Mude o foco

Receber o diagnóstico positivo nunca é fácil, na hora parece que nos falta o chão, todos os nossos sonhos e projetos caem por terra, perdemos todas as perspectivas de um futuro, somado à isso, um medo e um desespero nos invade, um turbilhão de sentimentos toma conta da gente. E isso é muito ruim. Mas é nessas horas, que precisamos mudar o foco! Mudar o foco dos nossos pensamentos e o foco da nossa visão da vida.

Nesse post, vou tentar te ensinar um exercício!  Mas tem que ser um exercício diário! Até esse exercício se tornar um hábito na sua vida  e já acontecer de forma automática. Vamos lá!

Em primeiro lugar, respire e mantenha a calma! Depois, desconstrua toda aquela imagem que você tem do HIV, de que o HIV é uma doença que deixa as pessoas magras com aparência esquelética, de que as pessoas com HIV, vivem pouco ou sobrevivem, de que o HIV é uma doença de pessoas promíscuas e sujas, de que o HIV é uma doença mortal, que você está condenado à morte. Essa imagem, que todos tem do HIV, além de ser uma imagem errada, é completamente deturpada e está muito longe da realidade atual, aquela época que artistas de novela e da música morriam em decorrência do HIV já passou! Sim, essa época existiu, mas os tempos mudaram! E mudaram muito! Hoje em dia, o tratamento do HIV, permite ao paciente viver muito bem, com uma qualidade de vida muito boa e uma vida longa!

Agora vamos ao exercício!

Lembre-se! Que esse é um exercício que você deve fazer diariamente, ou quando você tiver pensamentos negativos e depreciativos. A ideia do exercício, é que você tente trocar uma situação ou sentimento ruim em algo positivo! Mudar o foco! Vou te dar alguns exemplos:

  • Sempre que aquele pensamento de que você é inferior ou menor perante as outras pessoas por que agora você é soropositivo, MUDE O FOCO! Ao invés de pensar isso, pense que você teve coragem o bastante para ir atrás do tratamento, por mais difícil tenha sido! E lembre-se que esse tipo de coisa pode acontecer com todos! Ninguém está livre dessa doença, não se sinta culpado ou inferior!
  • Sempre que você achar que tomar o remédio vai te fazer mal, MUDE O FOCO! Ao invés desse pensamento, você deve pensar que o remédio está ali para te deixar bem! Que ele vai impedir que você fique doente!
  • Sempre que você achar que ser atendido pelo SUS é ruim! MUDE O FOCO! Lembre-se que o SUS e o Brasil é pioneiro no tratamento à soropositivos, onde todos os exames e remédios são gratuitos. Você está no melhor lugar para tratar do HIV. Em muitos países, o medicamento é vendido a preços astronômicos.

Esse é só um exercício que consiste em trocar um pensamento ruim por um pensamento bom. Temos que mudar o foco! Focar nas soluções e não nos problemas, se você conseguir fazer isso, acredite! A sua vida será muito melhor!

 

MUDE O FOCO!!

 

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

11 Comentários em “Mude o foco

    Willy ( 27/03/2017 - 11:44 AM )

    descobri meu diagnostico ha menos de uma semana, ainda estou em fase da consulta com o infectologista e repetições dos exames

    Ricardo ( 24/03/2017 - 3:40 PM )

    Boa tarde, duvida sobre os sintomas da fase aguda; passei por uma exposição de risco, depois de mais ou menos 20 dias tive uma rinossinusite aguda bacteriana (tenho alergia e desvio de septo), sem febre, sem dor no corpo, sem diarreia, sem rash, sem fadiga, sem dor de garganta, essa rinossinusite pode ser sintomas da fase aguda do hiv , pois o virus ataca a imunidades ? Fiz o tratamento com antibiotico e antialergicos passado pelo medico e ja nao sinto mais nada. Muito preocupado, sem dormir a dias!!

    Reinaldo ( 23/03/2017 - 10:12 PM )

    Muito bom o texto haha tenho uma dúvida em relação ao medicamentos (o meu é o novo) mas acho que quem toma o antigo também pode ajuda ,vocês perceberam algum aumeno em relação a queda de cabelo ?

      Costa ( 24/03/2017 - 4:43 PM )

      Reinaldo, Praticamente, não tive nenhum efeito colateral significativo. Meu medicamento tbm é esse novo. Um alergia aqui, mas muito pequena. Sensibilidade ali. Só minha pele do rosto que estou achando extremamente seca e irritada. Mas não sei se é devido tbm a minha dermatite que tbm atacou ou devido ao momento e a medicação tbm. Perdi uns 8 kilos, pois tive uma diarréia de quase duas semanas, e foi assim que descobri minha condição. Já recuperei já uns 2 quilos durante um mês. Tô comendo que nem um touro. E percebi que minha saúde melhorou e muito depois de um mês. Tinha rashs que já até desapareceram. Tava com CD4 em 30, e carga viral 89000. Mas acredito que já tenha até tornado indetectavel minha carga viral com essa nova medicação, dolutegravir, Reinaldo, pois ela é muito potente e mais eficaz pra baixar a carga viral bem rápido, assim eu vi na mídia. O que me preocupa é se minha imunidade já aumentou durante um mês, e pra qto, pois o exame demora pra sair qdo fiz um mês. Meu maior medo é sofrer a lipidistrofia e aparentar logo, pois já descobri qdo estava abaixo de 200. Alguém pode me dá uma informação se a lipidistrofia acontece assim tão precoce.

    Nova Vida com HIV ( 22/03/2017 - 10:41 PM )

    Parabéns pelo blog e obrigada!
    Continue escrevendo, farei o mesmo!

    Anderson ( 22/03/2017 - 3:08 PM )

    Oi boa tarde, bom quero relatar minha historia. Eu sou Bissexual e conheci um cara, onde saimos e transamos sem nem ao menos nos conhecermos direito, e na situação eu fui passivo e o cara nao usou camisinha. Apos isso, ele me descartou e desapareceu. Passei semanas desesperado com o medo de ter contraido HIV, e cheguei a desenvolver alguns sintomas. Enfim apos 49 dias da relação de risco fiz um exame em uma clinica particular chamado de HIV1 e HIV 2, não sei se era Elisa, mas esse exame busca anticorpos. E apos 54 dias da relação de risco fiz um teste rapido no CTA. Bom os dois exames deram negativos. Fiquei um pouco tranquilo, mas ainda preocupado, afinal essa janela imunologica nunca tem consenso entre medicos e profissionais de saude. Uns falam que 1 mes ja é resultado garantido, outros falam 60 dias, outros 90 e outros 120 dias. Entao gostaria de compartilhar e pedir a opinião de vocês queridos amigos. Posso ficar tranquilo ou existe a possibilidade dos dois exames terem dado um FALSO NEGATIVO e eu ainda correr o risco de ter contraido o HIV? Agradeço a todos!

      Antonio ( 03/04/2017 - 9:56 AM )

      Ola Colega,
      Entao vc tem uma grande chance de estar tudo ok
      Mas ainda precisa esperar mais um pouco se daqui 30 dias vc repetir e estiver tudo ok vc estará livre ( 99%), 120 dias, 100% !!

      E cuidado da proxima vez

      Faz hepatite C tb, esta pode ser pior do HIV, ela fica em silencio e quando vc descobrir daqui a muitos anos o estrago pode ser muito grande no fígado!!

    joaosp ( 21/03/2017 - 10:04 AM )

    Muito bom o texto. Parabéns.

    Viver com HIV ( 19/03/2017 - 9:09 PM )

    Fico feliz que tu tenha gostado! E com certeza as coisas vão voltar a normalidade!! Tenho certeza que vão!!

      Costa ( 20/03/2017 - 11:10 AM )

      Amém amém e amém.

    C.A ( 19/03/2017 - 12:49 AM )

    Aí galera, o post: “Mude o foco”, já disse tudo, e o exercício nele contido, tende ser contínuo. Como uma espécie de mantra. Parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *