Boca seca? Você não é o único!

A boca seca é um efeito colateral comum para pessoas HIV-positivas em vários tipos de medicamentos. O que podemos fazer para reverter isso?

Nunca subestime a importância do cuspe, pessoal. Cada animal vivo precisa dele: você, eu, nossos cães / gatos, até mesmo os pássaros nas árvores.

Infelizmente, o poder da saliva é muitas vezes ignorado, bem como a ausência dela.

A boca seca (ou “xerostomia”) é um efeito colateral comum com pessoas que aderem a medicamentos. E enquanto perder cuspe pode não parecer perigoso no início, a verdadeira preocupação está com o que acontece depois. Um dos principais empregos da saliva é para evitar a infecção por bactérias controle e fungos na boca. Para as pessoas HIV-positivas com doenças co-existentes, isso pode ser um grande problema.

Existem inúmeras drogas que têm demonstrado causar boca seca, incluindo drogas anti-hipertensivas (como alfa-bloqueadores e betabloqueadores), drogas prescritas para ajudar a tratar a incontinência urinária, drogas antipsicóticas, antidepressivos, anti-histamínicos, Broncodilatadores, analgésicos, diuréticos (ou “pílulas de água”), até mesmo alguns antibióticos.

Sem cuspe para umedecer / limpar a boca e para ajudar a digerir alimentos, também aumentam o risco de outros problemas bucais, como glândulas salivares inchadas, úlceras na boca, gengivite, candidíase (ou sapinhos), mesmo herpes.

Problemas na boca são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas com baixo CD4.  A boca seca em si não é fatal, é claro, mas para aqueles com co-morbidades, é provável que seja um caso de desconforto crônico, bem como um inimigo silencioso, mas mortal.

Então, como podemos combatê-lo?

Além de beber mais água, há muitos hábitos que podemos adquirir, ou  abandonar, que ajudará a proteger a nossa boca de ficar mais seca devido a medicamentos. Alguns são:

* Pare de fumar! O fumo dentro de sua boca provavelmente secará a saliva.

* Diminua sua ingestão de cafeína, a cafeína seca a boca naturalmente.

* Mastigue goma sem açúcar ou doces sem açúcar para estimular o fluxo de saliva.

* Adquira com um umidificador de quarto.

*  Pare de usar bochechos que contêm álcool, como o álcool seca a boca.

* Tente respirar pelo nariz com mais frequência, em vez de sua boca.

* Prefira pastas de dente com flúor.

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *