dias tava abaixando bem a carga viral. Depois q fui ao medico ele façou q era pra tomar quando fosse deitar e entao comecei a dormi 2 ou 3 10 sempre era horario diferente ai o remedio tb orario diferente. Agora voltei no medico deu uma subida na carga de 2900 para 3400 e cd4 foi de 239 para 219. E pra completar minha cidade esta sem medico sem genotipagem nao estam nem ai para nos e eu so tendo crises. Me ajuda por favor .

      Viver com HIV ( 25/02/2016 - 1:20 PM )

      Flavia,

      O aumento da carga viral indica que o remédio não está fazendo efeito ou não está tendo o efeito esperado. Te aconselho fortemente a conversar com o teu infectologista para ver se tu pode voltar a tomar o remédio sempre em um determinado horário. Tu voltou ao médico e o que ele te disse sobre o aumento da carga viral??

        flavia ( 29/02/2016 - 3:15 PM )

        Voltei e ele pediu uma genotipagem mas aqui nao esta fazendo. Nao sei oq fazer estou tentando com noni e folhas de moringa e alimentaçao correta que eu nao tinha. Ele disse que nao é tao preoculpante ta baixo mas que tem que fazer a genotipagem pra saber pra qual remedio trocar. Eu sempre anciosa pois acho que deveria trocar logo mas ele disse que tem que ter certeza. Mas vc acha que o remedio deixou de fazer efeito assim tao rapido pq estava tao alto a carga viral e caiu tanto achei que se nao tivesse fazendo efeito nao tinha caido tanto era 58000 e foi para 2900. Ai subiu no ultimo 7 meses para 3400. Eu estava nesse periodo com varios problemas principalmente emocional dizem que a depressão é vitamina para o virus vc acha tb???estou esperando a genotipagem mas isso me agonia.

          Viver com HIV ( 29/02/2016 - 9:51 PM )

          Flávia entendo a tu preocupação em querer logo trocar de remédio, mas também entendo e concordo com a decisão de fazer genotipagem antes de trocar, com esse exame ele vai saber exatamente o medicamento que funciona, de nada adianta tu iniciar com um remédio e 3 meses depois descobrir que esse remédio novo não funciona ou não é tão eficaz contra o teu vírus. Eu sei que é difícil, mas tenha um pouco de paciência, tudo vai se resolver da melhor forma!

          Um abraço

    Luiz ( 20/02/2016 - 5:11 AM )

    Ola,eu descobri que estava com HIV quando passei mal e fui internado com o diagnóstico de derrame no pericárdio,que é uma capa que protege o coração e pelo tempo que isso tinha acontecido o liquido que estava la se transformou em tuberculose,os médicos não sabiam lidar com isso e muito menos quando descobriram o HIV,fiz o tratamento todo e da parte da tuberculose e derrame no pericárdio eu melhores,a pior parte é vc aceitar essa nova condição, mas o pior para mim é não ter com quem compartilhar e trocar informações a respeito,já pesquisei e nao encontro alguem que já passou por todos esses problemas ,se tiver alguem ,por favor,necessito de esclarecimentos e experiências não só de quem tem HIV,mas dos outros problemas que tive

    Luci ( 15/02/2016 - 1:28 PM )

    Sou + minha carga esta em 50 cópias, mas a preocupação da minha médica é o rim, pois tomo tenofovir, e no exame q fiz de filtração glomerular deu 50 ml/min , estou assustada por favor me responda

      Viver com HIV ( 18/02/2016 - 9:44 AM )

      Olá Luci,

      Converse com a tua infecto, talvez ela possa trocar teu medicação. Mas atenção somente deixe de tomar esse medicamento se FOR uma orientação da tua médica! NUNCA pare por conta própria.

      Um abraço

    ricardo ( 09/02/2016 - 1:02 AM )

    Oi gostaria de saber enquanto tempo eu posso ficar indetectável, to a quase 7meses no tratamento e tomo o 3/1. Ainda sinto uma leve nauseas quando tomo. Caso eu não tome o medicamente por uma semana tem algum problema… Fiz algums exmes e descobri que meu VDRL deu alterado… Mas já marquei com minha infecto pra dia 26/02. Mas antes outro medico me indicou um trstamrnto com bezetacil 6 ampolas 2 em cada nadegas a cada 7dias dando o tatal de 21 dias… So que n falei que sou hiv..

      Viver com HIV ( 09/02/2016 - 2:09 AM )

      Olá Ricardo!

      Caso tu não tome o remédio por uma semana TEM PROBLEMA SIM!! O vírus pode (e vai) criar resistência e todo o tratamento que tu já está fazendo há 7 meses vai por água abaixo, pois vai ser preciso trocar a medicação e novos efeitos colaterais vão surgir. E talvez ainda piores do que leves náuseas. E se tu ficar parando com a tua medicação tu nunca vai conseguir ficar indetectável. Mas por que tu quer ficar sem tomar o remédio por uma semana?? E quanto a tu fazer esse tratamento de benzetacil que o outro médico te indicou, tu precisa ver se tu tem imunidade para isso. Te aconselho a conversar com a tua infectologista antes, já que tu não falou para o outro médico que tu é soropositivo. Não posso te dizer como agir ou como proceder, mas posso te aconselhar a não brincar dessa forma com tua saúde, pois com saúde não se brinca.

      Um abraço

    Unknown ( 01/02/2016 - 4:58 PM )

    Boa tarde.

    Meu parceiro teve o diagnóstico em Ago./2015. Estava com carga viral acima de 200.000 e CD4 223. Há quase uma semana ele fez novo exame de contagem, e o mesmo mostrou que a carga viral desceu para 16.400 (uma queda de 91% em 5 meses de tratamento), porém o CD4 está em 173. Estou muito preocupado com esta contagem de CD4 ter caído um pouco. Temos consulta com infecto marcado para daqui há 15 dias, mas não consigo tirar esta preocupação da cabeça. Será que o tratamento está falhando, refletindo esta diminuição? Ao mesmo tempo acredito que a carga viral diminuiu muito, e teoricamente em 6 meses estaria indetectável. Um dia antes de fazermos o exame ele dormiu mal, pois caiu de moto e se machucou um pouco (nada demais), estava chateado e estressado. Isso pode influenciar no CD4? Tenho medo de a infecto mudar o tratamento para um de mais difícil aderência, que não seja o 3 em 1.

    Agradeço o apoio em responder!

      Viver com HIV ( 01/02/2016 - 9:19 PM )

      Olá,

      No exame de CD4 de seu parceiro, deve ter um valor em % além do valor de 173. Compara esses dois exames e vê se esse % se manteve ou subiu. Ou baixou! O acidente de moto dele, por mais brando que possa ter sido, pode ter influenciado nesse resultado sim.

      Um abraço

    danilo ( 29/01/2016 - 11:09 AM )

    Minha carga viral está 14.600 quanto tempo mais ou menos vou demorar para se tornar indefectível ou com pelo menos 50 cópias do vírus?

      Viver com HIV ( 29/01/2016 - 8:15 PM )

      Olá Danilo,

      Não há como precisar quanto tempo sua carga viral vai ser indetectável, varia de pessoa pra pessoa, mas como a tua carga viral, não está muito alta, em alguns meses fazendo o tratamento tu deve estar com a carga indetectável. Mas não há como precisar!

      Um abraço

    Marcos ( 28/01/2016 - 11:31 PM )

    Olá, qual as chances de uma pessoas ativa com carga viral indetectável transmitir o virus?

      Viver com HIV ( 28/01/2016 - 11:38 PM )

      Marcos,

      Com a carga indetectável o risco diminui, mas ele ainda existe! E um risco, sempre é um risco, portanto use sempre camisinha! Para proteger a você e também o(a) parceiro(a). Não há como saber quais são as chances efetivamente.

      Um abraço

    claudinhaduartt ( 28/01/2016 - 1:43 AM )

    Boa noite.
    Tenho carga viral indetectavel desde que descobri o hiv e nao faço uso de medicamentos .gostaria de saber em media quanto tempo vcs levaram pra começar o tratamento?

      Viver com HIV ( 28/01/2016 - 5:56 PM )

      Olá!

      Antigamente começava-se o tratamento quando o CD4 fosse inferior ou igual a 200. Porém, hoje em dia, a recomendação é iniciar o tratamento assim que se tem a confirmação do diagnóstico, mas somente um infectologista pode te orientar a qual medicamento tomar.

      Um abraço

    GS ( 26/01/2016 - 8:23 PM )

    Meu caro,

    Realmente é reconfortante ler suas palavras serenas e com conteúdo relevante sobre o tema.

    Tenho 25 anos e, após um ELISA reagente e um Western-blot negativo, tive esperanças de não ter sido infectado. Fato é que o exame de carga viral demonstrou mais de 1 Milhão de cópias por ml de sangue, apesar dos linfócitos CD4 estarem em ´nível normal (acima de 500/ml) logo, o diagnóstico já foi fechado pela minha infectologista como infecção por HIV, bastante recente.

    Fiquei sem chão, tive a notícia hoje. Não obstante esteja extremamente chocado e ainda atordoado, pois sempre procurei me cuidar e não me expor a situações de risco, venho parabenizar sua iniciativa e, de certa forma, enaltecer a maneira clara, objetiva e informativa dos posts deste blog.

    Apenas algumas dúvidas:

    (i) Em quanto tempo de tratamento você conseguiu seu nível de “indetectável”?

    (ii) Teve muitas reações adversas aos medicamentos?

    (iii) iniciarei tratamento com 1 comprimido/dia de Lamivudina + Tenofovir + Efavirenz (3TC + TDF + EFZ), tens notícias sobre a eficácia das drogas atuais?

    Muito obrigado e, tenho certeza, que estamos todos juntos nessa cruzada por uma vida normal.

    Um forte abraço,

    GS

      Viver com HIV ( 26/01/2016 - 8:46 PM )

      Lamento muito pela sua triste notícia, realmente é muito ruim e difícil receber um diagnóstico desses! Dito isso, saiba que não é o fim do mundo, dos seus sonhos, projetos e muito menos o fim da tua vida. Hoje em dia não se morre mais disso, não te preocupa. A única coisa que precisa morrer é esse estigma horroroso de que o HIV é uma doença mortal, de gente promíscua, com pessoas com aparência cadavérica ou esquelética. Essa imagem e pensamento sim, precisam morrer. Não vou te mentir, é muito ruim conviver com o HIV, mas dá sim pra ter uma vida longa e saudável. E respondendo as tuas perguntas, vamos lá:

      1,Em quanto tempo de tratamento você conseguiu seu nível de “indetectável”? o meu “status” de indetectável, veio depois de alguns meses depois que iniciei o tratamento de remédios. Uns 10 meses mais ou menos

      2.Teve muitas reações adversas aos medicamentos? com o meu remédio atual eu tive apenas diarreia, mas só nos primeiros meses. Hoje não sinto mais nada.

      3.iniciarei tratamento com 1 comprimido/dia de Lamivudina + Tenofovir + Efavirenz (3TC + TDF + EFZ), tens notícias sobre a eficácia das drogas atuais? Você vai fazer uso do famoso 3 em 1. Não tenho nada comprovado, mas tenho muitos relatos de pessoas que fazem o uso deles e ele está sendo muito eficaz, e o que é aina melhor as pessoas tem relatado que os efeitos colaterais são mínimos ou quase nulos. Espero que eu tenha te esclarecido as dúvidas.

      Um abraço

    carlos Henrique corpes borges ( 26/01/2016 - 1:51 PM )

    me tire uma dúvida apareceu uma macha vermelha na costa da minha mão doi muito e lá ta se espalhando pelo meu corpo feito bolas vermelhas como no braço e na costa detalhes umas coça outras não sinto nada só na palma da mão q DOI e sintomas do HIV? sou portador do HIV tipo 1

      Viver com HIV ( 26/01/2016 - 7:05 PM )

      Olá Carlos!

      Isso não parece ser um sintoma do HIV, posso estar errado, mas sugiro que tu converse com o médico a respeito disso, somente ele vai poder te dizer a origem do teu problema.

      Um abraço

    Fernando Martins de Castro ( 24/01/2016 - 1:11 PM )

    Estou muito feliz pois hoje recebi meus exames e constatou indetectável, sofri muito no início com aids sem saber que estava infectado com hiv depois que comecei a tomar os retrovirais meu cd-4 foi aumentando gradativamente tomo meus remédio todos os dias as 22:00 horas não deixo de tomar nem que a vaca tussa. Só eu sei o que passei cheguei a ter quase quatro mlhões do virus por mm³ hoje graças a Deus no último exame acusou indetectável.

      Viver com HIV ( 24/01/2016 - 2:04 PM )

      Parabéns Fernando!

      Realmente é muito bom quando constatamos que a nossa carga viral passou a ser indetectável! Parabéns de novo! E continue firme com o tratamento para continuar assim e cada vez mais subir teu CD4.

      Um abraço

        Durval amaral ( 02/04/2016 - 2:34 PM )

        parabens fernando, q noticia boa depois de tanta preocupaçao

    Felipe ( 20/01/2016 - 9:28 PM )

    Boa noite,

    Um carga viral indetectavel pra quem nunca tomou coquetel, 5 meses apos a relaçao de alto risco, desprotegido com pessoa sabiamente positiva.

    Esse teste junto com uma sorologia descarta 100% a infecção?

    Obrigado

    Fernando ( 20/01/2016 - 9:35 AM )

    Carga viral indetectável à 3 anos e vivendo muito bem desde o início do tratamento não tive efeito colateral a não ser pequenos enjoos, mas nunca cheguei a vomitar.
    Acho que o maior problema que sofri e digamos que ainda sofro é a pressão psicológica (de me aceitar com a doença).
    Nunca passei por psicólogos e não tenho vontade alguma, por mais que são profissional qualificados, não me sinto a vontade de contar da minha vida para um desconhecido. Tirando este fato só tenho a dizer a todos que estão nesta mesma luta que eu.

    “PODE-SE VIVER NORMALMENTE SENDO POSITIVO, SÓ NÃO SE PODE DEIXAR DE QUERER VIVER!”

    Um forte abraço à todos

    Nayara ( 14/01/2016 - 9:52 AM )

    Bom Dia!
    Meu esposo é soro positivo, porém os dois últimos exames deram não detectável. Estamos tentando ter filho, pois esse é o momento, essa e a hora quando o vírus esta mais baixo. De vários posts que vi o seu foi o que mais me tranquilizou; eu tenho um caso na família, minha irma e casada com meu cunhado que e soro positivo a ano. Ele tem dois filhos e nenhum deles possui, e minha irma também tem uma filha com ele, e ambas não obtiveram o vírus.

    E eu tenho fé que em nome de Jesus ainda esse ano ele descobrirão uma cura para essa doença.

    Deus Abençoe você!

      Viver com HIV ( 14/01/2016 - 1:25 PM )

      Olá Nayara!

      Vá com fé! Arrume um bom infectologista e manifeste o seu desejo de ter um filho ele vai te instruir direitinho e te orientar o melhor caminho a ser seguido. Siga todas as orientações dele e dará certo com você também! Vou ficar torcendo por você.

      Um abraço

    Antonio ( 09/01/2016 - 11:20 PM )

    …..

    fabio ( 03/01/2016 - 10:12 PM )

    Ha uns 3 anos contrai o hiv e no inicio fiquei quase um ano sem tomar remedios porem depois tive que faze lo e ai a quase um ano e meio minha carga vem dando indetectável. tomo meus remedios sempre no mesmo horario pela manha no cafe para manter o ciclo de 24h fechado. no inicio nao comia pois fiquei muito nervoso e sem chão porem apesar de tudo ate hoje tenho isso em mente ate porque pelo fato de ter q tomar remedio e ir periodicamente fazer os exames de sangue é impossível esquecer. tenho esperança qeu este ano surga algo novo na medicina porem meu medo maior é as tais empresas farmaceuticas que so visão dinheiro visto por exemplo a pilula que teoricamente esta curando cancer e foi barrada.

    Ainda tenho uma duvida em meus exames quando dão indetectavel . Sera se eu fizer exame para hiv dara negativo por dar dando indetectavel? como posso ter certeza ou não que o virus esta presente ou não? meu cd4 tambem vem subindo e esta em 800. seria possivel pelo usso dos remedios ter eliminado 100% ? gostaria que sim

    ESpero que alguma vacina surja este ano, pois muitas pesquisas vem dando possitivo e qeu os governos ajudem a derrubar a mafia farmaceutica pois este casso assim como o cancer não podem ser artigos de enriquecimentos de pessoas que parecem nao ter sentimento de sofrimento de tantas pessoas e familias que se encontram em situação de tristeza, solidão, revolta,desesperança,…….

    obrigado pelo espaço

    Fabio

      Paulo ( 31/01/2016 - 4:35 PM )

      Mesmo vc sendo Indetectavel e cd4 ótimo, sempre vc será soro+ nos exames, pois o vírus ainda está no seu organismo, em esconderijos, inertes, mas após vc interromper a medicação eles proliferarão e irão para a corrente sanguínea infectando novamente os cd4. A medicação apenas impede q os vírus fiquem na corrente sanguínea e nada mais.

    jessica ( 01/12/2015 - 9:21 AM )

    Descobri na gravidez fiz todo o trabalho direito quais a chance de meu bebe ser soro positivo

      Viver com HIV ( 01/12/2015 - 9:27 AM )

      Olá Jessica!

      Te aconselho a procurar um medico infectologista, só ele vai poder te dizer com certeza se seu bebê vai contrair o vírus também, já que tu descobriu enquanto estava grávida. Conversa com um médico, ele vai poder te orientar melhor.

      Um abraço

    Artur ( 29/11/2015 - 7:11 PM )

    Oi.
    Comecei com os medicamentos a mais ou menos um mês, na primeira semana, eu chorava, ficava muito triste, pois pensava que esses efeitos horríveis iam ser pra sempre…. mesmo estando, me sentindo mal, continuei a tomar a medicação. Hoje quase não sinto nada, absolutamente, só muito sono.. rs
    Então, faz se necessário que continue com o tratamento, não o interrompa assim.
    Pode perder todo o tratamento, o vírus pode adquirir resistência, que outra combinação pode não surtir tantos benefícios.

      Viver com HIV ( 29/11/2015 - 7:20 PM )

      Olá Artur!

      Muito obrigado pelo seu contato e por seu depoimento! 🙂 E é verdade, os efeitos não duram eternamente, somente até o teu corpo se acostumar com a medicação! Tu está certo quando diz que é preciso persistir. E outo problema do vírus pegar resistência, seriam novos medicamentos e possivelmente novos efeitos colaterais, efeitos esses que podem ser até piores que os efeitos do medicamento anterior. É preciso passar por essa fase difícil para depois aliviar!!

      Um abraço!!

    Jaison John Werner ( 25/11/2015 - 5:19 PM )

    Estou sem tomar meus coqueteis a mais u menos 25 dias , pois qdo tomo fico tonto, vomito,pressao arterial baixa, dores de cabeca, dor no torax, o que pode acontecer?

      viver com HIV ( 25/11/2015 - 11:59 PM )

      Muita coisa cara! E muita coisa ruim! Se tu deixa de tomar o remédio tu corre o risco, (que não é pequeno) de o vírus do HIV criar resistência ao medicamento que tu tá tomando e o medicamento se tornar ineficaz para o teu tratamento. Sendo necessário trocar tua medicação, e isso é muito ruim porque atualmente existem poucas combinações disponíveis de medicamentos. Ao trocar o medicamento novos efeitos colaterais poderão surgir, talvez ainda piores do que os anteriores.
      Deixar do tomar o remédio, vai fazer a tua carga viral aumentar, e por consequência, tua imunidade vai baixar, com uma imunidade baixa, você estará propenso à todos os tipos de doenças oportunistas, tais como: pneumonia, tuberculose entre outras!

      Te aconselho fortemente a conversar com teu infectologista, expõe pra ele o que tu está passando, ele vai achar uma solução para o teu problema, talvez tentar medicamentos que não deem tanto efeito colateral, conversa com ele. Mas não fica sem tomar remédio não. Acredite, uma doença oportunista é muito pior do que um efeito colateral.

      Um abraço!

        Lucas ( 16/03/2016 - 2:17 AM )

        Fui diagnosticado há pouco tempo, em janeiro, para ser mais preciso… Só fui fazer o teste porquê todo lugar que eu olhava tava lá aquele cartaz do fique sabendo e tal. Fiquei com dúvidas e sabe quando a coisa não sai da sua cabeça? Parece até que era um aviso pra eu buscar logo tratamento. Fiz o teste rápido e… Positivo. Refiz o teste e… Positivo. Aí ja agendaram uma bateria de exames, colhi sangue, urina fezes, enfim, me viraram do avesso. O problema foi na hora que meus exames chegaram, CD4 700 mas carga viral… Indetectável. Nem o médico soube explicar. Talvez ele nao qui me dar falsas esperanças, mas explicou que é possível caso eu tenha sido infectado há pouco tempo, mas que é tipo uma loteria; eu ate “brinquei” e falei que trocaram os frascos e um indetectável a essa hora deve estar desesperado… Enfim, resultado de tudo isso, não estou conseguindo dormir e daqui a pouco já tenho que levantar pra fazer uma nova bateria de exames. Confesso que nem quando recebi o diagnóstico fiquei tão nervoso.

          Viver com HIV ( 16/03/2016 - 10:18 AM )

          Lucas,

          Realmente esse é um caso curioso e muito incomum! Mas também acho que talvez seja porque a tua infecção de ser bastante recente! Mas não sou médico, não tenho conhecimento para afirmar isso com certeza! Tu vai repetir o teu exame de carga?? Tu deveria repetir.

          Um abraço

        Lucas ( 11/04/2016 - 3:18 PM )

        Pois é, os exames ficaram prontos. Pesquisei muito sobre isso e tinha esperanças de ter recebido um falso positivo, mas realmente estou com hiv. Meu mèdico disse, porém, que meu caso realmente é raro, que o meu organismo reagiu de forma diferente e nao deixou o vírus se propagar, fazendo de mim um não detectavel desde o inicio. Disse que eu poderia até suspender o tratamento, mas que teria que fazer exames com mais frequencia pra verificar se haveria alguma alteração; mas como eu ja iniciei o tratamento, achei melhor nao parar. Até aproveitei pra tomar a vacina contra H1N1… Enfim, é isso ai.

      nicynha ( 23/02/2016 - 10:41 PM )

      jaison vc nao pode parar de tomar seu coquitel!!aconteca Oque acontecer nao pode parar Ok! fale com sua efecto p mudar o seu remedio! eu passei 5 meses tomando o 3 em 1 e passava mal tds as nts! Entao a minha infecto trocou o meu remedio! agora nao sinto nada ok! entao nao pare de tomar! se vc parar de tomar o bicho vai pegar p vc

        Lucas ( 17/03/2016 - 6:46 AM )

        Sim, repeti ontem. Quando os exames estiverem prontos, passo por aqui pra contar as novidades.

    Wesley ( 21/11/2015 - 11:48 AM )

    Bom dia! Se um paciente é diagnosticado com o vírus HIV/AIDS. Qual seria os primeiros passos. Se ele tem plano de saúde, teria que ser tratado na saúde pública? Sendo profissional da rede pública. Como poderia pleitear o sigilo? Já que seria exposto ao público em busca do tratamento. Gostaria dessas explicações, para contribuir em um caso específico.

      viver com HIV ( 21/11/2015 - 1:26 PM )

      Olá Wesley

      Tem um post no meu blog chamado “E agora?” que fala exatamente o paciente precisaria fazer! O link para a postagem é: http://vivercomhiv.com.br/2015/09/18/o-que-devo-fazer/

      Quanto ao tratamento particular, pode-se ter um infectologista particular, porém a retirada de remédios, obrigatoriamente será através da rede pública, uma vez que todos os medicamentos são gratuitos e sua venda é proibida. Quanto ao sigilo, todo o pessoal do sus é ciente que esse assunto é sigiloso. mas às vezes é inevitável tu encontrar algumas pessoas na hora que tu for retirar a medicação. Também seria dessa maneira se pudesse ser particular.

    Henrique ( 21/04/2015 - 9:49 PM )

    Sempre aliviando minhas tensões! Excelentes posts!

      viver com HIV ( 21/04/2015 - 10:04 PM )

      Muito obrigado Henrique! É sempre muito bom receber um retorno positivo desses. Fico muito feliz que de alguma forma o meu post te ajudou pra alguma coisa. Ah e pode sugerir assuntos que você queira saber mais a respeito. Prometo que, se eu souber, vou falar do assunto em um post! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *