Perguntas Frequentes

O que é Carga Viral?

Carga viral é um exame que conta a quantidade de vírus presente em uma certa quantidade de sangue. Utilizando a quantidade de RNA viral presente em uma amostra de plasma sanguíneo pode ser feito uma estimativa para quantos existem no organismo e do impacto que eles terão na saúde do paciente. Os testes de carga viral mais comuns são para o HIV tipo 1, citomegalovírus, vírus da hepatite B e vírus da hepatite C.

O que é uma carga viral “indetectável”?

O teste à carga viral mede a quantidade de vírus presente numa gota de sangue. O resultado do teste dá uma boa noção sobre se a quantidade de vírus é alta ou baixa. Contudo, os testes não conseguem medir quantidades pequenas de vírus. Quando a quantidade de vírus é baixa, o resultado é de uma carga viral indetectável. Isto significa que a quantidade de vírus é tão pequena na amostra de sangue que o teste não conseguiu medir. Contudo, isso não significa que o vírus desapareceu por completo. Estará presente em outras partes do corpo, como por exemplo nos intestinos.

Quais os benefícios de uma carga viral indetectável?

  • Quando há uma pequena quantidade de HIV, este não conseguirá atacar ou enfraquecer o sistema imunológico, que é o sistema natural de defesa do organismo.
  • Se o sistema imunológico for forte, haverá menos probabilidade de infecções e de doenças.
  • Uma carga viral indetectável reduz, mas não impede (USE SEMPRE CAMISINHA) o risco de
    transmissão do HIV. Existe um estudo que diz que uma pessoa com HIV, mas com uma carga
    viral indetectável, tem 96% menos chance de transmitir o vírus para outras pessoas.

Quanto tempo leva para minha carga viral se tornar indetectável?

Infelizmente não há como precisar quanto tempo leva, pois depende de muitos fatores, para algumas pessoas leva alguns meses, outras demora um pouco mais, depende muito também da sua carga viral no início do tratamento. Quanto mais alta ela for, mais tempo vai levar para ela se tornar indetectável.

Se eu fizer um teste de HIV com a carga viral indetectável, vai aparecer no exame?

Sim, o exame anti HIV procura por anticorpos e não pelo vírus propriamente dito, independente da sua carga viral, se você é soropositivo ele sempre vai dar positivo.

O que eu preciso saber sobre Carga Viral?

Aqui estão alguma informações importantes que você precisa saber sobre Carga Viral:

  • Se o resultado de teste à carga viral é indetectável, há uma pequena quantidade de vírus no organismo.
  • O objetivo da terapia de anti-retroviral é o de atingir carga viral indetectável. Isto significa que o HIV está controlado.
  • Ter uma carga viral indetectável, NÃO significa que você está curado e não tem mais o vírus do HIV. Significa que a quantidade de vírus no seu sangue é muito baixa ao ponto de não ser detectada pelos métodos de contagem, mas o vírus permanece lá, por pouco que seja. E se você parar com a medicação esse número tende a subir novamente. Por isso, jamais interrompa a sua medicação sem o consentimento do seu médico, independente da sua carga viral.

O que é CD4?

CD4 são as células mais importantes do sistema imunológico. O nosso sistema imunológico tem o papel de nos proteger contra infecções e doenças. A contagem das células CD4 nos diz quantas células CD4 estão presentes numa gota de sangue. Quanto maior for o resultado dessa contagem, melhor.

Quais os valores de referência do exame de CD4?

Conforme o ministério da saúde, os valores de referência do exame de CD4 são:

Valores de referência para adultos:

Valor Absoluto Valor em %
CD3: 723 – 2737 cel/ul 56 – 86%
CD4: 404 – 1612 cel/ul 33 – 58%
CD8: 220 – 1129 cel/ul 13 – 39%

O que eu preciso saber sobre o CD4?

Aqui estão alguma informações importantes que você precisa saber sobre CD4.

  • Quando a contagem das células CD4 é baixa, a carga viral é normalmente alta. Esta situação não é boa.
  • Quando a contagem das células CD4 é alta, a carga viral é normalmente baixa. Esta situação é boa.
  • Atualmente, é recomendado que se inicie o tratamento, logo na descoberta do seu diagnóstico
    evitando assim que seu CD4 diminua.

Qual a diferença entre HIV e AIDS?

O HIV é o vírus que causa a AIDS e a AIDS, por sua vez, é quando o sistema imunológico perde a habilidade defender” o corpo por que ele está ocupado reproduzindo (gerando) mais vírus HIV. E com o corpo sem defesa, ele fica mais propenso à doenças oportunistas. Nesse caso diz-se que a pessoa tem AIDS.

Uma pessoa que tem HIV, com o tratamento (com antirretrovirais) e o acompanhamento adequado, pode nunca a chegar a desenvolver o quadro de AIDS.

Posso beber estando em tratamento?

O álcool não corta o efeito do medicamento. O que você deve fazer, é dar um tempo de mais ou menos três horas da hora que você toma o remédio até começar a beber, assim, o medicamento já ter sido absorvido pelo seu corpo.