É possível pegar uma DST no beijo?

Embora seja muito raro contrair uma STD ao beijar, não é impossível.

Eu odeio ter que dizer isso, mas quando se trata de passar DSTs para outros parceiros, praticamente tudo é possível. Mas isso não significa que seja provável.

A verdade é que as DSTs podem ser transmitidas através de beijos, mas dificilmente por causa da saliva. Quando alguém tem uma ferida aberta ou corte na boca (às vezes até mesmo por escovar os dentes muito forte), torna-se mais propensos a trocar sangue – e o sangue é o principal culpado na transmissão de DST.

Enquanto obter um DST através de beijos é possível, é muito raro, então não precisa se preocupar tanto. Se você pensar nisso, a prevenção da transmissão de DST é bastante fácil, desde que você esteja ciente de como ele é espalhado.

Aqui estão algumas para lembrar:

HERPES:

De longe, o herpes é a DST mais comum que pode ser contraída através de beijos. É uma infecção viral que é transmitida de contato pele-a-pele ou devido a uma exposição dos tecidos da mucosa à infecção. Uma pessoa não precisa ter uma ferida necessariamente para que ela transmita também, e beijar alguém que tem uma ferida torna as chances ainda piores.

Enquanto herpes é relativamente fácil de tratar, pode ser bastante doloroso passar por ela. Muitas vezes, herpes oral pode resultar em bolhas irritantes ou feridas nos lábios e boca. Então, antes que você se incline para um beijo de boa noite, você pode querer inspecionar a região dos lábios apenas para ter certeza – ou melhor ainda, pergunte ao seu parceiro.

 

SÍFILIS:

Para que a sífilis troque de uma pessoa para outra durante o beijo, precisa haver uma ferida aberta ou cortada dentro da boca. O mesmo pode ser dito para todas as outras DSTs onde a exigência de sangue ou fluidos corporais é obrigatória.

Caso contrário, beijar é relativamente seguro.

Autor do Post Jeff

Eu sou o Jeff! Muito prazer! Sou soropositivo há 15 anos. Levou bastante tempo até eu aceitar essa minha nova condição e realidade, e depois de alguns percalços da vida eu levo uma vida boa e feliz! Criei esse blog para tentar te mostrar, que a vida é muito maior do que um mísero vírus e que não podemos fazer nossa vida girar em torno disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *