Estudo mostra zero transmissões de HIV de pessoas que são indetectáveis.

Um estudo inovador sobre o tratamento antirretroviral mostrou que as drogas podem desativar o HIV e interromper a transmissão sexual. O estudo randomizado de 1.700 casais foi realizado pela UNC-Chapel Hill e confirmou um estudo de 2011 que afirmou terapia antirretroviral poderia prevenir a transmissão do HIV, se for tomado de forma confiável. Os medicamentos suprimem o HIV e podem torná-lo praticamente inofensivo, incapaz de transmitir a um parceiro sexual.

A condição, porém, é que os pacientes devem seguir à risca ao tratamento, se a pessoa interrompe o tratamento por algum motivo, a carga viral volta a crescer.

Segundo o ministério da saúde, em 2015, havia 830.000 pessoas vivendo com HIV, 645 dessas pessoas estão em tratamento e 90% estão com carga viral indetectável.

“Se as pessoas estão tomando seus comprimidos de forma confiável e por algum tempo de tempo, a probabilidade de transmissão neste estudo é realmente zero”, disse Myron Cohen, chefe do Instituto de Saúde Global e Doenças Infecciosas na UNC para The News E Observador.  Ele disse ainda: nunca vimos um caso de transmissão do HIV em uma pessoa que está com a carga viral indetectável  por conta dos tratamentos antirretrovirais.

Cohen anunciou as descobertas na Conferência Internacional da Sociedade de AIDS em Vancouver.

Enquanto as notícias deste e do estudo de 2011 confirmam que as cargas virais de HIV podem ser suprimidas a um nível onde ele não pode ser transmitido, Cabe lembrar que a terapia antirretroviral não é uma vacina. No entanto, pode quebrar a cadeia de transmissão.

Além disso, os pesquisadores ainda não estavam claros quanto ao tempo que uma pessoa permanece contagiosa após iniciar o tratamento. Em quatro casos dos mais de 1.700 casais, em sua maioria heterossexuais, em nove países estudados de 2005 a 2010, um parceiro sexual foi infectado pouco depois do início do tratamento, mas os pesquisadores concluíram que o vírus ainda não havia sido suprimido.

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

1 comentário em “Estudo mostra zero transmissões de HIV de pessoas que são indetectáveis.

    Horus ( 17/05/2017 - 1:14 AM )

    Ótimo post Jeff, principalmente pra que tá descobrindo a sorologia por agora é ainda n sabe que é capaz de ficar indetectável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *